O que é ruptura de estoque e suas consequências?
A ruptura de estoque é, basicamente, a falta de um determinado produto para a venda. Um dos grandes exemplos é quando você vai a um supermercado e não encontra o produto da marca desejada. Ou seja, houve uma ruptura de estoque.
Dessa forma, é fundamental que a empresa faça um excelente planejamento e controle de estoque para que isso não ocorra. Além disso, é importante levar em consideração diversos fatores internos e externos dentro do Supply Chain.
Para se ter uma noção melhor, confira abaixo alguns problemas que a ruptura de estoque pode trazer para a sua empresa.
- Redução nas vendas;
- Experiência do cliente muito ruim, já que ele não encontra o que procura;
- Desistência dos clientes e mudança para outra loja;
- Substituição de produtos e redução da margem de lucro;
- Diminuição no lucro.
Quais as causas da ruptura de estoque?
Em muitos setores, a ruptura de estoque é um problema frequente. Para que o seu negócio não sofra desse mal, confira algumas das causas dessa situação.
Falta de planejamento
A falta de planejamento ou erros no processo são grandes causadores da ruptura de estoque. É preciso planejar cada passo para que o produto não fique em falta.
Gestão de compras ruim
Outro problema é a má gestão nas compras, quando poucos ou nenhum produto é adquirido. Isso causa grandes problemas e, por isso, é tão importante que seja feita uma boa gestão nesse processo.
Falta de conhecimento do cliente
Conhecer seu público é fundamental. Por isso, não saber como ele se comporta e seu passo a passo para as compras pode acarretar isso. Já que, não ter a quantidade de produtos certa para o perfil do seu público, vai acarretar na falta de itens e, consequentemente, na ruptura de estoque.
Como evitar a ruptura de estoque
Agora que você sabe as causas e consequências da ruptura de estoque, fica mais fácil entender as formas de evitar essa situação. Confira algumas dicas para manter o seu armazenamento sempre completo.
- Boa gestão de estoque;
- Logística bem executada;
- Equipe treinada e qualificada para seguir o gerenciamento;
- Boa relação com fornecedores;
- Ferramentas para gestão do estoque;
- Produtos de alto giro;
- Estoque preparado para datas sazonais.
Como foi possível ver, a ruptura de estoque é um problema comum, mas que com cuidado e boa gestão, pode não ser uma dor de cabeça para você e seu time. Analise bem o nosso texto e pegue todas as dicas para não ter esse tipo de situação na sua empresa.