Ruptura de estoque: o que é e como evitar? Ruptura de estoque: o que é e como evitar?

A sua empresa pode estar com um problema muito grave, mas que você ainda não sabe: a ruptura de estoque. Essa falha prejudica muito, principalmente no setor de vendas, já que os clientes não conseguem efetuar a compra desejada. Para ajudar com essa situação, saiba o que é ruptura de estoque e como evitá-la.

O que é ruptura de estoque e suas consequências?

A ruptura de estoque é, basicamente, a falta de um determinado produto para a venda. Um dos grandes exemplos é quando você vai a um supermercado e não encontra o produto da marca desejada. Ou seja, houve uma ruptura de estoque.

Dessa forma, é fundamental que a empresa faça um excelente planejamento e controle de estoque para que isso não ocorra. Além disso, é importante levar em consideração diversos fatores internos e externos dentro do Supply Chain.

Para se ter uma noção melhor, confira abaixo alguns problemas que a ruptura de estoque pode trazer para a sua empresa.

  • Redução nas vendas;
  • Experiência do cliente muito ruim, já que ele não encontra o que procura;
  • Desistência dos clientes e mudança para outra loja;
  • Substituição de produtos e redução da margem de lucro;
  • Diminuição no lucro.

Quais as causas da ruptura de estoque?

Em muitos setores, a ruptura de estoque é um problema frequente. Para que o seu negócio não sofra desse mal, confira algumas das causas dessa situação.

Falta de planejamento

A falta de planejamento ou erros no processo são grandes causadores da ruptura de estoque. É preciso planejar cada passo para que o produto não fique em falta.

Gestão de compras ruim

Outro problema é a má gestão nas compras, quando poucos ou nenhum produto é adquirido. Isso causa grandes problemas e, por isso, é tão importante que seja feita uma boa gestão nesse processo.

Falta de conhecimento do cliente

Conhecer seu público é fundamental. Por isso, não saber como ele se comporta e seu passo a passo para as compras pode acarretar isso. Já que, não ter a quantidade de produtos certa para o perfil do seu público, vai acarretar na falta de itens e, consequentemente, na ruptura de estoque.

Como evitar a ruptura de estoque

Agora que você sabe as causas e consequências da ruptura de estoque, fica mais fácil entender as formas de evitar essa situação. Confira algumas dicas para manter o seu armazenamento sempre completo.

  • Boa gestão de estoque;
  • Logística bem executada;
  • Equipe treinada e qualificada para seguir o gerenciamento;
  • Boa relação com fornecedores;
  • Ferramentas para gestão do estoque;
  • Produtos de alto giro;
  • Estoque preparado para datas sazonais.

Como foi possível ver, a ruptura de estoque é um problema comum, mas que com cuidado e boa gestão, pode não ser uma dor de cabeça para você e seu time. Analise bem o nosso texto e pegue todas as dicas para não ter esse tipo de situação na sua empresa.

A MARCA REGISTRADA GERA LUCRO À SUA EMPRESA!

A marca registrada é adicionada na contagem da mensuração do valor da empresa, aumentando o valor percebido perante investidores e valor final das ações, aplicações e vendas.

Fale com nossos especialistas
Register Logos

Nossas Redes Sociais

Nossos embaixadores de marca

Next

Mais de 50 mil seguidores no Instagram!

Ruptura de estoque: o que é e como evitar?

Ruptura de estoque: o que é e como evitar? Ruptura de estoque: o que é e como evitar?

A sua empresa pode estar com um problema muito grave, mas que você ainda não sabe: a ruptura de estoque. Essa falha prejudica muito, principalmente no setor de vendas, já que os clientes não conseguem efetuar a compra desejada. Para ajudar com essa situação, saiba o que é ruptura de estoque e como evitá-la.

O que é ruptura de estoque e suas consequências?

A ruptura de estoque é, basicamente, a falta de um determinado produto para a venda. Um dos grandes exemplos é quando você vai a um supermercado e não encontra o produto da marca desejada. Ou seja, houve uma ruptura de estoque.

Dessa forma, é fundamental que a empresa faça um excelente planejamento e controle de estoque para que isso não ocorra. Além disso, é importante levar em consideração diversos fatores internos e externos dentro do Supply Chain.

Para se ter uma noção melhor, confira abaixo alguns problemas que a ruptura de estoque pode trazer para a sua empresa.

  • Redução nas vendas;
  • Experiência do cliente muito ruim, já que ele não encontra o que procura;
  • Desistência dos clientes e mudança para outra loja;
  • Substituição de produtos e redução da margem de lucro;
  • Diminuição no lucro.

Quais as causas da ruptura de estoque?

Em muitos setores, a ruptura de estoque é um problema frequente. Para que o seu negócio não sofra desse mal, confira algumas das causas dessa situação.

Falta de planejamento

A falta de planejamento ou erros no processo são grandes causadores da ruptura de estoque. É preciso planejar cada passo para que o produto não fique em falta.

Gestão de compras ruim

Outro problema é a má gestão nas compras, quando poucos ou nenhum produto é adquirido. Isso causa grandes problemas e, por isso, é tão importante que seja feita uma boa gestão nesse processo.

Falta de conhecimento do cliente

Conhecer seu público é fundamental. Por isso, não saber como ele se comporta e seu passo a passo para as compras pode acarretar isso. Já que, não ter a quantidade de produtos certa para o perfil do seu público, vai acarretar na falta de itens e, consequentemente, na ruptura de estoque.

Como evitar a ruptura de estoque

Agora que você sabe as causas e consequências da ruptura de estoque, fica mais fácil entender as formas de evitar essa situação. Confira algumas dicas para manter o seu armazenamento sempre completo.

  • Boa gestão de estoque;
  • Logística bem executada;
  • Equipe treinada e qualificada para seguir o gerenciamento;
  • Boa relação com fornecedores;
  • Ferramentas para gestão do estoque;
  • Produtos de alto giro;
  • Estoque preparado para datas sazonais.

Como foi possível ver, a ruptura de estoque é um problema comum, mas que com cuidado e boa gestão, pode não ser uma dor de cabeça para você e seu time. Analise bem o nosso texto e pegue todas as dicas para não ter esse tipo de situação na sua empresa.

Register Logos

A MARCA REGISTRADA GERA LUCRO À SUA EMPRESA!

A marca registrada é adicionada na contagem da mensuração do valor da empresa, aumentando o valor percebido perante investidores e valor final das ações, aplicações e vendas.

Fale com nossos especialistas

Nossos embaixadores de marca

Next

Mais de 50 mil seguidores no Instagram!