O que é margem de lucro? O que é margem de lucro?

Para ter um negócio que cresça financeiramente é preciso que a lucratividade da sua empresa seja boa. Uma das principais formas de saber se a sua companhia está se desenvolvendo da forma correta é por meio da margem de lucro. Saiba o que é isso, como fazer o cálculo e a importância para o crescimento do seu negócio.

Margem de lucro: o que é?

Basicamente, a margem de lucro é o valor que você ganha em cima da comercialização de um produto ou serviço. Esse índice expressa quão bem a sua empresa está caminhando, com base no valor que consegue a cada transação. Além disso, ela norteia vários pontos, como o seu capital de giro e até mesmo os seus planejamentos para expandir o negócio.

 A margem de lucro é expressa por uma porcentagem, que vai ajudar ainda mais no entendimento dos valores. Dessa forma, um percentual alto significa que você gera muito lucro para a receita geral da empresa. Agora, um valor baixo aponta que os custos de produção podem ser altos demais, reduzindo o seu faturamento.

Vale ressaltar que a margem de lucro é o que define a sua força financeira, muito mais do que o faturamento. Se uma empresa fatura muito, mas possui uma margem de lucro pequena, o seu lucro é baixo ao final das contas. Enquanto que alguém que possui um faturamento menor, com menos gastos, vai conseguir uma margem alta e, consequentemente, terá um bom crescimento.

Para entender melhor essa situação, confira os três pilares que envolvem a margem de lucro.

Custo

O custo calcula os valores relacionados à produção, fabricação ou criação dos seus produtos ou serviços. Além disso, também é preciso incluir as contas recorrentes, como água, luz, telefone, e também os impostos. Quanto menores os custos, maior será a sua margem de lucro.

Precificação

A precificação está diretamente ligada à margem de lucro. Definir o preço é fundamental, pois leva em conta todos os seus custos, para encontrar o valor ideal para a comercialização. E é essa precificação correta que vai definir a sua margem de lucro por cada transação.

Lucro

 E claro que não poderia faltar o lucro, que, nada mais é, do que o seu ganho financeiro após cada venda de produtos ou serviços. Ou seja, é o valor que sobra após você subtrair o seu faturamento total pelos custos daquele período.

Como calcular a margem de lucro?

Sabendo mais sobre os três conceitos que envolvem a margem de lucro, você já tem tudo o que precisa para calcular esses valores. Para calcular a margem de lucro, você precisa dividir o lucro bruto pelas receitas totais.

Confira abaixo a nossa explicação, com valores fictícios para ajudar no entendimento.

  • Receita total: R$ 1.000
  • Custos: R$ 500
  • Lucro: R$ 1.000 - R$ 500 = R$ 500
  • Margem de lucro: R$ 500/R$ 1.000 = 0.5 x 100 = 50%

Por meio desse cálculo, percebemos que a margem de lucro é 50%. Ou seja, a cada produto ou serviço que você vende, lucra 50% sobre ele.

A diferença entre lucro e a margem de lucro

Os dois termos são constantemente confundidos, já que, realmente, possuem nomes parecidos, mas as aplicações são bem diferentes. Acima, mostramos como fazer os cálculos e isso já pode ajudar muito na diferenciação. Só que para facilitar ainda mais, confira as definições abaixo.

  • Lucro: é o valor que resulta após diminuir o faturamento pelos custos;
  • Margem de lucro: o valor percentual que você ganha sobre a venda de produto ou serviço.

Confira as diferenças entre regime de caixa e regime de competência

Como saber se a sua margem de lucro é boa?

Essa resposta vai depender de muitos fatores, pois cada caso é um caso. Afinal, há regiões, públicos e, claro, setores completamente diferentes. Por isso, é importante avaliar todos esses fatores e como seu negócio está representado em cada um deles.

Um bom exemplo é com duas empresas de relógios. Uma com produtos populares e outra com os de alto padrão. A popular vai vender muito mais relógios, mas não necessariamente terá a maior margem de lucro, já que pode ter um custo mais alto. Enquanto que a com produtos “de marca”, tem valores elevados e pode ter gastos menores.

Apesar de não existir um padrão correto, muitos especialistas em negócios acabam delimitando um valor. Confira abaixo:

  • Comércio:entre 15% a 20%;
  • Indústria: entre 8% a 12%;
  • Serviços: entre 20% a 30%.

Mas sempre vale a pena ressaltar, esses valores estão entre os recomendados, só que tudo vai depender da sua empresa. Por isso, faça as contas da forma correta, se preciso, contrate um contador para que ele encontre a sua margem de lucro ideal e você consiga fazer a sua empresa prosperar financeiramente.

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A marca registrada é adicionada na contagem da mensuração do valor da empresa, aumentando o valor percebido perante investidores e valor final das ações, aplicações e vendas.

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O que é margem de lucro?

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Para ter um negócio que cresça financeiramente é preciso que a lucratividade da sua empresa seja boa. Uma das principais formas de saber se a sua companhia está se desenvolvendo da forma correta é por meio da margem de lucro. Saiba o que é isso, como fazer o cálculo e a importância para o crescimento do seu negócio.

Margem de lucro: o que é?

Basicamente, a margem de lucro é o valor que você ganha em cima da comercialização de um produto ou serviço. Esse índice expressa quão bem a sua empresa está caminhando, com base no valor que consegue a cada transação. Além disso, ela norteia vários pontos, como o seu capital de giro e até mesmo os seus planejamentos para expandir o negócio.

 A margem de lucro é expressa por uma porcentagem, que vai ajudar ainda mais no entendimento dos valores. Dessa forma, um percentual alto significa que você gera muito lucro para a receita geral da empresa. Agora, um valor baixo aponta que os custos de produção podem ser altos demais, reduzindo o seu faturamento.

Vale ressaltar que a margem de lucro é o que define a sua força financeira, muito mais do que o faturamento. Se uma empresa fatura muito, mas possui uma margem de lucro pequena, o seu lucro é baixo ao final das contas. Enquanto que alguém que possui um faturamento menor, com menos gastos, vai conseguir uma margem alta e, consequentemente, terá um bom crescimento.

Para entender melhor essa situação, confira os três pilares que envolvem a margem de lucro.

Custo

O custo calcula os valores relacionados à produção, fabricação ou criação dos seus produtos ou serviços. Além disso, também é preciso incluir as contas recorrentes, como água, luz, telefone, e também os impostos. Quanto menores os custos, maior será a sua margem de lucro.

Precificação

A precificação está diretamente ligada à margem de lucro. Definir o preço é fundamental, pois leva em conta todos os seus custos, para encontrar o valor ideal para a comercialização. E é essa precificação correta que vai definir a sua margem de lucro por cada transação.

Lucro

 E claro que não poderia faltar o lucro, que, nada mais é, do que o seu ganho financeiro após cada venda de produtos ou serviços. Ou seja, é o valor que sobra após você subtrair o seu faturamento total pelos custos daquele período.

Como calcular a margem de lucro?

Sabendo mais sobre os três conceitos que envolvem a margem de lucro, você já tem tudo o que precisa para calcular esses valores. Para calcular a margem de lucro, você precisa dividir o lucro bruto pelas receitas totais.

Confira abaixo a nossa explicação, com valores fictícios para ajudar no entendimento.

  • Receita total: R$ 1.000
  • Custos: R$ 500
  • Lucro: R$ 1.000 - R$ 500 = R$ 500
  • Margem de lucro: R$ 500/R$ 1.000 = 0.5 x 100 = 50%

Por meio desse cálculo, percebemos que a margem de lucro é 50%. Ou seja, a cada produto ou serviço que você vende, lucra 50% sobre ele.

A diferença entre lucro e a margem de lucro

Os dois termos são constantemente confundidos, já que, realmente, possuem nomes parecidos, mas as aplicações são bem diferentes. Acima, mostramos como fazer os cálculos e isso já pode ajudar muito na diferenciação. Só que para facilitar ainda mais, confira as definições abaixo.

  • Lucro: é o valor que resulta após diminuir o faturamento pelos custos;
  • Margem de lucro: o valor percentual que você ganha sobre a venda de produto ou serviço.

Confira as diferenças entre regime de caixa e regime de competência

Como saber se a sua margem de lucro é boa?

Essa resposta vai depender de muitos fatores, pois cada caso é um caso. Afinal, há regiões, públicos e, claro, setores completamente diferentes. Por isso, é importante avaliar todos esses fatores e como seu negócio está representado em cada um deles.

Um bom exemplo é com duas empresas de relógios. Uma com produtos populares e outra com os de alto padrão. A popular vai vender muito mais relógios, mas não necessariamente terá a maior margem de lucro, já que pode ter um custo mais alto. Enquanto que a com produtos “de marca”, tem valores elevados e pode ter gastos menores.

Apesar de não existir um padrão correto, muitos especialistas em negócios acabam delimitando um valor. Confira abaixo:

  • Comércio:entre 15% a 20%;
  • Indústria: entre 8% a 12%;
  • Serviços: entre 20% a 30%.

Mas sempre vale a pena ressaltar, esses valores estão entre os recomendados, só que tudo vai depender da sua empresa. Por isso, faça as contas da forma correta, se preciso, contrate um contador para que ele encontre a sua margem de lucro ideal e você consiga fazer a sua empresa prosperar financeiramente.

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