Ferramentas de planejamento estratégico Ferramentas de planejamento estratégico

Seja uma empresa grande, média ou pequena, desenvolver um bom planejamento é fundamental para se obter sucesso. Apesar de muitas pessoas pensarem que realizar esse tipo de organização é complicado, confira algumas ferramentas de planejamento estratégico que vão auxiliar nesse trabalho e garantir que o resultado seja o melhor possível.

Qual a importância de fazer um planejamento estratégico? 

Sem dúvida alguma, o planejamento estratégico é uma das etapas mais importantes dentro de uma empresa, já que ele traz uma visão geral e completa da companhia. Isso auxilia na tomada de decisão para evitar erros e garantir melhores resultados nas operações.

É importante destacar que, além de um bom plano elaborado, é preciso que os colaboradores tomem consciência do que precisa ser feito para que a execução seja a ideal. Dessa forma, é válido, após a conclusão do planejamento, sentar com lideranças para traçar as demais ações.

Confira a diferença entre planejamento estratégico, tático e operacional.

O que deve ter um plano estratégico?

Apesar de um procedimento padrão, e essencial, muitas empresas nunca fizeram um planejamento estratégico. Se você também não possui tanta experiência, confira o que é preciso conter nessa organização. Dessa forma, você já tem uma boa base de como montar o seu.

  • Estudo de mercado;
  • Público-alvo;
  • Missão, visão e valores;
  • Análise SWOT da marca;
  • Objetivos macros da empresa;
  • Estratégias para alcançar esses objetivos;
  • Planos de ação;
  • Indicadores para medir os resultados (KPI's).

Os benefícios de um planejamento estratégico

Criar um planejamento estratégico traz diversos benefícios para a sua empresa. Confira alguns deles: 

Ajuda na comunicação

Com um planejamento bem montado, todos os colaboradores ficam alinhados, sabendo o que é preciso fazer, já que as estratégias já foram definidas de forma clara e objetiva. Assim, todos sabem atuar da maneira correta para atingir os resultados estipulados.

Planejamento de investimentos

É possível prever os investimentos a serem feitos ao longo do ano, já que tudo já foi mapeado e organizado. Além disso, evita que você tome alguma atitude por impulso e que pode acabar sendo prejudicial para o seu negócio.

Protege contra as mudanças do mercado

Com mudanças cada vez mais comuns no mercado, a sua empresa precisa estar atenta ao que pode ocorrer. Fazendo um planejamento estratégico, é possível criar cenários futuros e possíveis soluções para os imprevistos.

Auxilia na tomada de decisão

Ao obter dados e informações do mercado, você consegue embasar as suas decisões. Isso evita movimentos errados e facilita na atuação de forma mais assertiva. E, caso ocorram erros, o planejamento contribui para que os danos sejam menores.

Torna-se uma vantagem competitiva

É muito comum que as empresas iniciem suas operações sem qualquer planejamento. Dessa forma, as empresas que se planejam conseguem sair na frente, já que estão bem mais preparadas para qualquer eventualidade.

Como montar um planejamento estratégico?

Uma boa forma de estruturar o da sua empresa é organizar as informações que demos ao longo do texto, como entender o contexto da companhia, o mercado, analisar a parte financeira etc.

Mas dentro de toda essa análise, é muito importante inserir o maior número de colaboradores para auxiliar nesse diagnóstico. Com tudo bem organizado, é só partir para a estratégia e ação. Para auxiliar nesse trabalho, confira uma lista com algumas ferramentas.

Ferramentas para montar um planejamento estratégico

Análise SWOT

Esse modelo consiste em uma análise, de preferência bem aprofundada e com detalhes, do ambiente interno e externo que envolve a empresa. A sigla a sigla é um termo em inglês, que se refere a um conjunto de quatro palavras: Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, que podemos traduzir, respectivamente, como: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.

Confira o nosso texto completo sobre a análise SWOT.

Matriz BCG

Essa metodologia é usada para a análise de carteiras de produtos e serviços de uma empresa e de unidades de negócios de grandes companhias. Essa sigla surgiu por causa da empresa Boston Consulting Group, que criou esse modelo.

Com a BCG, você consegue determinar as ações que devem ser tomadas em relação a cada um dos produtos, conforme os resultados. As decisões se enquadram em quatros fatores:

  • Construir: aumentar a participação de mercado;
  • Manter: continuar com a participação no mercado;
  • Colher: conseguir o máximo do negócio e aos poucos descontinuá-lo;
  • Abandonar: vender ou encerrar o negócio.

Missão, visão e valores

Esse conjunto é usado por praticamente todas as empresas, já que são uma forma de mostrar o posicionamento da companhia em diversos aspectos. O conceito dessa ferramenta funciona de acordo com essa lógica:

  • missão: o propósito da empresa;
  • visão: o objetivo da expansão da empresa em um determinado período de tempo;
  • valores: os ideais, posicionamento, atitudes e crenças da empresa perante o mercado, funcionários e a sociedade.

Forças de Porter

O objetivo principal das Forças de Porter é avaliar a concorrência. Essa ferramenta funciona pela análise de fatores denominados como forças competitivas, para analisar os seus concorrentes e gerar informações relevantes para direcionar estratégias, da seguinte forma:

  • Ameaça de substituição: é a probabilidade de seus clientes acharem substitutos para a sua empresa, de forma direta ou indireta;
  • Ameaça de nova entrada: são as novas empresas que podem ocupar uma determinada fatia de mercado e ameaçar a sua posição no mercado;
  • Poder de negociação do cliente: destaca o poder de negociação dos seus consumidores e clientes;
  • Poder do fornecedor: mede quando os fornecedores aumentam os preços e prazos, a relevância deles dentro do mercado e a alternativa a melhores condições e qualidade;
  • Rivalidade competitiva: um estudo completo sobre os seus concorrentes, sejam diretos ou indiretos.

BSC

A Balanced Scorecard é uma metodologia que surgiu para mostrar que um negócio não precisa focar unicamente nos fatores financeiros para obter sucesso. Além disso, a BSC ajuda na definição de estratégias e planos de forma mais abrangente.

A BSC é composta da seguinte maneira:

  • 4 perspectivas fixas: financeira, de clientes, de aprendizado e processos internos;
  • Objetivos estratégicos para cada perspectiva: objetivos do planejamento estratégico, que são definidos por meio de uma análise de cenário e de visão de futuro;
  • Indicadores chave de desempenho: os KPI’s são usados para medir como está o andamento de cada objetivo;
  • Planos de ação: esse planejamento é estabelecido para garantir o alcance dos objetivos da empresa;
  • Mapa estratégico: esse mapa é uma representação visual de toda a estrutura e suas relações, que foram criadas para facilitar a organização e a gestão do planejamento.

Análise Pestel

A análise de Pestel leva em consideração as mudanças políticas, socioeconômicas, tecnológicas e culturais que influenciam a empresa para ajudar na tomada de decisão. Por falar nisso, Pestel é um acrônimo, em inglês, para Political, Economic, Socio-Cultural, Technological, Environmental and Legal, que destacam os pontos apresentados no começo do tópico.

Canvas

O Canvas Modelo de Negócio é uma das ferramentas de planejamento estratégico que permite esboçar e desenvolver modelos de novos negócios ou aqueles que já existem. Essa ferramenta ajuda muito na solução dessas dúvidas comuns no dia a dia das empresas, principalmente no desenvolvimento de um novo projeto.

Um dos diferenciais do Canvas é que essa ferramenta de planejamento estratégico é uma das mais simples de usar. Dentro desse programa, há um mapa visual pré-formatado com os seguintes tópicos:

  • Proposta de valor
  • Segmento de clientes
  • Canais
  • Relacionamento com clientes
  • Atividade-chave
  • Recursos principais
  • Parcerias principais
  • Fontes de receita
  • Estrutura de custos

Mapa da Empatia

Essa ferramenta ajuda a compreender o seu público e o perfil desse seu cliente, ao entender os sentimentos dele, como:

  • O que deseja;
  • Quais suas dores;
  • Como se comporta.

Usando o mapa da empatia, é possível ver situações de perspectivas diferentes e ajuda a entender os motivos pelos quais os seus clientes agem de determinada forma. Normalmente, seis perguntas são usadas:

Ela permite ver situações sobre perspectivas diferentes e ajuda a entender as razões pelas quais os indivíduos agem, evitando embates desnecessários. Deve ser dividido com seis perguntas sobre o seu cliente:

  • O que pensa e sente?
  • O que escuta?
  • O que fala e faz?
  • O que vê?
  • Quais são as dores dele?
  • Quais são seus ganhos?

OKR

Essa é a sigla para Objectives and Key Results, termo em inglês que significa Objetivos e Resultados-Chave. Essa ferramenta desenvolve metas coletivas e individuais, que vão culminar em um objetivo maior. Além disso, esse método facilita muito a gestão de cada equipe, já que são feitas mensurações periódicas em cada uma das metas.

Essas ferramentas de planejamento estratégico são excelentes para auxiliar o seu trabalho e contribuir com o crescimento da sua empresa. Ressaltando que a sua análise precisa ser profunda e detalhada para que o seu plano seja muito bem estruturado com o suporte de alguma dessas ferramentas.

Registro de marca

Com o uso dessas ferramentas, vai ser muito mais fácil desenvolver o seu planejamento estratégico. E dentro de toda essa organização, é fundamental que você envolva o registro de marca.

registro de marca é um processo feito junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e evita que a sua marca seja usada de forma ilegal por terceiros, dando mais segurança ao seu negócio. Além disso, garante o uso exclusivo do nome e da identidade visual do seu negócio pelo período de 10 anos, fortalecendo a sua marca no mercado.

Para lidar com os detalhes do processo do INPI, é muito importante contar com os serviços de uma empresa especializada nesse serviço. A Move On gerencia e cuida de todo o processo do registro de marca de uma maneira ágil e eficiente, cuidando de todas as etapas de forma digital. Entre em contato com a nossa equipe e saiba tudo o que é preciso para registrar sua marca.

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A marca registrada é adicionada na contagem da mensuração do valor da empresa, aumentando o valor percebido perante investidores e valor final das ações, aplicações e vendas.

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Ferramentas de planejamento estratégico

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Seja uma empresa grande, média ou pequena, desenvolver um bom planejamento é fundamental para se obter sucesso. Apesar de muitas pessoas pensarem que realizar esse tipo de organização é complicado, confira algumas ferramentas de planejamento estratégico que vão auxiliar nesse trabalho e garantir que o resultado seja o melhor possível.

Qual a importância de fazer um planejamento estratégico? 

Sem dúvida alguma, o planejamento estratégico é uma das etapas mais importantes dentro de uma empresa, já que ele traz uma visão geral e completa da companhia. Isso auxilia na tomada de decisão para evitar erros e garantir melhores resultados nas operações.

É importante destacar que, além de um bom plano elaborado, é preciso que os colaboradores tomem consciência do que precisa ser feito para que a execução seja a ideal. Dessa forma, é válido, após a conclusão do planejamento, sentar com lideranças para traçar as demais ações.

Confira a diferença entre planejamento estratégico, tático e operacional.

O que deve ter um plano estratégico?

Apesar de um procedimento padrão, e essencial, muitas empresas nunca fizeram um planejamento estratégico. Se você também não possui tanta experiência, confira o que é preciso conter nessa organização. Dessa forma, você já tem uma boa base de como montar o seu.

  • Estudo de mercado;
  • Público-alvo;
  • Missão, visão e valores;
  • Análise SWOT da marca;
  • Objetivos macros da empresa;
  • Estratégias para alcançar esses objetivos;
  • Planos de ação;
  • Indicadores para medir os resultados (KPI's).

Os benefícios de um planejamento estratégico

Criar um planejamento estratégico traz diversos benefícios para a sua empresa. Confira alguns deles: 

Ajuda na comunicação

Com um planejamento bem montado, todos os colaboradores ficam alinhados, sabendo o que é preciso fazer, já que as estratégias já foram definidas de forma clara e objetiva. Assim, todos sabem atuar da maneira correta para atingir os resultados estipulados.

Planejamento de investimentos

É possível prever os investimentos a serem feitos ao longo do ano, já que tudo já foi mapeado e organizado. Além disso, evita que você tome alguma atitude por impulso e que pode acabar sendo prejudicial para o seu negócio.

Protege contra as mudanças do mercado

Com mudanças cada vez mais comuns no mercado, a sua empresa precisa estar atenta ao que pode ocorrer. Fazendo um planejamento estratégico, é possível criar cenários futuros e possíveis soluções para os imprevistos.

Auxilia na tomada de decisão

Ao obter dados e informações do mercado, você consegue embasar as suas decisões. Isso evita movimentos errados e facilita na atuação de forma mais assertiva. E, caso ocorram erros, o planejamento contribui para que os danos sejam menores.

Torna-se uma vantagem competitiva

É muito comum que as empresas iniciem suas operações sem qualquer planejamento. Dessa forma, as empresas que se planejam conseguem sair na frente, já que estão bem mais preparadas para qualquer eventualidade.

Como montar um planejamento estratégico?

Uma boa forma de estruturar o da sua empresa é organizar as informações que demos ao longo do texto, como entender o contexto da companhia, o mercado, analisar a parte financeira etc.

Mas dentro de toda essa análise, é muito importante inserir o maior número de colaboradores para auxiliar nesse diagnóstico. Com tudo bem organizado, é só partir para a estratégia e ação. Para auxiliar nesse trabalho, confira uma lista com algumas ferramentas.

Ferramentas para montar um planejamento estratégico

Análise SWOT

Esse modelo consiste em uma análise, de preferência bem aprofundada e com detalhes, do ambiente interno e externo que envolve a empresa. A sigla a sigla é um termo em inglês, que se refere a um conjunto de quatro palavras: Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, que podemos traduzir, respectivamente, como: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.

Confira o nosso texto completo sobre a análise SWOT.

Matriz BCG

Essa metodologia é usada para a análise de carteiras de produtos e serviços de uma empresa e de unidades de negócios de grandes companhias. Essa sigla surgiu por causa da empresa Boston Consulting Group, que criou esse modelo.

Com a BCG, você consegue determinar as ações que devem ser tomadas em relação a cada um dos produtos, conforme os resultados. As decisões se enquadram em quatros fatores:

  • Construir: aumentar a participação de mercado;
  • Manter: continuar com a participação no mercado;
  • Colher: conseguir o máximo do negócio e aos poucos descontinuá-lo;
  • Abandonar: vender ou encerrar o negócio.

Missão, visão e valores

Esse conjunto é usado por praticamente todas as empresas, já que são uma forma de mostrar o posicionamento da companhia em diversos aspectos. O conceito dessa ferramenta funciona de acordo com essa lógica:

  • missão: o propósito da empresa;
  • visão: o objetivo da expansão da empresa em um determinado período de tempo;
  • valores: os ideais, posicionamento, atitudes e crenças da empresa perante o mercado, funcionários e a sociedade.

Forças de Porter

O objetivo principal das Forças de Porter é avaliar a concorrência. Essa ferramenta funciona pela análise de fatores denominados como forças competitivas, para analisar os seus concorrentes e gerar informações relevantes para direcionar estratégias, da seguinte forma:

  • Ameaça de substituição: é a probabilidade de seus clientes acharem substitutos para a sua empresa, de forma direta ou indireta;
  • Ameaça de nova entrada: são as novas empresas que podem ocupar uma determinada fatia de mercado e ameaçar a sua posição no mercado;
  • Poder de negociação do cliente: destaca o poder de negociação dos seus consumidores e clientes;
  • Poder do fornecedor: mede quando os fornecedores aumentam os preços e prazos, a relevância deles dentro do mercado e a alternativa a melhores condições e qualidade;
  • Rivalidade competitiva: um estudo completo sobre os seus concorrentes, sejam diretos ou indiretos.

BSC

A Balanced Scorecard é uma metodologia que surgiu para mostrar que um negócio não precisa focar unicamente nos fatores financeiros para obter sucesso. Além disso, a BSC ajuda na definição de estratégias e planos de forma mais abrangente.

A BSC é composta da seguinte maneira:

  • 4 perspectivas fixas: financeira, de clientes, de aprendizado e processos internos;
  • Objetivos estratégicos para cada perspectiva: objetivos do planejamento estratégico, que são definidos por meio de uma análise de cenário e de visão de futuro;
  • Indicadores chave de desempenho: os KPI’s são usados para medir como está o andamento de cada objetivo;
  • Planos de ação: esse planejamento é estabelecido para garantir o alcance dos objetivos da empresa;
  • Mapa estratégico: esse mapa é uma representação visual de toda a estrutura e suas relações, que foram criadas para facilitar a organização e a gestão do planejamento.

Análise Pestel

A análise de Pestel leva em consideração as mudanças políticas, socioeconômicas, tecnológicas e culturais que influenciam a empresa para ajudar na tomada de decisão. Por falar nisso, Pestel é um acrônimo, em inglês, para Political, Economic, Socio-Cultural, Technological, Environmental and Legal, que destacam os pontos apresentados no começo do tópico.

Canvas

O Canvas Modelo de Negócio é uma das ferramentas de planejamento estratégico que permite esboçar e desenvolver modelos de novos negócios ou aqueles que já existem. Essa ferramenta ajuda muito na solução dessas dúvidas comuns no dia a dia das empresas, principalmente no desenvolvimento de um novo projeto.

Um dos diferenciais do Canvas é que essa ferramenta de planejamento estratégico é uma das mais simples de usar. Dentro desse programa, há um mapa visual pré-formatado com os seguintes tópicos:

  • Proposta de valor
  • Segmento de clientes
  • Canais
  • Relacionamento com clientes
  • Atividade-chave
  • Recursos principais
  • Parcerias principais
  • Fontes de receita
  • Estrutura de custos

Mapa da Empatia

Essa ferramenta ajuda a compreender o seu público e o perfil desse seu cliente, ao entender os sentimentos dele, como:

  • O que deseja;
  • Quais suas dores;
  • Como se comporta.

Usando o mapa da empatia, é possível ver situações de perspectivas diferentes e ajuda a entender os motivos pelos quais os seus clientes agem de determinada forma. Normalmente, seis perguntas são usadas:

Ela permite ver situações sobre perspectivas diferentes e ajuda a entender as razões pelas quais os indivíduos agem, evitando embates desnecessários. Deve ser dividido com seis perguntas sobre o seu cliente:

  • O que pensa e sente?
  • O que escuta?
  • O que fala e faz?
  • O que vê?
  • Quais são as dores dele?
  • Quais são seus ganhos?

OKR

Essa é a sigla para Objectives and Key Results, termo em inglês que significa Objetivos e Resultados-Chave. Essa ferramenta desenvolve metas coletivas e individuais, que vão culminar em um objetivo maior. Além disso, esse método facilita muito a gestão de cada equipe, já que são feitas mensurações periódicas em cada uma das metas.

Essas ferramentas de planejamento estratégico são excelentes para auxiliar o seu trabalho e contribuir com o crescimento da sua empresa. Ressaltando que a sua análise precisa ser profunda e detalhada para que o seu plano seja muito bem estruturado com o suporte de alguma dessas ferramentas.

Registro de marca

Com o uso dessas ferramentas, vai ser muito mais fácil desenvolver o seu planejamento estratégico. E dentro de toda essa organização, é fundamental que você envolva o registro de marca.

registro de marca é um processo feito junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e evita que a sua marca seja usada de forma ilegal por terceiros, dando mais segurança ao seu negócio. Além disso, garante o uso exclusivo do nome e da identidade visual do seu negócio pelo período de 10 anos, fortalecendo a sua marca no mercado.

Para lidar com os detalhes do processo do INPI, é muito importante contar com os serviços de uma empresa especializada nesse serviço. A Move On gerencia e cuida de todo o processo do registro de marca de uma maneira ágil e eficiente, cuidando de todas as etapas de forma digital. Entre em contato com a nossa equipe e saiba tudo o que é preciso para registrar sua marca.

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A MARCA REGISTRADA GERA LUCRO À SUA EMPRESA!

A marca registrada é adicionada na contagem da mensuração do valor da empresa, aumentando o valor percebido perante investidores e valor final das ações, aplicações e vendas.

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