Uma das ferramentas de marketing mais populares é a análise SWOT, ou FOFA. Esse tipo de estratégia é realizado com uma avaliação de diversos cenários e fatores, antes de iniciar um projeto ou abrir uma empresa. Conheça um pouco mais sobre essa técnica e como ela pode contribuir com o seu negócio.
Análise SWOT, ou FOFA, é uma ferramenta de planejamento estratégico muito usada na gestão e desenvolvimento de projetos. Afinal, esse estudo gera um diagnóstico completo sobre a situação da sua empresa e de tudo o que está no entorno. Usando bem essas informações, é possível reduzir os riscos e aproveitar bem as oportunidades.
Falando um pouco mais sobre esse método, muitos especialistas acreditam que ele tenha sido criado na década de 1960, por Albert S. Humphrey, consultor de empresas, que integrou um projeto do instituto de pesquisa de Stanford que foi financiado pelas maiores empresas da época.
Passados anos de sua criação, a SWOT foi reformulada e, atualmente, é uma das melhores formas para desenvolver os mais diversos tipos de planejamento.
A SWOT é uma sigla em inglês, que une as palavras: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Trazendo para o bom português, muitas pessoas a chamam de análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças).
As forças e as fraquezas se referem à análise interna da empresa, ou seja, devem ser destacados pontos positivos e negativos da companhia. É importante destacar que esses fatores, normalmente, estão sob controle da empresa e podem ser ajustados por ela.
Nesse caso, para analisar as ameaças e oportunidades, é preciso avaliar o ambiente externo. Dessa forma, engloba-se uma pesquisa de mercado, concorrentes e até o macroambiente sócio-político.
A união desses quatro fatores forma uma matriz 2×2, conhecida como SWOT, que divide os quatro pontos de análise entre fatores internos e externos; e positivos e negativos.
Como falamos no tópico anterior, a matriz SWOT é composta pelos fatores internos e externos da empresa: Forças (Strengths); Fraquezas (Weaknesses); Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).
Para explicar melhor, vamos nos aprofundar um pouco mais sobre cada um dos tópicos.
O ambiente interno envolve tudo o que está sob o controle da empresa, como a tecnologia, ações de marketing, diferencial competitivo, ponto físico, loja virtual, gestão de projetos entre outros. Dentro do ambiente interno deve-se analisar as forças e fraquezas, com critérios devem ser incluídos:
Aqui, você analisa os motivos dos seus clientes optarem pelo seu negócio, o seu diferencial competitivo, a disponibilidade de produto, qualidade da mão de obra, entre outros. Se você tem um renomado chef de cozinha no seu restaurante, ele é uma força para atrair clientes ao seu restaurante, por exemplo.
Em contrapartida, nas fraquezas é necessário analisar problemas internos o que pode atrapalhar o seu negócio, como altos custos com manutenção de equipamentos, valor da mão de obra, produto ruim, etc. Da mesma forma que o chef de cozinha renomado é uma força para atrair clientes, ele pode ser uma fraqueza já que alguém tão capacitado costuma ter um alto salário.
O ambiente externo são as questões políticas, econômicas, ambientais, entre outras. Dessa forma, é preciso que a sua empresa esteja atenta a tudo o que envolve o seu mercado especificamente e, claro, os acontecimentos no país e no mundo.
Se você tem uma hamburgueria, por exemplo, o alto preço da carne vai influenciar o seu negócio. Da mesma forma, que se você trabalha com loja de roupas online, comprar os materiais ou fazer envio vai ficar mais caro, já que a gasolina aumentou e isso influencia no frete.
Por isso, é importante avaliar essas variáveis e entender como cada uma delas influencia a sua empresa, seja no microambiente, que está relacionado direto ao seu serviço. Com o macroambiente, são questões da sociedade e política do país. Entre elas estão:
Você deve observar as mudanças no mercado e na sociedade que são favoráveis ao seu negócio. Um bom exemplo é que durante a pandemia do Covid-19, o setor de embalagens cresceu muito, já que boa parte das compras eram feitas pela internet.
Nesse caso, é ver o que tudo o que pode atrapalhar a sua operação. Assim como o setor de embalagens se destacou, quem tinha ponto fixo teve problemas durante a pandemia já que durante meses, as pessoas precisam ficar em isolamento social.
O principal objetivo da análise FOFA é trazer segurança e ajudar nas estratégias na hora de tirar uma ideia do papel. Afinal, com esse estudo é possível ter dados que auxiliam as próximas decisões.
Até por isso que esse método é muito usado por novas empresas, para o lançamento de projetos ou em quem está implementando um novo modelo de negócio. Independentemente do tipo de projeto em que seja aplicada, a análise SWOT é excelente em todas as etapas.
Conheça as inúmeras vantagens que a SWOT proporciona para a sua empresa, para reforçar ainda mais a importância do uso deste método, que é essencial na tomada de decisões.
Ter um bom entendimento dos ambientes interno e externo são importantes para que os gestores tenham noção da posição da empresa dentro do setor, o que fazer para reposicioná-la e entender os próximos passos.
Ao levantar todas as informações, é possível perceber o que deve ser ajustado no seu produto ou serviço. A pesquisa ajuda a entender a situação e fazer as mudanças necessárias para reduzir as fraquezas.
Assim como aparecem as coisas boas, você verá os pontos negativos. E, dessa forma, é importante analisar bem e ter o discernimento de saber o que é preciso fazer para resolvê-los ou evitar os que podem ocorrer.
Com a observação a fundo da sua empresa, você consegue definir metas, OKR’s, até chegar ao seu objetivo principal. Usando os dados, é possível escolher o principal foco de ação naquele determinado momento.
Empresas costumam aplicar estratégias durante o ano inteiro. Além dos KPI’s, você pode usar a FOFA como uma maneira de analisar se os seus números estão melhorando, ao conferir os fatores internos e externos.
Depois de conhecer todas as vantagens, chegou a hora de aprender a fazer a análise SWOT da sua empresa e começar a implementar suas estratégias. Veja o passo a passo.
Como foi possível perceber, a SWOT é um método simples, mas muito eficiente para qualquer tipo de empresa. Por isso, siga as dicas para aumentar as suas chances de sucesso em um novo negócio ou projeto.
A marca registrada é adicionada na contagem da mensuração do valor da empresa, aumentando o valor percebido perante investidores e valor final das ações, aplicações e vendas.
Fale com nossos especialistasUma das ferramentas de marketing mais populares é a análise SWOT, ou FOFA. Esse tipo de estratégia é realizado com uma avaliação de diversos cenários e fatores, antes de iniciar um projeto ou abrir uma empresa. Conheça um pouco mais sobre essa técnica e como ela pode contribuir com o seu negócio.
Análise SWOT, ou FOFA, é uma ferramenta de planejamento estratégico muito usada na gestão e desenvolvimento de projetos. Afinal, esse estudo gera um diagnóstico completo sobre a situação da sua empresa e de tudo o que está no entorno. Usando bem essas informações, é possível reduzir os riscos e aproveitar bem as oportunidades.
Falando um pouco mais sobre esse método, muitos especialistas acreditam que ele tenha sido criado na década de 1960, por Albert S. Humphrey, consultor de empresas, que integrou um projeto do instituto de pesquisa de Stanford que foi financiado pelas maiores empresas da época.
Passados anos de sua criação, a SWOT foi reformulada e, atualmente, é uma das melhores formas para desenvolver os mais diversos tipos de planejamento.
A SWOT é uma sigla em inglês, que une as palavras: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Trazendo para o bom português, muitas pessoas a chamam de análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças).
As forças e as fraquezas se referem à análise interna da empresa, ou seja, devem ser destacados pontos positivos e negativos da companhia. É importante destacar que esses fatores, normalmente, estão sob controle da empresa e podem ser ajustados por ela.
Nesse caso, para analisar as ameaças e oportunidades, é preciso avaliar o ambiente externo. Dessa forma, engloba-se uma pesquisa de mercado, concorrentes e até o macroambiente sócio-político.
A união desses quatro fatores forma uma matriz 2×2, conhecida como SWOT, que divide os quatro pontos de análise entre fatores internos e externos; e positivos e negativos.
Como falamos no tópico anterior, a matriz SWOT é composta pelos fatores internos e externos da empresa: Forças (Strengths); Fraquezas (Weaknesses); Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).
Para explicar melhor, vamos nos aprofundar um pouco mais sobre cada um dos tópicos.
O ambiente interno envolve tudo o que está sob o controle da empresa, como a tecnologia, ações de marketing, diferencial competitivo, ponto físico, loja virtual, gestão de projetos entre outros. Dentro do ambiente interno deve-se analisar as forças e fraquezas, com critérios devem ser incluídos:
Aqui, você analisa os motivos dos seus clientes optarem pelo seu negócio, o seu diferencial competitivo, a disponibilidade de produto, qualidade da mão de obra, entre outros. Se você tem um renomado chef de cozinha no seu restaurante, ele é uma força para atrair clientes ao seu restaurante, por exemplo.
Em contrapartida, nas fraquezas é necessário analisar problemas internos o que pode atrapalhar o seu negócio, como altos custos com manutenção de equipamentos, valor da mão de obra, produto ruim, etc. Da mesma forma que o chef de cozinha renomado é uma força para atrair clientes, ele pode ser uma fraqueza já que alguém tão capacitado costuma ter um alto salário.
O ambiente externo são as questões políticas, econômicas, ambientais, entre outras. Dessa forma, é preciso que a sua empresa esteja atenta a tudo o que envolve o seu mercado especificamente e, claro, os acontecimentos no país e no mundo.
Se você tem uma hamburgueria, por exemplo, o alto preço da carne vai influenciar o seu negócio. Da mesma forma, que se você trabalha com loja de roupas online, comprar os materiais ou fazer envio vai ficar mais caro, já que a gasolina aumentou e isso influencia no frete.
Por isso, é importante avaliar essas variáveis e entender como cada uma delas influencia a sua empresa, seja no microambiente, que está relacionado direto ao seu serviço. Com o macroambiente, são questões da sociedade e política do país. Entre elas estão:
Você deve observar as mudanças no mercado e na sociedade que são favoráveis ao seu negócio. Um bom exemplo é que durante a pandemia do Covid-19, o setor de embalagens cresceu muito, já que boa parte das compras eram feitas pela internet.
Nesse caso, é ver o que tudo o que pode atrapalhar a sua operação. Assim como o setor de embalagens se destacou, quem tinha ponto fixo teve problemas durante a pandemia já que durante meses, as pessoas precisam ficar em isolamento social.
O principal objetivo da análise FOFA é trazer segurança e ajudar nas estratégias na hora de tirar uma ideia do papel. Afinal, com esse estudo é possível ter dados que auxiliam as próximas decisões.
Até por isso que esse método é muito usado por novas empresas, para o lançamento de projetos ou em quem está implementando um novo modelo de negócio. Independentemente do tipo de projeto em que seja aplicada, a análise SWOT é excelente em todas as etapas.
Conheça as inúmeras vantagens que a SWOT proporciona para a sua empresa, para reforçar ainda mais a importância do uso deste método, que é essencial na tomada de decisões.
Ter um bom entendimento dos ambientes interno e externo são importantes para que os gestores tenham noção da posição da empresa dentro do setor, o que fazer para reposicioná-la e entender os próximos passos.
Ao levantar todas as informações, é possível perceber o que deve ser ajustado no seu produto ou serviço. A pesquisa ajuda a entender a situação e fazer as mudanças necessárias para reduzir as fraquezas.
Assim como aparecem as coisas boas, você verá os pontos negativos. E, dessa forma, é importante analisar bem e ter o discernimento de saber o que é preciso fazer para resolvê-los ou evitar os que podem ocorrer.
Com a observação a fundo da sua empresa, você consegue definir metas, OKR’s, até chegar ao seu objetivo principal. Usando os dados, é possível escolher o principal foco de ação naquele determinado momento.
Empresas costumam aplicar estratégias durante o ano inteiro. Além dos KPI’s, você pode usar a FOFA como uma maneira de analisar se os seus números estão melhorando, ao conferir os fatores internos e externos.
Depois de conhecer todas as vantagens, chegou a hora de aprender a fazer a análise SWOT da sua empresa e começar a implementar suas estratégias. Veja o passo a passo.
Como foi possível perceber, a SWOT é um método simples, mas muito eficiente para qualquer tipo de empresa. Por isso, siga as dicas para aumentar as suas chances de sucesso em um novo negócio ou projeto.
A marca registrada é adicionada na contagem da mensuração do valor da empresa, aumentando o valor percebido perante investidores e valor final das ações, aplicações e vendas.
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