Nos últimos anos, o interesse pela sigla ESG cresceu muito entre os empreendedores, principalmente no Brasil. Esse termo, que surgiu em 2004, em um relatório do Pacto Global, setor da Organização das Nações Unidas (ONU), refere, basicamente, a questões ambientais, sociais e de governança corporativa. Ao longo do tempo, a sigla começou a ser usada no lugar de “sustentabilidade” em diversos encontros e fóruns de discussão. Atualmente, ela é utilizada para se referir a instituições que atuam de forma responsável socioambiental e administrativamente. Saiba mais sobre o ESG, qual a importância e como aplicar na sua empresa.
ESG é uma sigla em inglês para Environmental (Meio ambiente); Social; e Governance (Governança). Ela representa um conjunto de padrões e boas práticas que ajudam a definir se as operações de uma determinada empresa são socialmente conscientes, sustentáveis e com uma ótima gestão.
O ESG é fundamental, em especial para quem atua no empreendedorismo 4.0 onde um pensamento mais responsável com a sociedade é imprescindível. Por isso, incorporar esse formato ao modelo de negócios da sua empresa é essencial.
Já que o ESG é utilizado como uma espécie de “filtro” para verificar se a empresa tem consciência e compreende a influência que ela exerce na sociedade. Saber se existe um entendimento sobre o impacto positivo ou negativo, e do valor compartilhado que essa companhia pode gerar por meio dos seus negócios perante quem se relaciona com ela, como fornecedores, clientes e pessoas em geral.
No tópico anterior, vimos o significado de ESG, que são, justamente, os três pilares desse modelo. Para deixar mais claro, vamos explicar a importância e as exigências de cada um deles.
Esse pilar é usado para avaliar como a empresa se relaciona com o meio ambiente. Basicamente, é feito um estudo para saber se as operações são sustentáveis, com o mínimo possível de poluentes.
Na parte de Social, há dois pontos de vista importantes: investidores e fornecedores. Para quem investe, é interessante saber se os colaboradores são bem tratados e se a empresa busca formas de inclusão. Para fornecedores, é o pagamento correto dos valores, além de fiscalizar trabalhos análogos à escravidão ou infantil.
Esse terceiro pilar tem relação com os processos e políticas internas da empresa. O trabalho para deixar as operações transparentes e também para combater a corrupção.
Como é possível observar, esses três pilares se complementam, já que, de certa forma, cada um influencia direta ou indiretamente no outro. Por isso, é muito importante definir estratégias e saber como implementar esse modelo na sua empresa.
Leia mais: veja nosso texto sobre Planejamento Estratégico
Para ajudar na implementação e na aplicação do ESG, colocamos algumas dicas abaixo que vão facilitar esse processo. Confira:
O ESG é um formato que vai demandar um tempo até a implementação. Dessa forma, é fundamental iniciar logo esse processo para que todo o time consiga se estruturar e colocar as ações em prática. Aproveite as informações do texto para iniciar os trabalhos.
A marca registrada é adicionada na contagem da mensuração do valor da empresa, aumentando o valor percebido perante investidores e valor final das ações, aplicações e vendas.
Fale com nossos especialistasNos últimos anos, o interesse pela sigla ESG cresceu muito entre os empreendedores, principalmente no Brasil. Esse termo, que surgiu em 2004, em um relatório do Pacto Global, setor da Organização das Nações Unidas (ONU), refere, basicamente, a questões ambientais, sociais e de governança corporativa. Ao longo do tempo, a sigla começou a ser usada no lugar de “sustentabilidade” em diversos encontros e fóruns de discussão. Atualmente, ela é utilizada para se referir a instituições que atuam de forma responsável socioambiental e administrativamente. Saiba mais sobre o ESG, qual a importância e como aplicar na sua empresa.
ESG é uma sigla em inglês para Environmental (Meio ambiente); Social; e Governance (Governança). Ela representa um conjunto de padrões e boas práticas que ajudam a definir se as operações de uma determinada empresa são socialmente conscientes, sustentáveis e com uma ótima gestão.
O ESG é fundamental, em especial para quem atua no empreendedorismo 4.0 onde um pensamento mais responsável com a sociedade é imprescindível. Por isso, incorporar esse formato ao modelo de negócios da sua empresa é essencial.
Já que o ESG é utilizado como uma espécie de “filtro” para verificar se a empresa tem consciência e compreende a influência que ela exerce na sociedade. Saber se existe um entendimento sobre o impacto positivo ou negativo, e do valor compartilhado que essa companhia pode gerar por meio dos seus negócios perante quem se relaciona com ela, como fornecedores, clientes e pessoas em geral.
No tópico anterior, vimos o significado de ESG, que são, justamente, os três pilares desse modelo. Para deixar mais claro, vamos explicar a importância e as exigências de cada um deles.
Esse pilar é usado para avaliar como a empresa se relaciona com o meio ambiente. Basicamente, é feito um estudo para saber se as operações são sustentáveis, com o mínimo possível de poluentes.
Na parte de Social, há dois pontos de vista importantes: investidores e fornecedores. Para quem investe, é interessante saber se os colaboradores são bem tratados e se a empresa busca formas de inclusão. Para fornecedores, é o pagamento correto dos valores, além de fiscalizar trabalhos análogos à escravidão ou infantil.
Esse terceiro pilar tem relação com os processos e políticas internas da empresa. O trabalho para deixar as operações transparentes e também para combater a corrupção.
Como é possível observar, esses três pilares se complementam, já que, de certa forma, cada um influencia direta ou indiretamente no outro. Por isso, é muito importante definir estratégias e saber como implementar esse modelo na sua empresa.
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Para ajudar na implementação e na aplicação do ESG, colocamos algumas dicas abaixo que vão facilitar esse processo. Confira:
O ESG é um formato que vai demandar um tempo até a implementação. Dessa forma, é fundamental iniciar logo esse processo para que todo o time consiga se estruturar e colocar as ações em prática. Aproveite as informações do texto para iniciar os trabalhos.
A marca registrada é adicionada na contagem da mensuração do valor da empresa, aumentando o valor percebido perante investidores e valor final das ações, aplicações e vendas.
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