Mas se engana quem acha que os dois registros são equivalentes. Na verdade, eles protegem coisas diferentes e, por isso, é necessário registrar tanto uma marca, quanto um domínio. Quer saber como fazê-los? Então confira abaixo!
O que é o registro de domínio e como fazê-lo
Domínio é o nome dado para endereços eletrônicos, ou seja, para sites da internet. Sendo assim, o registro de domínio é quando um empresário ou pessoa física adquire os direitos de uso de um endereço eletrônico.
Atualmente, a necessidade de ter um site é indiscutível, já que a presença digital das marcas na internet é extremamente relevante para os consumidores. Sendo assim, ao escolher o nome da sua empresa, um dos primeiros passos é verificar se ele pode ser registrado em um endereço eletrônico.
Para isso, é preciso acessar o site registro.br, responsável pelas atividades de registro e manutenção dos nomes de domínios que usam o “.br”, e verificar a disponibilidade do endereço eletrônico que você deseja registrar – a pesquisa é gratuita.
Se o domínio estiver disponível, basta clicar em “registrar”, preencher os dados necessários e pagar a taxa anual de R$ 40,00. Apesar de simples, esse processo é fundamental para proteger a identidade da empresa no meio digital.
O que é o registro de marca e como fazê-lo
Um pouco mais complexo e bem mais demorado do que o registro de domínio, o registro de marca é de extrema importância, pois protege a marca de possíveis fraudes e da concorrência desleal em âmbito nacional, garantindo seu uso exclusivo dentro e fora da internet.
Esse registro deve ser feito junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), órgão responsável por regulamentar a Lei de Propriedade Industrial no Brasil. Para isso, porém, é preciso passar por diversas etapas.
A primeira delas, assim como no caso dos domínios, é verificar a disponibilidade da marca para registro. Isso porque se uma marca com o mesmo nome e do mesmo segmento já existir, não será possível registrá-la. Chamada de “busca prévia”, você pode realizá-la por meio de uma ferramenta do INPI.
Se a marca estiver disponível, o empresário deve dar entrada no pedido de registro. Porém, é importante ressaltar que esse é um processo burocrático que não se resolve em apenas um clique, como no caso do registro de domínio.
Justamente por isso é necessário que o requerente tenha um amplo conhecimento sobre a Lei de Propriedade Industrial, sendo o mais indicado contar com uma ajuda especializada de uma empresa experiente em registro de marcas, como a Move On.
Optando por esse tipo de serviço, o proprietário da empresa garante que vai passar por todas as fases do registro de marcas de forma tranquila e eficaz, evitando possíveis entraves ao longo do processo. Clique e confira os preços oferecidos.
Lembres-se que registrar uma marca é fundamental não apenas para protegê-la perante à Lei e garantir todos os direitos sobre ela, mas também para gerar lucro e credibilidade ao seu negócio.
Então, agora você já sabe: assim que decidir o nome da sua empresa, não deixe de protegê-la e realize, o mais breve possível, o registro de domínio e o registro de marca. Preserve seu patrimônio!