Como calcular o lucro e o que é?
De forma mais básica, podemos dizer que o lucro é o valor recebido após a venda de um produto ou serviço, depois de subtrair os valores de produção, aquisição ou fabricação daquele item. Ou seja, para saber o lucro da sua empresa, basta pegar toda quantia que entrou e subtrair de todos os custos.
Apesar de parecer simples, saber fazer esses cálculos vai além de uma simples conta matemática. Afinal, é necessário compreender que o lucro tem total relação com a saúde financeira da sua empresa, já que mesmo que você fature muito, o seu lucro pode ser baixo ou até negativo. Outro ponto é saber que existem diferentes tipos de lucro e cada um deles tem um papel na companhia.
Os diferentes tipos de lucro
Como um bom empresário, você precisa conhecer os tipos diferentes de lucro e também a forma de calculá-los. Por mais que a sua empresa tenha um contador ou um time de contabilidade, conhecimento nunca é demais.
Lucro bruto
O lucro bruto é o mais comum e que muitas pessoas conhecem. Esse valor é aquele obtido após subtrair o custo de produtos ou serviços vendidos, da receita líquida da empresa. Podemos afirmar que o lucro bruto é o lucro de uma empresa, antes das despesas operacionais.
Lucro operacional
O lucro operacional é a quantia que restou do lucro bruto após a dedução das despesas usadas para as operações da sua empresa, como salários, aluguel, luz, entre outros. Dessa forma, você pode fazer o seguinte cálculo Lucro Bruto menos as Despesas Operacionais resultam no seu Lucro Operacional.
Lucro líquido
Agora, o Lucro Líquido é o valor que resulta do Lucro Bruto após você reduzir todas as demais despesas, além das operacionais. Ou seja, impostos, despesas, investimentos, entre outros. De forma mais simples, o Lucro Líquido é o ganho da sua empresa.
Saiba mais sobre o registro de caixa e regime de competência
Qual a diferença entre lucro, rentabilidade e lucratividade?
Ao encontrar um valor depois de fazer toda a contabilidade, você obteve o lucro, a rentabilidade ou a lucratividade? Ao fazer todas essas contas, é importante saber a diferença entre esses três conceitos.
Ter isso muito bem esclarecido vai ajudar você a definir os próximos passos da sua empresa, já que esses resultados apontam como está o andamento do seu negócio. Com esses números, você consegue fazer a avaliação e determinar os próximos passos. Confira o que significa cada um desses conceitos:
- Lucro: como já explicamos, o lucro é o montante final após reduzir o que você faturou dos gastos;
- Rentabilidade: serve como um KPI para saber o Retorno sobre Investimento (ROI). Ela é encontrada ao relacionar o valor investido em um negócio, com o seu lucro líquido. Se você investiu R$ 100 mil e hoje sua empresa vale R$ 150 mil, sua rentabilidade é de 50% sobre o valor investido;
- Lucratividade: já a lucratividade é um percentual encontrado com a divisão do lucro líquido pelo total faturado. Isso representa o percentual em que a sua empresa ganha com as atividades.
A diferença entre lucro e a margem de lucro
Ao saber calcular o lucro e todos os conceitos em torno dele, é importante conhecer mais um fator: a margem de lucro. De forma mais simples, a margem de lucro é o valor, em percentual, adicionado aos custos totais de um produto ou serviço. Ele está diretamente ligado ao valor da venda do produto ou serviço e é essa margem que determina o valor do lucro a cada transação.
Como você pode perceber, saber o que é o lucro é muito importante para o andamento da sua empresa. Então, estude, conheça melhor as suas contas para que a sua empresa consiga progredir financeiramente.