Apesar da maioria dos empresários estarem cientes da existência do registro de marca, nem todos entendem sua verdadeira importância porque enxergam esse processo como só mais uma burocracia – o que é um grande erro! O registro de marca é indispensável porque é a única forma de garantir proteção de acordo com a lei e prevenir dores de cabeças futuras.
Imagine só que desgastante seria investir na abertura de uma empresa, na fidelização de clientes e no fornecimento de produtos ou serviços de qualidade para acabar vendo um concorrente copiar a sua marca? Esse risco é real para empresários que ignoram a importância do registro de marca e se arriscam a enfrentar prejuízos financeiros ou até mesmo de reputação.
Para te ajudar a entender por que o registro de marca deve ser uma prioridade para seu negócio, seja você pessoa física ou jurídica, explicamos abaixo os motivos que fazem o certificado do INPI ser indispensável.
Clique e conheça todas as fases do registro de marca.
Afinal, por que registrar uma marca é tão importante?
Além de ser um diferencial competitivo, o registro no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) é indispensável principalmente porque blinda as marcas brasileiras da concorrência desleal, impedindo que uma pessoa utilize o mesmo nome ou logo de outra empresa já registrada -, mas os motivos para registrar uma marca vão além:
Sua reputação resguardada
A marca é a maneira que como sua empresa se apresenta ao público e está muito ligada à reputação do seu negócio. É através dela que seu produto ou serviço pode ser reconhecido como referência no mercado e, por isso, fortalecer a sua identidade visual é muito importante para passar credibilidade. Sem contar que o investimento em publicidade só gera resultados se a sua marca for lembrada no momento da compra.
Proteção dentro e fora da internet
Diferentemente do selo de verificado no Instagram, por exemplo, o registro no INPI é capaz de garantir o uso exclusivo de uma marca em território nacional porque o Instituto é o responsável por executar as normas que regulam a Propriedade Industrial, segundo a Lei 9.279/96. Ele também evita fraudes e possíveis processos judiciais.
Fidelização dos clientes
Digamos que você não tenha registrado a sua marca e ela seja muito semelhante à de um concorrente. Um cliente compra o seu produto ou serviço e você conquista a sua satisfação, mas, na hora de procurar pela solução novamente, encontra várias opções parecidas e não sabe qual escolher. Frustrante, não é mesmo? Para fidelizar clientes, é essencial ter exclusividade em relação ao direito de uso da marca para não perder o trabalho de pós-venda e nem todo o esforço de marketing.
Possibilidade de expansão do negócio
Para quem planeja crescer no mercado, o modelo de franquias pode ser uma ótima forma de obter lucros. O registro de marcas é fundamental para franquear um negócio, já que envolve também a licença de marca para o uso de um terceiro (no caso, o franqueado).
Ele também garante que a sua empresa possa receber royalties, que serão correspondentes a uma porcentagem do lucro bruto daquela franquia.
Outras vantagens financeiras
Além de possibilitar o crescimento de um negócio, o registro no INPI valoriza a marca, que acaba se tornando patrimônio imaterial da empresa e, portanto, passa a ser contabilizada na determinação do seu valor, inclusive aumentando-o perante investidores no preço de ações e aplicações.
Tipos de registro no INPI
Segundo o INPI, as marcas podem ser classificadas em quatro diferentes formas de apresentação: nominativa, figurativa, mista e tridimensional. Cabe ao solicitante fazer uma análise para identificar qual dessas opções é mais adequada para a marca que ele pretende registrar e você pode entender melhor as características de cada uma delas clicando aqui.
Em qualquer uma dessas modalidades, se o registro oficial no INPI for aprovado é concedido ao titular da marca o direito de uso exclusivo durante 10 anos, podendo ser renovado. E se você está convencido de que o registro de marca é fundamental para a sua empresa, mas ainda acha que não tem tempo ou dinheiro suficiente para investir nisso agora, uma dica é procurar por ajuda especializada no ramo.
Para evitar possíveis entraves e acelerar todo o processo de registro – que dura meses -, muitos empresários buscam suporte profissional e essa também pode ser a melhor alternativa para você. A Move On cuida de toda a burocracia junto ao INPI e ainda fica de olho nos prazos estabelecidos para que tudo saia bem e com agilidade. Para conhecer as condições especiais para a sua empresa, basta entrar em contato.
Leia também: