Vale a pena registrar marca de pequena empresa?

Vale a pena registrar marca de pequena empresa? Vale a pena registrar marca de pequena empresa?

Devido à burocracia necessária para registrar uma marca, muitas pessoas têm a falsa impressão de que esse é um procedimento necessário apenas para grandes corporações. No entanto, o registro de marca tem se mostrado necessário para empresas de todos os portes.

Dados do INPI - órgão responsável pelo registro de marcas no Brasil - apontam que de janeiro a agosto de 2019, dos quase 160 mil pedidos de marca depositados no Instituto, 49% foram de Microempresas (ME), Microempreendedores Individuais (MEI) e Empresas de Pequeno Porte (EPP).

Isso mostra que os chamados pequenos negócios estão cada vez mais buscando diferenciais competitivos e visando seu crescimento, afinal, o certificado do INPI não serve apenas para garantir o uso exclusivo de uma marca em território nacional, mas também para ampliar a competitividade das empresas no mercado.

Importância do registro de marcas para pequenos negócios 

De forma geral, o registro de marca parece ter um único objetivo simples: evitar que uma pessoa utilize o mesmo nome ou logo de outra empresa. No entanto, as vantagens de obter o certificado de registro vão muito além disso. 

Somente com o registro do INPI uma marca se torna um bem imaterial da empresa, podendo ser contabilizada na determinação do valor do seu negócio, inclusive aumentando-o perante investidores, no preço de ações e aplicações.

Se um empreendedor deseja expandir seu negócios e investir no sistema de franquias, o certificado do Instituto também se faz necessário, já que o franchising envolve a licença de marca para o uso de um terceiro (no caso, o franqueado). Ele também é o responsável por garantir que uma empresa possa receber royalties ao licenciar sua marca, por exemplo.

Além disso, a marca registrada também traz lucros na comercialização de seus produtos e serviços por meio do valor agregado, se for associada a diversos atributos positivos como qualidade, confiança, bom atendimento e preocupação com o consumidor, por exemplo.

Como registrar uma marca de pequeno negócio 

Se você faz parte dos empresários que acreditam que o registro de marcas não vale a pena por ser caro demais, saiba que você pode estar bastante enganado. Uma medida baseada na Portaria MDIC nº 39 de 07/03/2014 garante a redução de 60% nas taxas para o registro de marcas de microempresas, microempreendedor individual e empresas de pequeno porte.

Esse desconto tem impacto significativo no mercado, pois estimula o uso dos ativos de propriedade industrial para além das grandes corporações, mostrando que pequenos negócios também são importantes para a economia do país. 

Para fazer o registro, é preciso, antes de mais nada, realizar uma busca prévia para saber se já não existe uma marca igual ou semelhante a que você pretende registrar. Feito isso, basta entrar com um pedido junto ao INPI, que irá realizar diversas etapas até emitir o seu parecer, seja ele favorável ou não. 

O processo é bastante burocrático, porém essencial para garantir a expansão do seu pequeno negócio e todos os direitos da sua marca. Para aumentar as chances do seu pedido ser aprovado, a dica é buscar ajuda profissional de uma empresa especializada registro de marca. A Move On cuida de toda parte burocrática de maneira eficiente, vale a pena entrar em contato e conhecer as condições para pequenos negócios.


A MARCA REGISTRADA GERA LUCRO À SUA EMPRESA!

A marca registrada é adicionada na contagem da mensuração do valor da empresa, aumentando o valor percebido perante investidores e valor final das ações, aplicações e vendas.

Fale com nossos especialistas
Register Logos

Inicie seu registro agora. É fácil e seguro

Transformamos um procedimento burocrático em uma experiência satisfatória.

É aqui que você vai ter tranquilidade e acompanhamento do início ao fim.

Nosso serviço é para todas as pessoas que possuem uma marca própria, seja você pessoa física ou jurídica, grande ou individual.

Nossas Redes Sociais

Nossos embaixadores de marca

Next

Mais de 26 mil seguidores no Instagram!

Vale a pena registrar marca de pequena empresa?

Vale a pena registrar marca de pequena empresa? Vale a pena registrar marca de pequena empresa?

Devido à burocracia necessária para registrar uma marca, muitas pessoas têm a falsa impressão de que esse é um procedimento necessário apenas para grandes corporações. No entanto, o registro de marca tem se mostrado necessário para empresas de todos os portes.

Dados do INPI - órgão responsável pelo registro de marcas no Brasil - apontam que de janeiro a agosto de 2019, dos quase 160 mil pedidos de marca depositados no Instituto, 49% foram de Microempresas (ME), Microempreendedores Individuais (MEI) e Empresas de Pequeno Porte (EPP).

Isso mostra que os chamados pequenos negócios estão cada vez mais buscando diferenciais competitivos e visando seu crescimento, afinal, o certificado do INPI não serve apenas para garantir o uso exclusivo de uma marca em território nacional, mas também para ampliar a competitividade das empresas no mercado.

Importância do registro de marcas para pequenos negócios 

De forma geral, o registro de marca parece ter um único objetivo simples: evitar que uma pessoa utilize o mesmo nome ou logo de outra empresa. No entanto, as vantagens de obter o certificado de registro vão muito além disso. 

Somente com o registro do INPI uma marca se torna um bem imaterial da empresa, podendo ser contabilizada na determinação do valor do seu negócio, inclusive aumentando-o perante investidores, no preço de ações e aplicações.

Se um empreendedor deseja expandir seu negócios e investir no sistema de franquias, o certificado do Instituto também se faz necessário, já que o franchising envolve a licença de marca para o uso de um terceiro (no caso, o franqueado). Ele também é o responsável por garantir que uma empresa possa receber royalties ao licenciar sua marca, por exemplo.

Além disso, a marca registrada também traz lucros na comercialização de seus produtos e serviços por meio do valor agregado, se for associada a diversos atributos positivos como qualidade, confiança, bom atendimento e preocupação com o consumidor, por exemplo.

Como registrar uma marca de pequeno negócio 

Se você faz parte dos empresários que acreditam que o registro de marcas não vale a pena por ser caro demais, saiba que você pode estar bastante enganado. Uma medida baseada na Portaria MDIC nº 39 de 07/03/2014 garante a redução de 60% nas taxas para o registro de marcas de microempresas, microempreendedor individual e empresas de pequeno porte.

Esse desconto tem impacto significativo no mercado, pois estimula o uso dos ativos de propriedade industrial para além das grandes corporações, mostrando que pequenos negócios também são importantes para a economia do país. 

Para fazer o registro, é preciso, antes de mais nada, realizar uma busca prévia para saber se já não existe uma marca igual ou semelhante a que você pretende registrar. Feito isso, basta entrar com um pedido junto ao INPI, que irá realizar diversas etapas até emitir o seu parecer, seja ele favorável ou não. 

O processo é bastante burocrático, porém essencial para garantir a expansão do seu pequeno negócio e todos os direitos da sua marca. Para aumentar as chances do seu pedido ser aprovado, a dica é buscar ajuda profissional de uma empresa especializada registro de marca. A Move On cuida de toda parte burocrática de maneira eficiente, vale a pena entrar em contato e conhecer as condições para pequenos negócios.


Register Logos

Inicie seu registro agora. É fácil e seguro

Transformamos um procedimento burocrático em uma experiência satisfatória.

É aqui que você vai ter tranquilidade e acompanhamento do início ao fim.

Nosso serviço é para todas as pessoas que possuem uma marca própria, seja você pessoa física ou jurídica, grande ou individual.

A MARCA REGISTRADA GERA LUCRO À SUA EMPRESA!

A marca registrada é adicionada na contagem da mensuração do valor da empresa, aumentando o valor percebido perante investidores e valor final das ações, aplicações e vendas.

Fale com nossos especialistas

Nossos embaixadores de marca

Next

Mais de 26 mil seguidores no Instagram!