O que é o UpSell?
O termo UpSell significa, em uma tradução livre, “vender a mais” e funciona exatamente como sua definição. Você melhora a experiência de compra do seu cliente, oferecendo um produto mais completo, por um preço maior do que ele já pagaria, fazendo com que a compra seja mais vantajosa.
Um bom exemplo é quando você vai a um fast-food e pede um sanduíche. O vendedor começa a fazer ofertas, como o dobro de carne ou dobro de queijo, por mais R$ 1, por exemplo. Por ser mais vantajoso, e com um baixo custo, você aceita e paga um valor maior por algo mais completo. Nesse caso, as duas partes saem ganhando.
Para você que vai fazer a venda, as vantagens são:
- Aumento do ticket médio: como o valor final será maior, você aumenta o ticket médio das suas vendas;
- Aumento do faturamento: quando bem aplicado, o UpSell gera um crescimento no faturamento das empresas;
- Reter clientes: o mais importante é fidelizar seus clientes. Se ele já fechou negócio e ainda ganha um bônus por uma quantia baixa, ele vai voltar em breve.
Além do UpSell, existem outras duas técnicas com estratégias semelhantes e que podem ajudar a converter uma venda.
- Cross-Sell: o Cross-Sell consiste em oferecer produtos que vão complementar a compra. Caso você venda um notebook, pode melhorar a venda com um mouse, teclado, suporte para notebook, entre outros. A ideia é vender itens que aprimorem a experiência com o produto;
- Down-Sell: essa estratégia é a sua “última cartada”. Caso o cliente não vá comprar por causa do preço, você oferece um produto mais barato com uma tentativa final de concretizar a venda. Ao invés de celular top de linha, você mostra um intermediário, que é mais barato e possui boas configurações, mesmo não sendo igual aos modelos mais caros.
Como usar o UpSell?
Como já foi dito, se bem aplicada, essa técnica é muito eficiente. Por isso, é importante saber como e quando usá-la. A principal dica é que o UpSell não deve ser usado de forma aleatória ou forçada. Confira:
Aplique somente com clientes
Só ofereça o UpSell a um cliente. Ou seja, para aquela pessoa que decidiu fazer a compra. Assim, além de sair satisfeito com o produto que acabou de adquirir, ele ainda ganhará um adicional. Fazer com quem está em dúvida pode ser arriscado, já que você vai aumentar o valor, mesmo que ofereça ganhos.
Não faça o UpSell de forma aleatória
Não ofereça produtos aleatórios ou que, de fato, não sejam vantajosos. O ideal é que o UpSell seja um complemento para a compra e não um item qualquer. Um exemplo: se você vendeu um computador, não faz sentido aplicar o UpSell com uma meia, mas sim com algo dentro desse universo da tecnologia.
Use o aumento de preço a favor do cliente
O cliente já comprou o produto e está feliz. Quando for aplicar o UpSell, reforce a diferença de preço e explique bem sobre todas as vantagens que ele vai ter ao adicionar um item na compra por um valor menor.
Essas dicas de aplicar o UpSell são excelentes para quem busca um crescimento financeiro. Avalie bem cada um dos pontos apresentados e faça com que essa estratégia seja válida para a sua loja.
Registre a sua empresa
Independente de o seu negócio ser uma loja virtual ou física, é importante que você registre a sua marca. Essa é a forma de garantir que ninguém a utilize de forma indevida ou irregular. A Move On cuida de toda parte burocrática de forma eficiente, o que evita possíveis entraves com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), órgão responsável pelos registros. Entre em contato e conheça as condições para registrar a sua marca.