Risco financeiro: o que é, como calcular, exemplos e mais

Sempre haverá riscos potenciais que acompanham os investimentos e a operação de um negócio. Você nem sempre sabe ao certo se verá um retorno positivo. Mesmo que você planeje com eficiência e tenha tudo o que precisa, algumas coisas estarão fora de seu controle. E isso faz parte da vida de qualquer empreendedor. Mas isso não significa que não haja coisas que você possa fazer para ajudar não apenas a evitar riscos potenciais, mas também a mitigá-los quando eles surgirem. Continue lendo para aprender tudo o que você precisa saber sobre risco financeiro. Abordaremos como funciona, os diferentes tipos, alguns exemplos e como evitá-los.

O que é risco financeiro

O risco financeiro é a possibilidade de perder dinheiro em um investimento ou empreendimento comercial. Alguns riscos financeiros mais comuns e distintos incluem risco de crédito, risco de liquidez e risco operacional. Todas as esferas estão sujeitas a esses riscos: indivíduos, empresas e governos.

O risco financeiro é um tipo de perigo que pode resultar na perda de capital para os interessados. Para os governos, isso pode significar que eles são incapazes de controlar a política monetária e inadimplir títulos ou outras emissões de dívida. As empresas também enfrentam a possibilidade de inadimplência nas dívidas que contraem, mas também podem sofrer uma falha em um compromisso que causa um ônus financeiro para os negócios.

Os mercados financeiros enfrentam riscos financeiros devido a várias forças macroeconômicas, mudanças na taxa de juros do mercado e a possibilidade de inadimplência de setores ou grandes corporações. Os indivíduos enfrentam riscos financeiros quando tomam decisões que podem comprometer sua renda ou a capacidade de pagar uma dívida assumida.

Os riscos financeiros estão por toda parte e vêm em várias formas e tamanhos, afetando quase todos. Isso é normal. Conhecer os perigos e saber como se proteger não necessariamente eliminará o risco, mas pode mitigar seus danos e reduzir as chances de um resultado negativo.

Quais são os principais riscos financeiros

Risco de crédito

Também conhecido como risco de inadimplência, o risco de crédito é o perigo associado ao empréstimo de dinheiro. Se o mutuário se tornar incapaz de pagar o empréstimo, ele ficará inadimplente. Nessa situação, os investidores afetados pelo risco de crédito sofrem com a diminuição da receita de reembolsos de empréstimos, bem como com a perda de principal e juros. Os credores também podem enfrentar um aumento nos custos de cobrança de dívidas.

O risco de crédito é, portanto, uma forma de determinar a capacidade de um devedor cumprir as suas obrigações de pagamento.

Risco de mercado

O risco de mercado é causado, em grande parte, pelas incertezas econômicas, que podem impactar o desempenho de todas as empresas e não apenas de uma empresa. Variações nos preços de ativos, passivos e derivativos estão incluídos nessas fontes de risco.

Por exemplo, esse é o risco a que está exposta uma empresa importadora que paga seus insumos em dólares e depois vende o produto final em moeda local. No caso de desvalorização, essa empresa pode sofrer perdas que a impediriam de cumprir suas obrigações financeiras.

O mesmo se aplica a inovações e mudanças no mercado. Um exemplo é o setor comercial. As empresas que conseguiram se adaptar ao mercado digital para vender seus produtos online tiveram um aumento no faturamento. Enquanto isso, aqueles que resistiram a essas transformações mostram competitividade atrasada.

Risco operacional

Existem diferentes tipos de risco operacional. Esses riscos ocorrem devido à falta de controles internos dentro da empresa, falhas tecnológicas, má gestão, erro humano ou falta de treinamento dos funcionários. Eventualmente, esse risco quase sempre leva a uma perda financeira para a empresa.

O risco operacional é um dos mais difíceis de medir objetivamente. Para poder calculá-lo com precisão, a empresa deve criar um histórico de falhas desse tipo e reconhecer a possível ligação entre elas.

Esses riscos podem ser evitados se um risco específico for considerado capaz de desencadear outros riscos. Uma máquina quebrada, por exemplo, não implica apenas no gasto para consertá-la. Também causa prejuízos por paradas de produção, que podem atrasar a entrega dos produtos e até afetar a reputação da empresa.

Como analisar os riscos financeiros

Identificar o risco é um primeiro passo importante no processo. Como parte desta etapa, é fundamental considerar todos os possíveis eventos ou ocorrências que possam representar um impacto monetário negativo.

Esses riscos potenciais podem ser descritos em uma lista e geralmente são categorizados com base nos tipos de risco financeiro. Por exemplo, todos os riscos relacionados ao crédito normalmente serão agrupados.

As ferramentas que podem ser usadas para ajudar a identificar riscos financeiros incluem:

  • Analisar a situação financeira atual

  • Fazer um brainstorming de riscos financeiros em um ambiente de workshop

  • Usar eventos de estresse financeiro anteriores como referência

  • Entrevistar partes internas e externas e especialistas

  • Usar listas de verificação de risco financeiro pré-determinadas

Como calcular os riscos financeiros

Os riscos financeiros podem ser avaliados qualitativa e quantitativamente. Na área de finanças, frequentemente o foco está na avaliação de risco quantitativa, mas a avaliação de risco qualitativa nunca deve ser negligenciada.

Em geral, os riscos financeiros podem ser avaliados e priorizados usando a seguinte fórmula: P x I = E

Onde:

  • P = Probabilidade de ocorrência do evento de risco

  • I = Impacto da ocorrência do evento de risco

  • E = Perda esperada do risco

Exemplo: se houver uma probabilidade de 10% de que ocorra uma perda de $500.000, então a perda esperada do evento de risco é de 10% x $500.000 = $50.000.

Como prevenir riscos financeiros

O gerenciamento de risco financeiro para empresas engloba um processo de quatro estágios:

  1. Identificar potenciais riscos financeiros

  2. Analisar e quantificar a gravidade desses riscos

  3. Decidir sobre uma estratégia para gerenciar esses riscos

  4. Acompanhar a performance da estratégia

As estratégias de prevenção de riscos, por sua vez, são atividades que visam eliminar qualquer ação que possa expor a corporação a riscos. Por exemplo, a empresa pode evitar expandir suas operações para uma área geográfica com alta incerteza política e regulatória.

A decisão de qual estratégia usar depende da natureza do risco e dos objetivos maiores da empresa. O mais importante é que os riscos sejam totalmente compreendidos antes de decidir sobre a estratégia apropriada para remediá-los.

Entenda mais sobre registro de marca no nosso Instagram

Conteúdos todos os dias para você estar atualizado com as principais novidades.

Rolar para cima