Nosso Blog

Descubra sobre sua Marca

Regime de caixa e regime de competência: o que é?

Regime de caixa e regime de competência: o que é?

A contabilidade é um dos setores mais importantes dentro de uma empresa e toda sua estrutura deve ser planejada desde a abertura do negócio, principalmente para a criação do regime contábil. Entre as opções, temos regime de caixa e regime de competência. Saiba o que é cada um deles e como aplicar no seu negócio.

 

O que é regime de caixa?

O regime de caixa é um método que você utiliza para registrar as transações no dia em que o pagamento e o recebimento do dinheiro são feitos. Esse modelo é muito indicado para quem trabalha com vendas a prazo e prestações de serviços, porque você paga os impostos somente após o recebimento do dinheiro.

Esse regime pode ser dividido em dois registros para fazer o cálculo:

Registro de receitas

Ele deve ser feito quando as transações foram pagas, já o reconhecimento ocorre quando o pagamento for confirmado.

Registro de despesas

Deve ser realizado quando os valores que constam como ativos deixam de aparecer, já que são efetivados como pagamentos.

 

O que é regime de competência?

O regime de competência é utilizado para registrar os lançamentos no dia em que eles são feitos. Ou seja, não importa quando o pagamento vai ser feito, mas sim quando que as transações foram realizadas. A maioria dos relatórios é baseado nesse formato, já que é possível identificar novas e antigas transações. Além disso, esse é o regime oficial para declaração de imposto de renda.

Ele também pode ser dividido de duas formas para o cálculo:

Registro de receitas

Ele ocorre quando as transações foram realizadas, já o reconhecimento é feito no mesmo dia que o contrato foi firmado.

Registro de despesas

É usado quando os valores que constam como ativos deixam de existir, e agora aparecem no período de competência dessas despesas.

Como você pode perceber, regime de caixa e regime de competência são ótimos métodos para fazer a contabilidade, sendo que a principal diferença é a forma como é feito o registro: no de caixa é no dia do pagamento, e no de competência é no dia do acerto da transação.

Além de fazer o seu regime financeiro, é muito importante que você tenha um registro de marca para sua empresa, o que evita que ela seja usada de forma ilegal. Todo esse procedimento é feito junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Para que esse registro seja feito da melhor forma, você pode contar com os serviços de uma empresa especializada. A Move On gerencia e cuida de toda a burocracia de uma maneira eficiente para minimizar os possíveis obstáculos com o INPI. Entre em contato e saiba tudo o que é preciso para registrar sua marca.