Razão social e nome fantasia: diferença entre eles e marca

Razão social e nome fantasia: diferença entre eles e marca Razão social e nome fantasia: diferença entre eles e marca

Muita gente ainda não sabe ou não entende a real diferença entre razão social e nome fantasia, mas a explicação pode ser simples: razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades, já o nome fantasia é uma designação popular utilizada por uma instituição pública ou privada.

Por exemplo, Bauducco é o nome fantasia da empresa de alimentação brasileira cuja razão social é “Pandurata Alimentos Ltda.”, mas o mesmo pode acontecer com o nome de restaurantes, veículos de comunicação, bancos e empresas de diversos outros ramos. 

Para não restar dúvidas sobre o assunto, confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre razão social e nome fantasia. 

O que é razão social, nome fantasia e marca? Para quê eles servem?

Razão Social

Também pode ser chamada de Denominação Social ou Firma Empresarial, corresponde ao nome dado à pessoa jurídica no momento em que ela é registrada na Junta Comercial ou em cartório. 

A Razão social é designada como um atributo legal presente na escritura ou no documento de constituição que serve para identificar uma empresa e demonstrar a sua constituição legal para uso em termos formais. Por este motivo, esse é o nome que deve ser usado em documentos oficiais, contratos, aberturas de contas em bancos e notas fiscais.

Também é importante lembrar que ele é obrigatório para a realização de um registro de marca de pessoas jurídicas e para proteger a empresa de fraudes, já que nenhum outro CNPJ pode ter a mesma razão social que outro já existente. No entanto, a razão social não precisa ter a ver com o nome fantasia.

A razão social também carrega uma sigla, como o “Ltda.” (que significa Sociedade Empresária Limitada) da “Pandurata Alimentos Ltda.” citada acima. Essa sigla revela qual o tipo da empresa, refletindo nos direitos e deveres e na administração do negócio.

Nome Fantasia

Também conhecido como Nome de Fachada ou Marca Empresarial, o nome fantasia é aquele usado para divulgar uma empresa e, geralmente, é mais simples e curto que a razão social, pois isso facilita na memorização dos consumidores.

Ele serve principalmente para a divulgação e aproveitamento de sua marca, além de ser importante para a estratégia de marcas e de vendas. Voltando para o exemplo já citado, Bauducco soa muito melhor (e mais simples) do que “Pandurata Alimentos Ltda.”, não é mesmo? 

registro de nome fantasia não é necessário, mas ele pode proteger a reputação da sua marca e os negócios da empresa como um todo, isso porque mais de uma empresa pode ter o mesmo nome fantasia, caso ele não seja registrado. Esse registro deve ser realizado junto ao INPI. 

Ao realizá-lo, a marca se incorpora ao patrimônio da empresa e, em muitos casos, inclusive, ela acaba se tornando mais valiosa do que os próprios bens patrimoniais de uma empresa. 

Marca

E, por falar em marca, é importante mencionar que ela não é o mesmo que nome fantasia. Apesar de muitas pessoas confundirem os dois termos, eles são diferentes e o fato de uma empresa ter um nome fantasia não significa que ela possui registro de marca. 

Essa confusão se deve ao fato de que muitas empresas registram como marca o nome que utilizam em sua fachada, mas o conceito vai além disso. A marca é um tipo de sinal utilizado para diferenciar serviços e produtos. Uma empresa pode ter mais de uma marca, por exemplo, mas todas funcionam como instrumento de comunicação com seus clientes. 

É por meio das marcas, inclusive, que os consumidores conseguem distinguir seus produtos e serviços dos oferecidos pela concorrência e, por isso, registrá-las é fundamental para qualquer tipo de negócio. 

Para facilitar esse processo, você pode procurar por uma empresa especializada em registro de marcas como a Move On, que conta com profissionais capacitados e experientes neste ramo. 

E, se você tem ou pretende abrir um negócio próprio, aproveite e tire todas as suas dúvidas aqui no blog da Move On, mantenha-se informado e facilite os trâmites para proteção da sua empresa.

A MARCA REGISTRADA GERA LUCRO À SUA EMPRESA!

A marca registrada é adicionada na contagem da mensuração do valor da empresa, aumentando o valor percebido perante investidores e valor final das ações, aplicações e vendas.

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É aqui que você vai ter tranquilidade e acompanhamento do início ao fim.

Nosso serviço é para todas as pessoas que possuem uma marca própria, seja você pessoa física ou jurídica, grande ou individual.

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Muita gente ainda não sabe ou não entende a real diferença entre razão social e nome fantasia, mas a explicação pode ser simples: razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades, já o nome fantasia é uma designação popular utilizada por uma instituição pública ou privada.

Por exemplo, Bauducco é o nome fantasia da empresa de alimentação brasileira cuja razão social é “Pandurata Alimentos Ltda.”, mas o mesmo pode acontecer com o nome de restaurantes, veículos de comunicação, bancos e empresas de diversos outros ramos. 

Para não restar dúvidas sobre o assunto, confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre razão social e nome fantasia. 

O que é razão social, nome fantasia e marca? Para quê eles servem?

Razão Social

Também pode ser chamada de Denominação Social ou Firma Empresarial, corresponde ao nome dado à pessoa jurídica no momento em que ela é registrada na Junta Comercial ou em cartório. 

A Razão social é designada como um atributo legal presente na escritura ou no documento de constituição que serve para identificar uma empresa e demonstrar a sua constituição legal para uso em termos formais. Por este motivo, esse é o nome que deve ser usado em documentos oficiais, contratos, aberturas de contas em bancos e notas fiscais.

Também é importante lembrar que ele é obrigatório para a realização de um registro de marca de pessoas jurídicas e para proteger a empresa de fraudes, já que nenhum outro CNPJ pode ter a mesma razão social que outro já existente. No entanto, a razão social não precisa ter a ver com o nome fantasia.

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Nome Fantasia

Também conhecido como Nome de Fachada ou Marca Empresarial, o nome fantasia é aquele usado para divulgar uma empresa e, geralmente, é mais simples e curto que a razão social, pois isso facilita na memorização dos consumidores.

Ele serve principalmente para a divulgação e aproveitamento de sua marca, além de ser importante para a estratégia de marcas e de vendas. Voltando para o exemplo já citado, Bauducco soa muito melhor (e mais simples) do que “Pandurata Alimentos Ltda.”, não é mesmo? 

registro de nome fantasia não é necessário, mas ele pode proteger a reputação da sua marca e os negócios da empresa como um todo, isso porque mais de uma empresa pode ter o mesmo nome fantasia, caso ele não seja registrado. Esse registro deve ser realizado junto ao INPI. 

Ao realizá-lo, a marca se incorpora ao patrimônio da empresa e, em muitos casos, inclusive, ela acaba se tornando mais valiosa do que os próprios bens patrimoniais de uma empresa. 

Marca

E, por falar em marca, é importante mencionar que ela não é o mesmo que nome fantasia. Apesar de muitas pessoas confundirem os dois termos, eles são diferentes e o fato de uma empresa ter um nome fantasia não significa que ela possui registro de marca. 

Essa confusão se deve ao fato de que muitas empresas registram como marca o nome que utilizam em sua fachada, mas o conceito vai além disso. A marca é um tipo de sinal utilizado para diferenciar serviços e produtos. Uma empresa pode ter mais de uma marca, por exemplo, mas todas funcionam como instrumento de comunicação com seus clientes. 

É por meio das marcas, inclusive, que os consumidores conseguem distinguir seus produtos e serviços dos oferecidos pela concorrência e, por isso, registrá-las é fundamental para qualquer tipo de negócio. 

Para facilitar esse processo, você pode procurar por uma empresa especializada em registro de marcas como a Move On, que conta com profissionais capacitados e experientes neste ramo. 

E, se você tem ou pretende abrir um negócio próprio, aproveite e tire todas as suas dúvidas aqui no blog da Move On, mantenha-se informado e facilite os trâmites para proteção da sua empresa.

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