Ao nomear a empresa e criar o logotipo, todo empreendedor se depara com a dúvida: quanto custa registrar uma marca? Vale a pena fazer este investimento? Conheça os custos que podem envolver o processo de registro de marca.
Quando uma empresa está começando, é normal priorizar gastos e investir apenas no que parece ser essencial, afinal, os custos iniciais para abrir uma empresa pesam no bolso. Esperar para registrar uma marca achando que esse é um gasto desnecessário, no entanto, pode render diversos prejuízos e gastos inesperados que acabariam comprometendo o seu fluxo de caixa.
Leia mais em: Entenda os riscos de não registrar a sua marca
Porém, se você já se convenceu da importância dessa ação e pretende dar início ao pedido, há ainda a necessidade de entender quanto custa registrar uma marca para que sua empresa possa planejar bem esse investimento. Esse é o seu caso? Então aproveite para conferir abaixo os custos envolvidos no processo de registro tanto para pessoas físicas, quanto para pessoas jurídicas.
Os valores para registro variam de acordo com o enquadramento do solicitante e a forma da solicitação e incluem diversos serviços e taxas. A taxa para entrar com o pedido de registro de marca varia entre R$ 142,00 e R$ 355,00. Caso ele seja aprovado, é cobrada uma taxa de concessão que varia entre R$ 298,00 (para MEI, ME, EPP) e R$ 745,00 (para empresas que não têm o benefício do desconto concedido pelo governo.
Outras taxas também podem acabar surgindo, caso haja algum incidente como recursos, oposições, manifestações e etc. Além disso, após 10 anos será necessário renovar o pedido, sendo que o valor de prorrogação varia entre R$ 426,00 e R$ 1.065,00, conforme o porte da empresa.
Segundo a Lei de Propriedade Industrial, qualquer pessoa física ou jurídica pode solicitar o registro de marca. No entanto, é preciso lembrar que, para uma marca ser registrada, o(a) titular/proprietário(a) precisa comprovar que exerce licitamente a atividade para a qual quer que a marca seja registrada.
No caso de atividades que requerem naturalmente um CNPJ, é preciso que haja compatibilidade com a atividade para a qual se pretende solicitar o registro. Já a pessoa física precisa comprovar a atividade exercida por meio de documentos com validade legal. Em caso de informações falsas, o INPI pode anular a marca, não havendo possibilidade de recurso ou defesa - mesmo que ela já tenha sido concedida.
Todo processo de registro de marcas é realizado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que se trata de uma autarquia federal brasileira. Dessa forma, existem algumas taxas obrigatórias a serem pagas ao governo, independentemente da contratação de uma empresa de registro de marcas.
Para pessoa física, micro e pequenas empresas e associações, a taxa inicial em 2021 para dar início ao pedido é de R$ 166,00 (com especificação de livre preenchimento), já com 60% de desconto que o governo oferece para as empresas menores.
Ao final do processo, que pode levar em média 10 a 12 meses, o INPI cobra também uma taxa federal de concessão, no caso de o pedido ser deferido. O valor em 2021 é de R$ 298,00 para pessoas físicas e micro e pequenas empresas.
Esta taxa envolve a emissão do certificado de registro da marca, que é válido por dez anos, podendo ser renovado após este período.
O pedido de prorrogação/renovação de registro de uma marca pode ser feito por meio eletrônico ou em papel, na sede do INPI ou nas representantes do instituto. O pagamento de retribuição adicional tem o valor de R$426,00 para pedidos dentro do prazo e R$644,00 para pedidos no prazo extraordinário - essas taxas são válidas para pessoa física, MEI, microempresa, empresa de pequeno porte e associações sem fins econômicos.
As fases do processo de registro de marca são, basicamente: classificação da marca, busca de viabilidade, cadastro no portal do INPI, pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU), envio das informações da marca e, por fim, o acompanhamento do processo. Apesar de não serem muitas, elas exigem bastante atenção e conhecimento.
Todo o processo de registro - da submissão do pedido à certificação - pode durar até 18 meses. Diante disso, muitos empresários optam por buscar ajuda profissional de empresas especializadas no registro de marcas, o que evita possíveis entraves e aumenta as chances do seu pedido ser aprovado pelo INPI.
Além de ser um diferencial competitivo, o registro no INPI é a única forma de garantir o uso exclusivo de uma marca em território nacional (e, em alguns casos, em territórios internacionais também), já que o Instituto é o responsável por executar as normas que regulam a Propriedade Industrial, segundo a Lei 9.279/96.
O certificado do INPI protege as marcas brasileiras da concorrência desleal, impedindo que uma pessoa utilize o mesmo nome ou logo de outra empresa já registrada dentro ou fora da internet. Somente com ele é possível expandir um negócio e investir no sistema de franquias e garantir o recebimento de royalties caso você queira licenciar sua marca.
Vale ressaltar também que a marca pode trazer diversas vantagens financeiras já que, além de se tornar o patrimônio imaterial da empresa, ela também é contabilizada na determinação do seu valor, inclusive aumentando-o perante investidores no preço de ações e aplicações.
Sim, qualquer pessoa pode registrar uma marca gratuitamente - sem ajuda profissional. No entanto, é importante ressaltar que o INPI cobra taxas para realizar esse serviço, o que quer dizer que, de qualquer forma, você ainda terá que arcar com alguns custos se quiser registrar a sua marca por conta própria.
Além disso, em muitos casos, “o barato acaba saindo caro”, já que para ter o pedido deferido pelo INPI, é necessário enfrentar diversas burocracias que podem ser facilitadas por empresas especializadas em registro de marcas. Clique e saiba mais sobre o registro de marca feito de forma gratuita.
Além das taxas federais citadas acima, o processo de registro de marca também pode incluir um acompanhamento profissional. A contratação de uma empresa de registro de marcas é a melhor forma de enfrentar as etapas burocráticas do registro e de economizar tempo resolvendo possíveis entraves e solicitações de última hora com o INPI.
A média de preço cobrado pelas empresas para dar início ao processo é de R$ 2.000,00 (fora as taxas do INPI), mas esse valor pode variar. A Move On cobra abaixo do valor médio de mercado e, além de realizar e acompanhar todo o processo de registro, também oferece relatórios mensais aos clientes. Agora que você já sabe quanto custa registrar uma marca, solicite o seu registro com a Move On e invista em mais segurança para a sua empresa!
Leia mais: 12 dúvidas comuns sobre registro de marcas e patentes.
A marca registrada é adicionada na contagem da mensuração do valor da empresa, aumentando o valor percebido perante investidores e valor final das ações, aplicações e vendas.
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Quando uma empresa está começando, é normal priorizar gastos e investir apenas no que parece ser essencial, afinal, os custos iniciais para abrir uma empresa pesam no bolso. Esperar para registrar uma marca achando que esse é um gasto desnecessário, no entanto, pode render diversos prejuízos e gastos inesperados que acabariam comprometendo o seu fluxo de caixa.
Leia mais em: Entenda os riscos de não registrar a sua marca
Porém, se você já se convenceu da importância dessa ação e pretende dar início ao pedido, há ainda a necessidade de entender quanto custa registrar uma marca para que sua empresa possa planejar bem esse investimento. Esse é o seu caso? Então aproveite para conferir abaixo os custos envolvidos no processo de registro tanto para pessoas físicas, quanto para pessoas jurídicas.
Os valores para registro variam de acordo com o enquadramento do solicitante e a forma da solicitação e incluem diversos serviços e taxas. A taxa para entrar com o pedido de registro de marca varia entre R$ 142,00 e R$ 355,00. Caso ele seja aprovado, é cobrada uma taxa de concessão que varia entre R$ 298,00 (para MEI, ME, EPP) e R$ 745,00 (para empresas que não têm o benefício do desconto concedido pelo governo.
Outras taxas também podem acabar surgindo, caso haja algum incidente como recursos, oposições, manifestações e etc. Além disso, após 10 anos será necessário renovar o pedido, sendo que o valor de prorrogação varia entre R$ 426,00 e R$ 1.065,00, conforme o porte da empresa.
Segundo a Lei de Propriedade Industrial, qualquer pessoa física ou jurídica pode solicitar o registro de marca. No entanto, é preciso lembrar que, para uma marca ser registrada, o(a) titular/proprietário(a) precisa comprovar que exerce licitamente a atividade para a qual quer que a marca seja registrada.
No caso de atividades que requerem naturalmente um CNPJ, é preciso que haja compatibilidade com a atividade para a qual se pretende solicitar o registro. Já a pessoa física precisa comprovar a atividade exercida por meio de documentos com validade legal. Em caso de informações falsas, o INPI pode anular a marca, não havendo possibilidade de recurso ou defesa - mesmo que ela já tenha sido concedida.
Todo processo de registro de marcas é realizado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que se trata de uma autarquia federal brasileira. Dessa forma, existem algumas taxas obrigatórias a serem pagas ao governo, independentemente da contratação de uma empresa de registro de marcas.
Para pessoa física, micro e pequenas empresas e associações, a taxa inicial em 2021 para dar início ao pedido é de R$ 166,00 (com especificação de livre preenchimento), já com 60% de desconto que o governo oferece para as empresas menores.
Ao final do processo, que pode levar em média 10 a 12 meses, o INPI cobra também uma taxa federal de concessão, no caso de o pedido ser deferido. O valor em 2021 é de R$ 298,00 para pessoas físicas e micro e pequenas empresas.
Esta taxa envolve a emissão do certificado de registro da marca, que é válido por dez anos, podendo ser renovado após este período.
O pedido de prorrogação/renovação de registro de uma marca pode ser feito por meio eletrônico ou em papel, na sede do INPI ou nas representantes do instituto. O pagamento de retribuição adicional tem o valor de R$426,00 para pedidos dentro do prazo e R$644,00 para pedidos no prazo extraordinário - essas taxas são válidas para pessoa física, MEI, microempresa, empresa de pequeno porte e associações sem fins econômicos.
As fases do processo de registro de marca são, basicamente: classificação da marca, busca de viabilidade, cadastro no portal do INPI, pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU), envio das informações da marca e, por fim, o acompanhamento do processo. Apesar de não serem muitas, elas exigem bastante atenção e conhecimento.
Todo o processo de registro - da submissão do pedido à certificação - pode durar até 18 meses. Diante disso, muitos empresários optam por buscar ajuda profissional de empresas especializadas no registro de marcas, o que evita possíveis entraves e aumenta as chances do seu pedido ser aprovado pelo INPI.
Além de ser um diferencial competitivo, o registro no INPI é a única forma de garantir o uso exclusivo de uma marca em território nacional (e, em alguns casos, em territórios internacionais também), já que o Instituto é o responsável por executar as normas que regulam a Propriedade Industrial, segundo a Lei 9.279/96.
O certificado do INPI protege as marcas brasileiras da concorrência desleal, impedindo que uma pessoa utilize o mesmo nome ou logo de outra empresa já registrada dentro ou fora da internet. Somente com ele é possível expandir um negócio e investir no sistema de franquias e garantir o recebimento de royalties caso você queira licenciar sua marca.
Vale ressaltar também que a marca pode trazer diversas vantagens financeiras já que, além de se tornar o patrimônio imaterial da empresa, ela também é contabilizada na determinação do seu valor, inclusive aumentando-o perante investidores no preço de ações e aplicações.
Sim, qualquer pessoa pode registrar uma marca gratuitamente - sem ajuda profissional. No entanto, é importante ressaltar que o INPI cobra taxas para realizar esse serviço, o que quer dizer que, de qualquer forma, você ainda terá que arcar com alguns custos se quiser registrar a sua marca por conta própria.
Além disso, em muitos casos, “o barato acaba saindo caro”, já que para ter o pedido deferido pelo INPI, é necessário enfrentar diversas burocracias que podem ser facilitadas por empresas especializadas em registro de marcas. Clique e saiba mais sobre o registro de marca feito de forma gratuita.
Além das taxas federais citadas acima, o processo de registro de marca também pode incluir um acompanhamento profissional. A contratação de uma empresa de registro de marcas é a melhor forma de enfrentar as etapas burocráticas do registro e de economizar tempo resolvendo possíveis entraves e solicitações de última hora com o INPI.
A média de preço cobrado pelas empresas para dar início ao processo é de R$ 2.000,00 (fora as taxas do INPI), mas esse valor pode variar. A Move On cobra abaixo do valor médio de mercado e, além de realizar e acompanhar todo o processo de registro, também oferece relatórios mensais aos clientes. Agora que você já sabe quanto custa registrar uma marca, solicite o seu registro com a Move On e invista em mais segurança para a sua empresa!
Leia mais: 12 dúvidas comuns sobre registro de marcas e patentes.
A marca registrada é adicionada na contagem da mensuração do valor da empresa, aumentando o valor percebido perante investidores e valor final das ações, aplicações e vendas.
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