Registro de marca e patente: quais são as diferenças?

Registro de marca e patente: quais são as diferenças?

Os dois termos parecem sinônimos e confundem muitos empreendedores, porém, possuem diferenças fundamentais. Para facilitar na hora de definir se você precisa de um registro de marca ou de patente, iremos explicar melhor o que cada um deles aborda.

Uma empresa que quer proteger o seu nome e o seu logotipo do uso indevido pode se deparar com dois termos que parecem dizer a mesma coisa: registro de marca e registro de patente. Porém, usá-los como sinônimo não poderia estar mais errado. Por isso, na hora de buscar informações sobre o processo de registro de marca, é importante atentar-se à distinção entre os dois itens.

A seguir, explicamos cada um dos termos e como distinguir o que a sua empresa procura. Confira!

Registro de marca: a cara da empresa

Ao nomear a sua empresa e criar uma logomarca para ela, a última coisa que um empreendedor quer é ver outras pessoas, pior ainda se forem concorrentes, copiando estes termos ou criando ícones semelhantes.

Para proteger o nome e a identidade visual contra o uso indevido por terceiros, é preciso obter uma licença exclusiva, chamada de registro de marca, concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Ele permite registrar o nome, logotipo e até mesmo elementos que sejam característicos da empresa que representam. Saiba mais sobre os tipos de marcas neste link.

O processo de registro de marca dura, em média, 8 meses para que todas as etapas sejam concluídas e o INPI aceite ou não o pedido de registro. Caso seja aceito, o solicitante recebe o direito de usar aquela marca exclusivamente em todo o território nacional por 10 anos, que pode ser renovado por igual período indefinidamente.

Registro de patente: lucrando com a inovação

Existe um tipo diferente de pedido, chamado registro de patente, que trata de assegurar o direito de lucro sobre uma invenção, ou seja, a criação ou o desenvolvimento de uma nova tecnologia que ainda não existia. Ela pode proteger também no caso de melhorias inovadoras no uso ou na fabricação de utensílios e ferramentas já existentes.

O registro de patente não se trata de proteger uma simples ideia, mas um projeto inovador concreto que possa trazer resultados econômicos. O processo pode ser um pouco mais demorado que o registro de marca, durando em média 5 anos, e, caso o pedido for concedido, a solicitante poderá lucrar com o uso da sua patente por até 20 anos, prazo no qual ela passa a ser domínio público.

Como saber qual registro a sua empresa precisa

Se o seu negócio oferta serviços, é muito provável que não precise registrar patente, visto que não projeta nenhum produto ou tecnologia novos no mercado. Mas, quando falamos de registro de marca, ela é indispensável para qualquer empresa, porque irá garantir que todo o seu trabalho de fortalecimento de marca e fidelização de clientes não seja perdido caso outra pessoa decida registrá-la.

Já se o seu negócio é fabricar produtos comuns no mercado ou comercializar itens de outras marcas, o registro de patente não é cabível, afinal, não houve invenção por meio da sua empresa. Salvo nos casos em que sua empresa desenvolver uma nova tecnologia que melhore ou revolucione aqueles utensílios. É recomendado se informar bem com o INPI a respeito do que pode ou não ser patenteado antes de abrir o pedido.

As empresas que mais precisam tomar cuidado com a proteção legal são as que pretendem colocar em prática uma invenção própria ou desenvolver nova tecnologia. Nesse caso, ela precisa passar pelos dois processos, tanto o registro de marca quanto o registro de patente. O registro de marca servirá para proteger o seu nome e o do seu produto inovador, enquanto o registro de patente irá permitir que você lucre com o uso da sua invenção.

Importância do registro de marca

Como citamos acima, independentemente da sua empresa fornecer um produto ou serviço, inovadora ou não, o registro de marca é comum a qualquer negócio. Apenas com ele você protege o seu nome e garante uso exclusivo em território nacional.

Leia mais: 12 dúvidas comuns sobre registro de marcas e patentes.

Move On é uma empresa de registro de marca com experiência e profissionalismo para facilitar o seu processo no INPI e cuidar de toda a burocracia. Conheça os valores para registrar a sua marca.

Tire todas as suas dúvidas sobre registro de marca acompanhando o blog da Move On!

O registro também protege a marca contra tentativas de roubo, fraudes ou uso indevido.

Solicite o seu registro de marca

A MARCA REGISTRADA GERA LUCRO À SUA EMPRESA!

A marca registrada é adicionada na contagem da mensuração do valor da empresa, aumentando o valor percebido perante investidores e valor final das ações, aplicações e vendas.

Fale com nossos especialistas
Register Logos

Inicie seu registro agora. É fácil e seguro

Transformamos um procedimento burocrático em uma experiência satisfatória.

É aqui que você vai ter tranquilidade e acompanhamento do início ao fim.

Nosso serviço é para todas as pessoas que possuem uma marca própria, seja você pessoa física ou jurídica, grande ou individual.

Nossas Redes Sociais

Nossos embaixadores de marca

Next

Mais de 26 mil seguidores no Instagram!

Registro de marca e patente: quais são as diferenças?

Registro de marca e patente: quais são as diferenças?

Os dois termos parecem sinônimos e confundem muitos empreendedores, porém, possuem diferenças fundamentais. Para facilitar na hora de definir se você precisa de um registro de marca ou de patente, iremos explicar melhor o que cada um deles aborda.

Uma empresa que quer proteger o seu nome e o seu logotipo do uso indevido pode se deparar com dois termos que parecem dizer a mesma coisa: registro de marca e registro de patente. Porém, usá-los como sinônimo não poderia estar mais errado. Por isso, na hora de buscar informações sobre o processo de registro de marca, é importante atentar-se à distinção entre os dois itens.

A seguir, explicamos cada um dos termos e como distinguir o que a sua empresa procura. Confira!

Registro de marca: a cara da empresa

Ao nomear a sua empresa e criar uma logomarca para ela, a última coisa que um empreendedor quer é ver outras pessoas, pior ainda se forem concorrentes, copiando estes termos ou criando ícones semelhantes.

Para proteger o nome e a identidade visual contra o uso indevido por terceiros, é preciso obter uma licença exclusiva, chamada de registro de marca, concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Ele permite registrar o nome, logotipo e até mesmo elementos que sejam característicos da empresa que representam. Saiba mais sobre os tipos de marcas neste link.

O processo de registro de marca dura, em média, 8 meses para que todas as etapas sejam concluídas e o INPI aceite ou não o pedido de registro. Caso seja aceito, o solicitante recebe o direito de usar aquela marca exclusivamente em todo o território nacional por 10 anos, que pode ser renovado por igual período indefinidamente.

Registro de patente: lucrando com a inovação

Existe um tipo diferente de pedido, chamado registro de patente, que trata de assegurar o direito de lucro sobre uma invenção, ou seja, a criação ou o desenvolvimento de uma nova tecnologia que ainda não existia. Ela pode proteger também no caso de melhorias inovadoras no uso ou na fabricação de utensílios e ferramentas já existentes.

O registro de patente não se trata de proteger uma simples ideia, mas um projeto inovador concreto que possa trazer resultados econômicos. O processo pode ser um pouco mais demorado que o registro de marca, durando em média 5 anos, e, caso o pedido for concedido, a solicitante poderá lucrar com o uso da sua patente por até 20 anos, prazo no qual ela passa a ser domínio público.

Como saber qual registro a sua empresa precisa

Se o seu negócio oferta serviços, é muito provável que não precise registrar patente, visto que não projeta nenhum produto ou tecnologia novos no mercado. Mas, quando falamos de registro de marca, ela é indispensável para qualquer empresa, porque irá garantir que todo o seu trabalho de fortalecimento de marca e fidelização de clientes não seja perdido caso outra pessoa decida registrá-la.

Já se o seu negócio é fabricar produtos comuns no mercado ou comercializar itens de outras marcas, o registro de patente não é cabível, afinal, não houve invenção por meio da sua empresa. Salvo nos casos em que sua empresa desenvolver uma nova tecnologia que melhore ou revolucione aqueles utensílios. É recomendado se informar bem com o INPI a respeito do que pode ou não ser patenteado antes de abrir o pedido.

As empresas que mais precisam tomar cuidado com a proteção legal são as que pretendem colocar em prática uma invenção própria ou desenvolver nova tecnologia. Nesse caso, ela precisa passar pelos dois processos, tanto o registro de marca quanto o registro de patente. O registro de marca servirá para proteger o seu nome e o do seu produto inovador, enquanto o registro de patente irá permitir que você lucre com o uso da sua invenção.

Importância do registro de marca

Como citamos acima, independentemente da sua empresa fornecer um produto ou serviço, inovadora ou não, o registro de marca é comum a qualquer negócio. Apenas com ele você protege o seu nome e garante uso exclusivo em território nacional.

Leia mais: 12 dúvidas comuns sobre registro de marcas e patentes.

Move On é uma empresa de registro de marca com experiência e profissionalismo para facilitar o seu processo no INPI e cuidar de toda a burocracia. Conheça os valores para registrar a sua marca.

Tire todas as suas dúvidas sobre registro de marca acompanhando o blog da Move On!

Register Logos

Inicie seu registro agora. É fácil e seguro

Transformamos um procedimento burocrático em uma experiência satisfatória.

É aqui que você vai ter tranquilidade e acompanhamento do início ao fim.

Nosso serviço é para todas as pessoas que possuem uma marca própria, seja você pessoa física ou jurídica, grande ou individual.

A MARCA REGISTRADA GERA LUCRO À SUA EMPRESA!

A marca registrada é adicionada na contagem da mensuração do valor da empresa, aumentando o valor percebido perante investidores e valor final das ações, aplicações e vendas.

Fale com nossos especialistas

Nossos embaixadores de marca

Next

Mais de 26 mil seguidores no Instagram!