Para que serve uma marca? Saiba sua importância para a empresa

Para que serve uma marca? Saiba sua importância para a empresa

De acordo com o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), marca é um sinal distintivo cujas funções principais são identificar a origem e distinguir produtos ou serviços de outros idênticos, semelhantes ou afins de origem diversa.

No entanto, qualquer pessoa que tenha um negócio sabe que o papel da marca vai muito além disso, afinal, ela não é apenas o DNA, mas também o elo de conexão de uma empresa com os seus clientes. 

Inclusive, não é exagero dizer que a marca pode ser considerada o bem imaterial mais importante de um negócio. Isso porque ela está diretamente ligada à reputação dele, já que é a primeira impressão que uma empresa transmite ao seu público.

Por isso, se você tem ou pretende abrir um negócio, saiba mais sobre as funções de uma marca, o que ela representa para a empresa e, claro, como assegurar todos os seus direitos sobre ela.

Qual é a função de uma marca?

Por ser a definição dada pelo órgão que regulamenta a Lei da Propriedade Industrial no Brasil, pode-se dizer que a primeira função da marca é identificar produtos e serviços em meio aos demais concorrentes.

É importante lembrar que os consumidores sempre priorizam empresas que são referência no mercado e somente através da marca é possível reconhecer quais produtos e serviços apresentam uma boa solução ao público. Por este motivo, é possível afirmar que a ideia que sua marca ocupa na mente do cliente é um grande diferencial competitivo.

Além disso, a marca tem como função esclarecer a origem do que está sendo oferecido, ajudando para que o consumidor identifique aquilo que está adquirindo. Ao ver um produto das marcas Fanta, Sprite, Ice Tea Leão e Sprite, por exemplo, o consumidor já sabe que elas estão associadas à procedência confiável da Coca-Cola, por exemplo. 

O que a marca representa para a empresa?

A marca é responsável por dar identidade a qualquer negócio, representando o conjunto de valores pensados pelo empresário responsável por ela. Justamente por isso é extremamente importante que a estratégia e o posicionamento da empresa estejam bem definidos. Clique e entenda o que levar em consideração ao criar uma marca.

Como já mencionado acima, ela também é o patrimônio imaterial de uma empresa, e pode trazer várias vantagens financeiras, já que é contabilizada na determinação do valor de um negócio, inclusive aumentando-o perante investidores, no preço de ações e aplicações, caso seja registrada.

A marca registrada também traz lucros na comercialização de seus produtos e serviços por meio do valor agregado, se for associada a diversos atributos positivos como qualidade, confiança, bom atendimento e preocupação com o consumidor, por exemplo.

Fora todos esses benefícios, ela também é a representação simbólica de toda uma entidade, desde o seu conceito, até a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Sendo assim, a marca vai muito além de um nome e uma logo. 

Como proteger a minha marca? 

Para assegurar que sua marca desempenhe todas as funções mencionadas acima, é necessário que ela esteja protegida perante a Lei da Propriedade Industrial. Com o registro oficial no INPI, é concedido a você o direito de uso exclusivo da marca em todo o território nacional. 

Além disso, o registro de marca também assegura a repressão à pirataria e à concorrência desleal, garantindo que nenhuma empresa do mesmo segmento que a sua tente se aproveitar da sua reputação usando uma marca igual ou muito parecida com a sua.

Porém, para conseguir o registro oficial, é preciso entrar com um pedido junto ao INPI, que irá realizar diversas etapas até emitir o seu parecer, seja ele favorável ou não. O processo é bastante burocrático, porém essencial para garantir todos os direitos da sua marca.

A dica para aumentar as chances do seu pedido ser aprovado é buscar ajuda profissional de uma empresa de registro de marca como a Move On, que cuida de toda parte burocrática de maneira eficiente e com um ótimo custo-benefício. Clique e conheça os preços oferecidos.

O registro também protege a marca contra tentativas de roubo, fraudes ou uso indevido.

Solicite o seu registro de marca

A MARCA REGISTRADA GERA LUCRO À SUA EMPRESA!

A marca registrada é adicionada na contagem da mensuração do valor da empresa, aumentando o valor percebido perante investidores e valor final das ações, aplicações e vendas.

Fale com nossos especialistas
Register Logos

Inicie seu registro agora. É fácil e seguro

Transformamos um procedimento burocrático em uma experiência satisfatória.

É aqui que você vai ter tranquilidade e acompanhamento do início ao fim.

Nosso serviço é para todas as pessoas que possuem uma marca própria, seja você pessoa física ou jurídica, grande ou individual.

Nossas Redes Sociais

Nossos embaixadores de marca

Next

Mais de 26 mil seguidores no Instagram!

Para que serve uma marca? Saiba sua importância para a empresa

Para que serve uma marca? Saiba sua importância para a empresa

De acordo com o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), marca é um sinal distintivo cujas funções principais são identificar a origem e distinguir produtos ou serviços de outros idênticos, semelhantes ou afins de origem diversa.

No entanto, qualquer pessoa que tenha um negócio sabe que o papel da marca vai muito além disso, afinal, ela não é apenas o DNA, mas também o elo de conexão de uma empresa com os seus clientes. 

Inclusive, não é exagero dizer que a marca pode ser considerada o bem imaterial mais importante de um negócio. Isso porque ela está diretamente ligada à reputação dele, já que é a primeira impressão que uma empresa transmite ao seu público.

Por isso, se você tem ou pretende abrir um negócio, saiba mais sobre as funções de uma marca, o que ela representa para a empresa e, claro, como assegurar todos os seus direitos sobre ela.

Qual é a função de uma marca?

Por ser a definição dada pelo órgão que regulamenta a Lei da Propriedade Industrial no Brasil, pode-se dizer que a primeira função da marca é identificar produtos e serviços em meio aos demais concorrentes.

É importante lembrar que os consumidores sempre priorizam empresas que são referência no mercado e somente através da marca é possível reconhecer quais produtos e serviços apresentam uma boa solução ao público. Por este motivo, é possível afirmar que a ideia que sua marca ocupa na mente do cliente é um grande diferencial competitivo.

Além disso, a marca tem como função esclarecer a origem do que está sendo oferecido, ajudando para que o consumidor identifique aquilo que está adquirindo. Ao ver um produto das marcas Fanta, Sprite, Ice Tea Leão e Sprite, por exemplo, o consumidor já sabe que elas estão associadas à procedência confiável da Coca-Cola, por exemplo. 

O que a marca representa para a empresa?

A marca é responsável por dar identidade a qualquer negócio, representando o conjunto de valores pensados pelo empresário responsável por ela. Justamente por isso é extremamente importante que a estratégia e o posicionamento da empresa estejam bem definidos. Clique e entenda o que levar em consideração ao criar uma marca.

Como já mencionado acima, ela também é o patrimônio imaterial de uma empresa, e pode trazer várias vantagens financeiras, já que é contabilizada na determinação do valor de um negócio, inclusive aumentando-o perante investidores, no preço de ações e aplicações, caso seja registrada.

A marca registrada também traz lucros na comercialização de seus produtos e serviços por meio do valor agregado, se for associada a diversos atributos positivos como qualidade, confiança, bom atendimento e preocupação com o consumidor, por exemplo.

Fora todos esses benefícios, ela também é a representação simbólica de toda uma entidade, desde o seu conceito, até a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Sendo assim, a marca vai muito além de um nome e uma logo. 

Como proteger a minha marca? 

Para assegurar que sua marca desempenhe todas as funções mencionadas acima, é necessário que ela esteja protegida perante a Lei da Propriedade Industrial. Com o registro oficial no INPI, é concedido a você o direito de uso exclusivo da marca em todo o território nacional. 

Além disso, o registro de marca também assegura a repressão à pirataria e à concorrência desleal, garantindo que nenhuma empresa do mesmo segmento que a sua tente se aproveitar da sua reputação usando uma marca igual ou muito parecida com a sua.

Porém, para conseguir o registro oficial, é preciso entrar com um pedido junto ao INPI, que irá realizar diversas etapas até emitir o seu parecer, seja ele favorável ou não. O processo é bastante burocrático, porém essencial para garantir todos os direitos da sua marca.

A dica para aumentar as chances do seu pedido ser aprovado é buscar ajuda profissional de uma empresa de registro de marca como a Move On, que cuida de toda parte burocrática de maneira eficiente e com um ótimo custo-benefício. Clique e conheça os preços oferecidos.

Register Logos

Inicie seu registro agora. É fácil e seguro

Transformamos um procedimento burocrático em uma experiência satisfatória.

É aqui que você vai ter tranquilidade e acompanhamento do início ao fim.

Nosso serviço é para todas as pessoas que possuem uma marca própria, seja você pessoa física ou jurídica, grande ou individual.

A MARCA REGISTRADA GERA LUCRO À SUA EMPRESA!

A marca registrada é adicionada na contagem da mensuração do valor da empresa, aumentando o valor percebido perante investidores e valor final das ações, aplicações e vendas.

Fale com nossos especialistas

Nossos embaixadores de marca

Next

Mais de 26 mil seguidores no Instagram!