De acordo com o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), marca é um sinal distintivo cujas funções principais são identificar a origem e distinguir produtos ou serviços de outros idênticos, semelhantes ou afins de origem diversa.
No entanto, qualquer pessoa que tenha um negócio sabe que o papel da marca vai muito além disso, afinal, ela não é apenas o DNA, mas também o elo de conexão de uma empresa com os seus clientes.
Inclusive, não é exagero dizer que a marca pode ser considerada o bem imaterial mais importante de um negócio. Isso porque ela está diretamente ligada à reputação dele, já que é a primeira impressão que uma empresa transmite ao seu público.
Por isso, se você tem ou pretende abrir um negócio, saiba mais sobre as funções de uma marca, o que ela representa para a empresa e, claro, como assegurar todos os seus direitos sobre ela.
Por ser a definição dada pelo órgão que regulamenta a Lei da Propriedade Industrial no Brasil, pode-se dizer que a primeira função da marca é identificar produtos e serviços em meio aos demais concorrentes.
É importante lembrar que os consumidores sempre priorizam empresas que são referência no mercado e somente através da marca é possível reconhecer quais produtos e serviços apresentam uma boa solução ao público. Por este motivo, é possível afirmar que a ideia que sua marca ocupa na mente do cliente é um grande diferencial competitivo.
Além disso, a marca tem como função esclarecer a origem do que está sendo oferecido, ajudando para que o consumidor identifique aquilo que está adquirindo. Ao ver um produto das marcas Fanta, Sprite, Ice Tea Leão e Sprite, por exemplo, o consumidor já sabe que elas estão associadas à procedência confiável da Coca-Cola, por exemplo.
A marca é responsável por dar identidade a qualquer negócio, representando o conjunto de valores pensados pelo empresário responsável por ela. Justamente por isso é extremamente importante que a estratégia e o posicionamento da empresa estejam bem definidos. Clique e entenda o que levar em consideração ao criar uma marca.
Como já mencionado acima, ela também é o patrimônio imaterial de uma empresa, e pode trazer várias vantagens financeiras, já que é contabilizada na determinação do valor de um negócio, inclusive aumentando-o perante investidores, no preço de ações e aplicações, caso seja registrada.
A marca registrada também traz lucros na comercialização de seus produtos e serviços por meio do valor agregado, se for associada a diversos atributos positivos como qualidade, confiança, bom atendimento e preocupação com o consumidor, por exemplo.
Fora todos esses benefícios, ela também é a representação simbólica de toda uma entidade, desde o seu conceito, até a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Sendo assim, a marca vai muito além de um nome e uma logo.
Para assegurar que sua marca desempenhe todas as funções mencionadas acima, é necessário que ela esteja protegida perante a Lei da Propriedade Industrial. Com o registro oficial no INPI, é concedido a você o direito de uso exclusivo da marca em todo o território nacional.
Além disso, o registro de marca também assegura a repressão à pirataria e à concorrência desleal, garantindo que nenhuma empresa do mesmo segmento que a sua tente se aproveitar da sua reputação usando uma marca igual ou muito parecida com a sua.
Porém, para conseguir o registro oficial, é preciso entrar com um pedido junto ao INPI, que irá realizar diversas etapas até emitir o seu parecer, seja ele favorável ou não. O processo é bastante burocrático, porém essencial para garantir todos os direitos da sua marca.
A dica para aumentar as chances do seu pedido ser aprovado é buscar ajuda profissional de uma empresa de registro de marca como a Move On, que cuida de toda parte burocrática de maneira eficiente e com um ótimo custo-benefício. Clique e conheça os preços oferecidos.
A marca registrada é adicionada na contagem da mensuração do valor da empresa, aumentando o valor percebido perante investidores e valor final das ações, aplicações e vendas.
Fale com nossos especialistasDe acordo com o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), marca é um sinal distintivo cujas funções principais são identificar a origem e distinguir produtos ou serviços de outros idênticos, semelhantes ou afins de origem diversa.
No entanto, qualquer pessoa que tenha um negócio sabe que o papel da marca vai muito além disso, afinal, ela não é apenas o DNA, mas também o elo de conexão de uma empresa com os seus clientes.
Inclusive, não é exagero dizer que a marca pode ser considerada o bem imaterial mais importante de um negócio. Isso porque ela está diretamente ligada à reputação dele, já que é a primeira impressão que uma empresa transmite ao seu público.
Por isso, se você tem ou pretende abrir um negócio, saiba mais sobre as funções de uma marca, o que ela representa para a empresa e, claro, como assegurar todos os seus direitos sobre ela.
Por ser a definição dada pelo órgão que regulamenta a Lei da Propriedade Industrial no Brasil, pode-se dizer que a primeira função da marca é identificar produtos e serviços em meio aos demais concorrentes.
É importante lembrar que os consumidores sempre priorizam empresas que são referência no mercado e somente através da marca é possível reconhecer quais produtos e serviços apresentam uma boa solução ao público. Por este motivo, é possível afirmar que a ideia que sua marca ocupa na mente do cliente é um grande diferencial competitivo.
Além disso, a marca tem como função esclarecer a origem do que está sendo oferecido, ajudando para que o consumidor identifique aquilo que está adquirindo. Ao ver um produto das marcas Fanta, Sprite, Ice Tea Leão e Sprite, por exemplo, o consumidor já sabe que elas estão associadas à procedência confiável da Coca-Cola, por exemplo.
A marca é responsável por dar identidade a qualquer negócio, representando o conjunto de valores pensados pelo empresário responsável por ela. Justamente por isso é extremamente importante que a estratégia e o posicionamento da empresa estejam bem definidos. Clique e entenda o que levar em consideração ao criar uma marca.
Como já mencionado acima, ela também é o patrimônio imaterial de uma empresa, e pode trazer várias vantagens financeiras, já que é contabilizada na determinação do valor de um negócio, inclusive aumentando-o perante investidores, no preço de ações e aplicações, caso seja registrada.
A marca registrada também traz lucros na comercialização de seus produtos e serviços por meio do valor agregado, se for associada a diversos atributos positivos como qualidade, confiança, bom atendimento e preocupação com o consumidor, por exemplo.
Fora todos esses benefícios, ela também é a representação simbólica de toda uma entidade, desde o seu conceito, até a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Sendo assim, a marca vai muito além de um nome e uma logo.
Para assegurar que sua marca desempenhe todas as funções mencionadas acima, é necessário que ela esteja protegida perante a Lei da Propriedade Industrial. Com o registro oficial no INPI, é concedido a você o direito de uso exclusivo da marca em todo o território nacional.
Além disso, o registro de marca também assegura a repressão à pirataria e à concorrência desleal, garantindo que nenhuma empresa do mesmo segmento que a sua tente se aproveitar da sua reputação usando uma marca igual ou muito parecida com a sua.
Porém, para conseguir o registro oficial, é preciso entrar com um pedido junto ao INPI, que irá realizar diversas etapas até emitir o seu parecer, seja ele favorável ou não. O processo é bastante burocrático, porém essencial para garantir todos os direitos da sua marca.
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