Outbound Marketing: o que é, como fazer e mais Outbound Marketing: o que é, como fazer e mais

Eu sei que você já ouviu os termos “inbound marketing” e “outbound marketing” inúmeras vezes. Mas o que eles realmente significam? Quais seus objetivos? Quais táticas eles usam e qual funciona melhor? Nas próximas linhas vamos responder todas essas perguntas e você vai entender de uma vez por todas o que é outbound marketing.

O que é outbound marketing?

O mais convencional e mais antigo de todos os tipos de marketing é o outbound marketing. O outbound é o que a maioria das pessoas pensa quando se trata de marketing. 

Essa estratégia inclui outdoors, anúncios de rádio, telemarketing, mala direta e comerciais de TV - elementos bem tradicionais do marketing, como você pode perceber. Já no mundo digital, outbound inclui banners, pop-ups, pop-unders e cold email marketing.

O outbound marketing inclui todas as estratégias de publicidade que levam informações aos consumidores, mesmo quando eles não pedem. É por isso que também é conhecido como “push marketing”.

Nos últimos anos, o outbound marketing sofreu um desgaste e perdeu espaço para o inbound marketing. A saturação excessiva – especialmente online – levou a problemas como cegueira de banner e o aumento de bloqueadores de anúncios. 

Porém, apesar da sua popularidade ter caído, o outbound ainda é recomendado em alguns casos e possui sim alguns benefícios. Veremos isso melhor mais adiante, neste post.

Inbound x outbound marketing: Entenda as diferenças

O outbound marketing conta com a compra de anúncios, aquisição de listas de e-mail e maximização de exposição da marca, para que assim mais pessoas saibam da sua existência e respondam comprando seu produto. Podemos dizer que no outbound é a empresa que vai atrás dos clientes.

O inbound marketing, por outro lado, concentra-se em atrair o público através da oferta de um ótimo conteúdo que se alinha aos interesses dessas pessoas. Primeiro a empresa educa e conscientiza o público, gerando engajamento, e depois nutre essa relação por meio de novos conteúdos até que o momento de compra chegue. Ou seja: a empresa não vai ativamente atrás dos clientes; são os clientes que vêm até a empresa

Em vez de anunciar cegamente para um grande público que pode não estar interessado em seu produto ou receptivo às suas mensagens, o inbound marketing traz potenciais clientes para você por meio da atração de públicos que estão ativamente buscando pelo tipo de produto ou serviço que sua empresa oferece. 

Outra grande diferença entre inbound e outbound é que, enquanto o outbound marketing usa táticas offline e online, o inbound se concentra no domínio online.

Por que fazer outbound marketing?

Cada vez mais, as marcas estão usando uma estratégia omnichannel para atingir seu público-alvo onde quer que estejam. O outbound marketing é um elemento-chave no marketing omnichannel, abrindo canais offline e capturando a atenção do público quando eles não estão em suas telas.

O outbound ainda é uma das estratégias de marketing mais poderosas para grandes marcas, ou para empresas que estão presentes em diversos ambientes simultaneamente (online, loja física e em aplicativos). Quer um exemplo? Pense na relevância dos anúncios que aparecem no Super Bowl e no Big Brother Brasil. 

Como o outbound marketing normalmente não é tão direcionado quanto o inbound, ele pode ser útil para aumentar o reconhecimento da marca entre públicos amplos, ao invés de se concentrar nas conversões de clientes. Se você está em um momento de marca onde o objetivo é aumentar o brand awareness, o outbound pode ser especialmente interessante.

Essa estratégia tem suas desvantagens, no entanto. Além de ser caro em muitos casos, todas essas despesas nem sempre geram os resultados de marketing que uma empresa espera. Outra grande desvantagem do outbound é que é quase impossível rastrear com precisão seu alcance ou retorno do investimento (ROI).

O ideal mesmo é mesclar os dois modelos (outbound e inbound) para extrair o melhor que cada estratégia pode oferecer. Mas se você ainda não puder fazer isso, analise seu momento de marca para identificar qual tipo de marketing é melhor pra você.

Como aplicar outbound marketing

Antes de partir para a prática, tenha em mente os casos onde o outbound tende a ser mais interessante:

  • Ideal para públicos locais específicos

  • Parte integrante de uma estratégia de marketing omnicanal

  • Apelação para segmentos de público que não são nativos digitais

  • Forte foco na construção de reconhecimento da marca

Você se encaixa nesses pilares? Então é hora de pensar em como aplicar o outbound na sua empresa. Mas isso vai depender da realidade do seu negócio.

Algumas possibilidades de aplicação do outbound na prática são:

  • Entrar em contato com alguma rádio da sua cidade para fazer anúncios

  • Utilizar listas de emails para uma abordagem “fria” (o mesmo princípio do qual partem as “cold calls”, só que via e-mail)

  • Inserir banners em sites de terceiros (marketplaces ou parceiros de negócios)

  • Colocar anúncios em outdoors pela cidade

  • Entrar em contato com revistas famosas da sua área de atuação para imprimir anúncios da marca nela

  • Entrar em contato com podcasts famosos da sua área e incluir divulgação do seus produtos ou serviços no início ou final do episódio

Além disso, existem os clássicos anúncios de redes sociais. Você pode utilizar plataformas como Instagram, Twitter e TikTok para alcançar mais pessoas.

Os anúncios funcionam muito bem e costumam ter bons resultados de conversão. A única diferença em relação ao conteúdo do seu perfil nas redes sociais é que esse formato de marketing se concentra unicamente na promoção de um produto ou serviço, com o objetivo de venda. 

Agora que você já sabe o que é outbound marketing, quais suas diferenças do inbound e ideias de como aplicá-lo, é hora de colocar a mão na massa. Boa sorte!

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O que é outbound marketing?

O mais convencional e mais antigo de todos os tipos de marketing é o outbound marketing. O outbound é o que a maioria das pessoas pensa quando se trata de marketing. 

Essa estratégia inclui outdoors, anúncios de rádio, telemarketing, mala direta e comerciais de TV - elementos bem tradicionais do marketing, como você pode perceber. Já no mundo digital, outbound inclui banners, pop-ups, pop-unders e cold email marketing.

O outbound marketing inclui todas as estratégias de publicidade que levam informações aos consumidores, mesmo quando eles não pedem. É por isso que também é conhecido como “push marketing”.

Nos últimos anos, o outbound marketing sofreu um desgaste e perdeu espaço para o inbound marketing. A saturação excessiva – especialmente online – levou a problemas como cegueira de banner e o aumento de bloqueadores de anúncios. 

Porém, apesar da sua popularidade ter caído, o outbound ainda é recomendado em alguns casos e possui sim alguns benefícios. Veremos isso melhor mais adiante, neste post.

Inbound x outbound marketing: Entenda as diferenças

O outbound marketing conta com a compra de anúncios, aquisição de listas de e-mail e maximização de exposição da marca, para que assim mais pessoas saibam da sua existência e respondam comprando seu produto. Podemos dizer que no outbound é a empresa que vai atrás dos clientes.

O inbound marketing, por outro lado, concentra-se em atrair o público através da oferta de um ótimo conteúdo que se alinha aos interesses dessas pessoas. Primeiro a empresa educa e conscientiza o público, gerando engajamento, e depois nutre essa relação por meio de novos conteúdos até que o momento de compra chegue. Ou seja: a empresa não vai ativamente atrás dos clientes; são os clientes que vêm até a empresa

Em vez de anunciar cegamente para um grande público que pode não estar interessado em seu produto ou receptivo às suas mensagens, o inbound marketing traz potenciais clientes para você por meio da atração de públicos que estão ativamente buscando pelo tipo de produto ou serviço que sua empresa oferece. 

Outra grande diferença entre inbound e outbound é que, enquanto o outbound marketing usa táticas offline e online, o inbound se concentra no domínio online.

Por que fazer outbound marketing?

Cada vez mais, as marcas estão usando uma estratégia omnichannel para atingir seu público-alvo onde quer que estejam. O outbound marketing é um elemento-chave no marketing omnichannel, abrindo canais offline e capturando a atenção do público quando eles não estão em suas telas.

O outbound ainda é uma das estratégias de marketing mais poderosas para grandes marcas, ou para empresas que estão presentes em diversos ambientes simultaneamente (online, loja física e em aplicativos). Quer um exemplo? Pense na relevância dos anúncios que aparecem no Super Bowl e no Big Brother Brasil. 

Como o outbound marketing normalmente não é tão direcionado quanto o inbound, ele pode ser útil para aumentar o reconhecimento da marca entre públicos amplos, ao invés de se concentrar nas conversões de clientes. Se você está em um momento de marca onde o objetivo é aumentar o brand awareness, o outbound pode ser especialmente interessante.

Essa estratégia tem suas desvantagens, no entanto. Além de ser caro em muitos casos, todas essas despesas nem sempre geram os resultados de marketing que uma empresa espera. Outra grande desvantagem do outbound é que é quase impossível rastrear com precisão seu alcance ou retorno do investimento (ROI).

O ideal mesmo é mesclar os dois modelos (outbound e inbound) para extrair o melhor que cada estratégia pode oferecer. Mas se você ainda não puder fazer isso, analise seu momento de marca para identificar qual tipo de marketing é melhor pra você.

Como aplicar outbound marketing

Antes de partir para a prática, tenha em mente os casos onde o outbound tende a ser mais interessante:

  • Ideal para públicos locais específicos

  • Parte integrante de uma estratégia de marketing omnicanal

  • Apelação para segmentos de público que não são nativos digitais

  • Forte foco na construção de reconhecimento da marca

Você se encaixa nesses pilares? Então é hora de pensar em como aplicar o outbound na sua empresa. Mas isso vai depender da realidade do seu negócio.

Algumas possibilidades de aplicação do outbound na prática são:

  • Entrar em contato com alguma rádio da sua cidade para fazer anúncios

  • Utilizar listas de emails para uma abordagem “fria” (o mesmo princípio do qual partem as “cold calls”, só que via e-mail)

  • Inserir banners em sites de terceiros (marketplaces ou parceiros de negócios)

  • Colocar anúncios em outdoors pela cidade

  • Entrar em contato com revistas famosas da sua área de atuação para imprimir anúncios da marca nela

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Os anúncios funcionam muito bem e costumam ter bons resultados de conversão. A única diferença em relação ao conteúdo do seu perfil nas redes sociais é que esse formato de marketing se concentra unicamente na promoção de um produto ou serviço, com o objetivo de venda. 

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