Ao contrário do que muitos podem acreditar, o slogan da rede de lanches não é forte apenas porque vem de uma multinacional, mas também porque desperta sensações e conexões em cada consumidor, potencializando sua visibilidade no mercado. Já imaginou sua empresa sendo lembrada por uma frase? Então entenda o que é slogan, saiba porque ele é importante e saiba como criar um.
O que é slogan e por que toda empresa deveria ter um
Slogan é um termo em inglês que significa “grito de guerra”. No marketing, slogan é uma frase curta que tem como objetivo representar uma marca e fazer com que ela promova ao consumidor uma rápida identificação dos produtos e serviços oferecidos. A ideia é que ele se torne uma espécie de referência popular, assim como no exemplo do slogan “amo muito tudo isso”.
Também chamado de frase de impacto, o slogan é uma ótima forma de uma marca demonstrar seu posicionamento e dizer por que ela se destaca dos concorrentes. Além de fazer com que seu público lembre-se da sua empresa, ele também demonstra a oferta de valor do seu produto ou serviço e aumenta o impacto das suas ações de divulgação, contribuindo para uma imagem bem construída no mercado.
Apesar de ser muito utilizado por empresas de todos os segmentos, slogans também podem ser utilizados em campanhas políticas, como no caso da frase “Yes, we can” utilizada pelo ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama durante sua campanha eleitoral no ano de 2008.
Quais elementos são indispensáveis em um slogan
Você já deve ter entendido que um slogan precisa ser fácil de memorizar, mas o que mais é necessário para criar essa chamada “frase de impacto”? Antes de mais nada, você precisa lembrar que a frase deve ser curta, afinal, a ideia é que ele seja rapidamente gravado e frases longas podem dificultar essa memorização.
Além disso, é recomendado usar palavras fáceis que podem ser absorvidas pelos consumidores sem dificuldades. Evite usar termos somente porque eles parecem elegantes e prefira aqueles que já fazem parte do dia a dia do seu público alvo. Lembre-se que o slogan também é um convite para o consumo dos seus produtos e serviços!
Outros recursos que você pode utilizar – claro que sempre analisando se eles fazem sentido para a proposta da sua empresa – são rimas, ironias, frases de humor ou com duplo sentido como no caso do slogan da Ruffles, “a batata que dá onda” porque também tem seu design com ondulações.
Como criar um slogan de impacto
Antes de criar um slogan vale ter em mente que sua meta é fixar a sua marca e não apenas transmitir uma mensagem qualquer. Além de deixar claro a razão que faz com que o seu produto ou serviço seja o melhor do mercado, você também precisa que ele transpareça a história, o conceito e a personalidade da marca – ou, se preferir, o que faz a sua marca especial. Confira abaixo o que levar em consideração para criar um slogan de impacto.
Construa a personalidade da sua marca
Se a sua marca fosse uma pessoa, quem ela seria? Como ela seria? Quais adjetivos ela teria? Essas perguntas ajudam a traçar uma espécie de personalidade da sua marca, o que facilita a identificação de potenciais clientes e ainda estabelece a forma como sua empresa irá se posicionar diante de diversas questões.
Trace um propósito para a sua marca
Em um momento onde posicionamentos e convicções estão cada vez mais fortes, ter um propósito e acreditar nele faz toda a diferença. Nesse passo, é importante voltar ao passado e lembrar como e por qual motivo a sua empresa foi criada. O que você queria transformar quando criou o seu negócio? Por que sua marca precisa existir?
Conheça seus clientes e o público-alvo
O slogan de uma marca de cosméticos e o de uma marca de carros, por exemplo, devem ser completamente diferentes, certo? Por isso, analise qual público sua empresa deseja atingir e pesquise quais marcas essas pessoas gostam de consumir para entender qual é a melhor forma de se comunicar com eles.
Deixe claro porque sua marca é a melhor, mas seja honesto(a)
Entender qual é o diferencial competitivo da sua empresa é fundamental para convencer o consumidor a escolhê-la. Para isso, liste tudo aquilo que torna a sua marca diferente da concorrência para, depois, traçar como isso será comunicado. Mas, lembre-se: nunca prometa nada que seu produto não pode cumprir. Seja sincero e, dessa forma, você atenderá as expectativas do seu público.
Faça listas de palavras e depois combine-as
Depois que você já tiver passado pelas etapas acima, chega a hora de criar o slogan. Uma dica que pode te ajudar é listar as palavras que se relacionam de alguma forma com o objetivo da sua marca. Pense em adjetivos que as descrevem e também nos verbos que se relacionam ao seu ramo de atuação. Se você vende algo de comer, vale usar os verbos “saborear”, “apreciar” ou “degustar”.
Os melhores exemplos de slogan
Uma das melhores formas de se inspirar para criar o seu slogan é conhecendo bons exemplos, especialmente aqueles do seu mercado de atuação. Pensando nisso, separamos os melhores slogans de cada segmento. Confira abaixo!
Slogans de empresas do segmento alimentício
- Bis – “Quem pede um, pede bis.”
- Nescau – “Energia que dá gosto.”
- Toddynho – “O seu companheiro de aventuras.”
- Coca-Cola – “Sinta o sabor.”
- Kit Kat – “Faça uma pausa com KitKat.”
- Danoninho – “Vale por um bifinho.”
- Guaraná Antartica – “O Original do Brasil.”
- Pepsi – “Pode ser bom. Pode ser muito bom. Pode ser Pepsi.”
- Red Bull – “Red Bull te dá asas.”
- Hellmann’s – “A verdadeira maionese.”
- Kellogg’s – “Desperte o tigre em você.”
- Gatorade – “Com Gatorade você mais longe.”
- Elma Chips – “É impossível comer um só.”
- União – “Fazendo sua vida mais doce.”
- Sal Cisne – “A pitadinha que faz a diferença.”
Slogans de empresas do segmento de bebidas alcoólicas
- Smirnoff – “Bons amigos a gente faz com Smirnoff.”
- 51 – “Uma boa ideia.”
- Skol – “A cerveja que desce redondo.”
- Brahma – “A número 1.”
- Bohemia – “A primeira e melhor cerveja do Brasil.”
- Antarctica – “Boa! Só se for Antarctica.”
- Itaipava – “Não tem comparação.”
- Conhaque Dreher – “Deu duro, tome um Dreher.”
- Orloff – “Eu sou você amanhã.”
- Campari – “Só ele é assim.”
Slogans de empresas do segmento automotivo
- Ford – “Viva o novo.”
- Volkswagen – “Você conhece, você confia.”
- Honda Civic – “Além de tudo, é lindo.”
- Chevrolet – “Conte comigo.”
- Peugeot – “Peugeot. Emoção em movimento.”
- Nissan Sentra – “O sedã que veio para mudar o sedã.”
- Mercedes-Benz – “O futuro do automóvel.”
- Mitusbishi Pajero – “O mundo é 4×4.”
- Jeep – “Só existe um.”
- Renault – “Mude a direção.”
- Fiat Punto – “Você no comando.”
- Chevrolet – “Andando na Frente.”
- BMW – “Puro prazer de Dirigir.”
- Citroen – “Tecnologia criativa.”
Slogans de bancos e cartões
- Caixa – “Vem para Caixa você também, vem!”
- Itaú – “Feito para Você.”
- Santander – “O que a gente pode fazer por você hoje?”
- Visa – “Porque a vida é agora.”
- Bradesco – “Sempre à frente.”
- Citibank – “Só o melhor para você.”
- Mastercard – “Existem coisas que o dinheiro não compra. Para todas as outras existe Mastercard.”
- Banco do Brasil – “Todo seu.”
- American Express – “Ser um associado tem seus privilégios.”
Slogans de empresas dos segmentos de cosméticos e remédios
- Rexona – “Rexona não te abandona.”
- Axe – “A primeira impressão é a que fica.”
- Close Up – “Fale de perto com Close Up.”
- Johnson & Johnson – “A vida inteira com você.”
- Neutrox – “O salva-vidas do seu cabelo.”
- Lux – “Nove em cada dez estrelas usam Lux.”
- Natura – “Bem Estar Bem.”
- Oral B – “A marca mais respeitada pelos dentistas.”
- Colgate – “Sorriso saudável, sorriso Colgate.”
- Coppertone – “A marca da sua pele.”
- Melhoral – “Para você ficar legal, tome Melhoral.”
- Doril – “Tomou Doril, a dor sumiu.”
- Cepacol – “Contra os inimigos da boca.”
- Pastilha Vick – “Diga adeus ao bichinho do rrhan-rhan.”
- Band-Aid – “Cura 2 vezes mais rápido.”