Como criar uma marca de sucesso para a minha empresa?

A marca é o bem imaterial mais importante de um negócio. Quando bem pensada, ela identifica o serviço ou produto, diferencia-o da concorrência, pode demonstrar e até gerar valor à empresa.

O empreendedor que está prestes a criar uma marca para o próprio negócio precisa levar em consideração que ela não deve ser apenas um nome bonito. Ela deve transmitir um conjunto de significados que representem a identidade da empresa, pois será o principal elo entre ela e os clientes. 

Por isso, também, é tão importante fazer o registro de marca. Ele vai assegurar que a identidade que você criou para a sua empresa não levará o cliente para outras marcas.

Uma marca bem planejada e eficaz vai transmitir confiança e demonstrar a capacidade da empresa de atender às necessidades de seus clientes. Para isso, é necessário um processo de pesquisa e reconhecimento, que pode incluir:

  •  análise de mercado; 

  • análise do público-alvo; 

  • elaboração de uma estratégia clara com base nos objetivos da empresa.

A Move On juntou algumas sugestões de elementos que a sua empresa pode considerar ao criar uma marca para que ela se destaque e se diferencie da concorrência. Continue lendo e descubra!

Escolhendo o nome da empresa

O nome da empresa é um dos fatores mais importantes de uma marca. Por isso, separamos algumas dicas importantes para a hora de escolher o nome da sua empresa:

  • Deve ser fácil de ser lembrado: o nome deve ser breve, simples de escrever e de fácil compreensão. Além disso, é recomendado que esteja relacionado ao negócio.

  • Deve ser original e diferente da concorrência: um nome extremamente parecido pode até mesmo resultar em um processo legal caso outra empresa já tenha o registro de marca.

  • Pesquise seu público alvo: qual a linguagem mais adequada para alcançá-lo e como se comunicar de forma mais eficaz. Uma marca voltada para um público jovem é significativamente diferente de uma marca direcionada a uma audiência mais madura, por exemplo.

 

Vale ressaltar que o nome deve estar sempre alinhado com os objetivos e valores da empresa, ser pensado junto com a estratégia de longo prazo de divulgação e fortalecimento da marca.

 

Criação de logo 

A identidade visual é tão importante quanto o nome, pois é ela que vai fazer a associação de marca com cliente e diferenciar a empresa dos concorrentes. O visual é o que vai fazer você ser lembrado pelos consumidores.

O estudo prévio do logotipo é essencial antes da criação. Deve se levar em consideração elementos como pesquisa de referência, o conceito que a empresa deseja transmitir e a linguagem visual mais adequada para o público-alvo (como exemplificado na diferença entre o público jovem e um público mais maduro). 

O desenvolvimento da marca também envolve um planejamento abrangente da identidade visual, incluindo a definição de cores adequadas ao negócio e variações de aplicação. É fundamental que tanto o nome quanto o logotipo sejam memoráveis, facilmente reconhecidos e distintos dos demais. Dessa forma, as estratégias de publicidade e branding se tornam mais simples e eficazes.

Protegendo a sua marca

Depois de todo o trabalho para elaborar uma boa marca, a última coisa que o empreendedor quer é que ela seja usada por um concorrente. Por isso, é recomendado registrar a marca assim que o processo de criação for concluído. Explicamos melhor sobre isso em nosso texto: Registro de marca: entenda por que ele é importante para o seu negócio

 

Como registrar uma marca?

O processo de registro de marcas é longo e complexo, requerendo uma série de etapas e conhecimento especializado para garantir que a marca seja protegida de forma adequada. Além disso, é importante acompanhar de perto o andamento do registro, pois qualquer erro ou atraso pode resultar em perda de tempo e recursos para a empresa. Aqui estão algumas etapas que devem ser seguidas:

  • A primeira etapa do registro de marca é realizar uma pesquisa abrangente, para garantir que a marca desejada não esteja registrada ou sendo usada por outra empresa. Depois consultar o registro de marca, para ver a viabilidade de fazer o seu registro. Essa pesquisa ajuda a evitar possíveis conflitos no futuro. 

  • Após a conclusão da pesquisa, a próxima etapa é preparar o pedido de registro de marca.

  • Antes de fazer o pedido, é importante descobrir, através da área de atuação da sua empresa, em quais classes você deve fazer o pedido, isso garante que você não terá concorrentes com o mesmo nome em todas as áreas de atuação da sua empresa (Aqui temos a oportunidade de um link interno para algum artigo sobre classes do INPI. como por exemplo esse aqui https://www.moveonmarcas.com.br/blog/lista-de-classes-inpi

  • Após a preparação do pedido, ele precisa ser apresentado ao INPI.

Se quiser registrar a marca comercial da sua empresa, é aconselhável contar com a ajuda de uma empresa de registro de marcas. Esse processo pode ser bem complexo e é fundamental garantir que ele seja feito corretamente para proteger sua marca e seus direitos de propriedade intelectual. Conte com a Move On e tenha um entendimento completo do processo e seja orientado em cada etapa.

A Move On é uma empresa de registro de marca que conta com especialistas na área para facilitar o processo de registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Entre em contato conosco!

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