O que é inovação? O que é inovação?

Trazer uma nova ideia, modificar algum produto ou serviço para melhor, tudo isso faz parte de inovar. Com o crescimento da indústria 4.0 e a expansão das startups, esse termo ganhou força e está “na boca do povo” e dos empresários. Mas afinal, o que é inovação? Confira o texto com a definição desse conceito e alguns exemplos.

Qual o conceito de inovação?

Podemos dizer que inovação é fazer algo novo, como uma ideia, serviço, produto, ou pegar algo já conhecido, mas com uma nova aplicação. Dessa forma, inovar requer criatividade e coragem para que se siga um caminho que ninguém ainda desbravou. Além disso, toda essa novidade precisa solucionar algum problema existente ou, se possível, revolucionar um mercado.

Qual o objetivo da inovação?

Podemos considerar que o objetivo da inovação é melhorar algo, trazendo uma ideia completamente nova, ou aprimorando os processos. Também é importante diferenciar inovação de invenção, já que o ato de inventar é quando descobrimos algo novo, mas isso não significa que houve uma inovação.

Trazendo esse conceito para dentro das empresas, é preciso se aprofundar ainda mais em um ponto: o sucesso. Apesar de ser subjetivo, para uma companhia isso quer dizer que houve crescimento financeiro, principalmente.

Por isso, para inovar no mundo empresarial não adianta somente descobrir ou criar algo novo, já que essa ideia precisa ser validada. Portanto, por melhor que seja a descoberta, se ela não for bem aceita por clientes e pelo seu setor, de nada adiantará. Por isso, é importante fazer uma pesquisa de mercado para entender melhor o contexto.

Os tipos de inovação

Há vários tipos de inovação, confira alguns dos principais, com exemplos de cada um deles.

  • Inovação de produto: ocorre quando há a entrada de um novo produto no mercado, com recursos e funções que trazem algo inédito para o cliente. É muito comum esse tipo de inovação com os smartphones que são lançados novos modelos periodicamente;
  • Inovação de serviço: é feito quando um novo serviço é adicionado, o que gera mais benefícios aos clientes ou, dependendo do sucesso, pode até criar uma nova unidade de negócio. Um grande exemplo é a Uber que criou um serviço e gerou um novo mercado;
  • Inovação em processo produtivo: esse modo busca melhorar a capacidade produtiva de uma operação. O Fordismo, criado por Henry Ford, é um grande exemplo de inovação e que revolucionou a indústria;
  • Inovação em modelo de negócios: as startups são um grande exemplo de inovação de modelo de negócios, já que elas são pioneiras em seu ramo de atuação. Ou seja, esse tipo é sobre como a empresa entrega o valor para o cliente e irá receber o retorno financeiro por isso;
  • Inovação tecnológica: o tipo mais comum, quando as novas tecnologias são agregadas a um produto ou serviço. O GPS é um bom exemplo que trouxe o mapa para o mundo digital, inclusive com atualização de rotas e tráfego;
  • Inovação logística: com a demanda em alta para melhorar a experiência do cliente, a inovação logística ganhou força. Um dos grandes destaques é o Mercado Livre que conseguiu ajustar suas entregas para que, em alguns lugares, elas ocorram em até 24h.

Os benefícios da inovação

No tópico anterior, citamos vários exemplos de empresas que inovaram e, ao longo do tempo, colheram os frutos. Dessa forma, fica claro que inovar traz vantagens competitivas para quem investe nesse setor, como:

  • Geração de valor no produto ou serviço;
  • Criar um diferencial competitivo;
  • Melhorar a produtividade;
  • Fortalecer a relação com o cliente;
  • Mostrar domínio da tecnologia dentro do nicho de atuação.

Como foi possível ver, a inovação é um conceito abrangente e que, se bem aplicado, pode trazer um crescimento considerável para a sua empresa. Por isso, busque sempre inovar para trazer um diferencial competitivo e criar novas oportunidades no seu nicho de atuação.

A MARCA REGISTRADA GERA LUCRO À SUA EMPRESA!

A marca registrada é adicionada na contagem da mensuração do valor da empresa, aumentando o valor percebido perante investidores e valor final das ações, aplicações e vendas.

Fale com nossos especialistas
Register Logos

Nossas Redes Sociais

Nossos embaixadores de marca

Next

Mais de 50 mil seguidores no Instagram!

O que é inovação?

O que é inovação? O que é inovação?

Trazer uma nova ideia, modificar algum produto ou serviço para melhor, tudo isso faz parte de inovar. Com o crescimento da indústria 4.0 e a expansão das startups, esse termo ganhou força e está “na boca do povo” e dos empresários. Mas afinal, o que é inovação? Confira o texto com a definição desse conceito e alguns exemplos.

Qual o conceito de inovação?

Podemos dizer que inovação é fazer algo novo, como uma ideia, serviço, produto, ou pegar algo já conhecido, mas com uma nova aplicação. Dessa forma, inovar requer criatividade e coragem para que se siga um caminho que ninguém ainda desbravou. Além disso, toda essa novidade precisa solucionar algum problema existente ou, se possível, revolucionar um mercado.

Qual o objetivo da inovação?

Podemos considerar que o objetivo da inovação é melhorar algo, trazendo uma ideia completamente nova, ou aprimorando os processos. Também é importante diferenciar inovação de invenção, já que o ato de inventar é quando descobrimos algo novo, mas isso não significa que houve uma inovação.

Trazendo esse conceito para dentro das empresas, é preciso se aprofundar ainda mais em um ponto: o sucesso. Apesar de ser subjetivo, para uma companhia isso quer dizer que houve crescimento financeiro, principalmente.

Por isso, para inovar no mundo empresarial não adianta somente descobrir ou criar algo novo, já que essa ideia precisa ser validada. Portanto, por melhor que seja a descoberta, se ela não for bem aceita por clientes e pelo seu setor, de nada adiantará. Por isso, é importante fazer uma pesquisa de mercado para entender melhor o contexto.

Os tipos de inovação

Há vários tipos de inovação, confira alguns dos principais, com exemplos de cada um deles.

  • Inovação de produto: ocorre quando há a entrada de um novo produto no mercado, com recursos e funções que trazem algo inédito para o cliente. É muito comum esse tipo de inovação com os smartphones que são lançados novos modelos periodicamente;
  • Inovação de serviço: é feito quando um novo serviço é adicionado, o que gera mais benefícios aos clientes ou, dependendo do sucesso, pode até criar uma nova unidade de negócio. Um grande exemplo é a Uber que criou um serviço e gerou um novo mercado;
  • Inovação em processo produtivo: esse modo busca melhorar a capacidade produtiva de uma operação. O Fordismo, criado por Henry Ford, é um grande exemplo de inovação e que revolucionou a indústria;
  • Inovação em modelo de negócios: as startups são um grande exemplo de inovação de modelo de negócios, já que elas são pioneiras em seu ramo de atuação. Ou seja, esse tipo é sobre como a empresa entrega o valor para o cliente e irá receber o retorno financeiro por isso;
  • Inovação tecnológica: o tipo mais comum, quando as novas tecnologias são agregadas a um produto ou serviço. O GPS é um bom exemplo que trouxe o mapa para o mundo digital, inclusive com atualização de rotas e tráfego;
  • Inovação logística: com a demanda em alta para melhorar a experiência do cliente, a inovação logística ganhou força. Um dos grandes destaques é o Mercado Livre que conseguiu ajustar suas entregas para que, em alguns lugares, elas ocorram em até 24h.

Os benefícios da inovação

No tópico anterior, citamos vários exemplos de empresas que inovaram e, ao longo do tempo, colheram os frutos. Dessa forma, fica claro que inovar traz vantagens competitivas para quem investe nesse setor, como:

  • Geração de valor no produto ou serviço;
  • Criar um diferencial competitivo;
  • Melhorar a produtividade;
  • Fortalecer a relação com o cliente;
  • Mostrar domínio da tecnologia dentro do nicho de atuação.

Como foi possível ver, a inovação é um conceito abrangente e que, se bem aplicado, pode trazer um crescimento considerável para a sua empresa. Por isso, busque sempre inovar para trazer um diferencial competitivo e criar novas oportunidades no seu nicho de atuação.

Register Logos

A MARCA REGISTRADA GERA LUCRO À SUA EMPRESA!

A marca registrada é adicionada na contagem da mensuração do valor da empresa, aumentando o valor percebido perante investidores e valor final das ações, aplicações e vendas.

Fale com nossos especialistas

Nossos embaixadores de marca

Next

Mais de 50 mil seguidores no Instagram!