Uma empresa possui várias obrigações e, quando você decide ter uma empresa, é preciso conhecer cada uma das suas responsabilidades. Uma delas é prestar conta aos órgãos públicos sobre o seu faturamento e as transações que a companhia fez durante um determinado período. Para fazer isso, é preciso emitir a nota fiscal (NF). Conheça um pouco mais sobre esse documento tão importante para os negócios e os motivos de a sua empresa ter que formalizar a operação comercial com a emissão deste comprovante.
A nota fiscal é um documento oficial, com validade jurídica, que serve para regularizar e comprovar todas as vendas ou prestações de serviços realizadas por uma empresa. A emissão desse comprovante é obrigatória, já que ele é necessário para que o Fisco recolha os tributos sobre as operações realizadas.
É por esse motivo que as empresas que não realizam a emissão podem sofrer penalidades. Essa prática é vista pela justiça como sonegação de impostos.
A nota fiscal é importante, porque ela serve como prova de regularidade de um negócio em caso de auditorias e fiscalizações, além de facilitar o controle de entradas e saídas de uma empresa. Assim, você consegue analisar suas finanças, calcular o capital de giro e entender o andamento das transações.
Somado às questões jurídicas, gerar NFs demonstra seriedade, formaliza o seu negócio e ajuda no controle dos tributos que serão pagos no Imposto de Renda. Por esse motivo que os diferentes tipos de empresas, e até mesmo pessoas físicas, devem fazer a emissão da nota fiscal.
Para saber como emitir nota fiscal, leia o nosso texto que explica o passo a passo.
Há diferentes tipos de comprovantes fiscais atualmente. Cada um deles funciona para operações e segmentos específicos. Confira:
É muito comum o empreendedor, principalmente os iniciantes, terem dúvidas sobre as vantagens de emitir nota fiscal, mas a resposta é muito simples. Ter esse documento permite regularizar todos os tributos junto ao Fisco e dá muita credibilidade ao seu negócio. Afinal, esse documento comprova que as suas mercadorias ou serviços são legalizados e registrados.
Pode-se dizer, inclusive, que a nota fiscal é benéfica também para o consumidor, pois é a garantia para ele que a transação foi feita de forma regular e que ele está consumindo um produto ou serviço de qualidade.
Assim como a nota fiscal contribui com a regularização da sua empresa, há outro processo importante que você pode adotar: o registro de marca. Esse procedimento é feito junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e evita que a sua marca seja usada de forma ilegal por terceiros, dando mais segurança ao seu negócio.
Nesses casos, para evitar entraves com o INPI, é muito importante contar com os serviços de uma empresa especializada. A Move On gerencia e cuida de toda a burocracia do registro de marca de uma maneira eficiente. Entre em contato e saiba tudo o que é preciso para registrar sua marca.
A marca registrada é adicionada na contagem da mensuração do valor da empresa, aumentando o valor percebido perante investidores e valor final das ações, aplicações e vendas.
Fale com nossos especialistasUma empresa possui várias obrigações e, quando você decide ter uma empresa, é preciso conhecer cada uma das suas responsabilidades. Uma delas é prestar conta aos órgãos públicos sobre o seu faturamento e as transações que a companhia fez durante um determinado período. Para fazer isso, é preciso emitir a nota fiscal (NF). Conheça um pouco mais sobre esse documento tão importante para os negócios e os motivos de a sua empresa ter que formalizar a operação comercial com a emissão deste comprovante.
A nota fiscal é um documento oficial, com validade jurídica, que serve para regularizar e comprovar todas as vendas ou prestações de serviços realizadas por uma empresa. A emissão desse comprovante é obrigatória, já que ele é necessário para que o Fisco recolha os tributos sobre as operações realizadas.
É por esse motivo que as empresas que não realizam a emissão podem sofrer penalidades. Essa prática é vista pela justiça como sonegação de impostos.
A nota fiscal é importante, porque ela serve como prova de regularidade de um negócio em caso de auditorias e fiscalizações, além de facilitar o controle de entradas e saídas de uma empresa. Assim, você consegue analisar suas finanças, calcular o capital de giro e entender o andamento das transações.
Somado às questões jurídicas, gerar NFs demonstra seriedade, formaliza o seu negócio e ajuda no controle dos tributos que serão pagos no Imposto de Renda. Por esse motivo que os diferentes tipos de empresas, e até mesmo pessoas físicas, devem fazer a emissão da nota fiscal.
Para saber como emitir nota fiscal, leia o nosso texto que explica o passo a passo.
Há diferentes tipos de comprovantes fiscais atualmente. Cada um deles funciona para operações e segmentos específicos. Confira:
É muito comum o empreendedor, principalmente os iniciantes, terem dúvidas sobre as vantagens de emitir nota fiscal, mas a resposta é muito simples. Ter esse documento permite regularizar todos os tributos junto ao Fisco e dá muita credibilidade ao seu negócio. Afinal, esse documento comprova que as suas mercadorias ou serviços são legalizados e registrados.
Pode-se dizer, inclusive, que a nota fiscal é benéfica também para o consumidor, pois é a garantia para ele que a transação foi feita de forma regular e que ele está consumindo um produto ou serviço de qualidade.
Assim como a nota fiscal contribui com a regularização da sua empresa, há outro processo importante que você pode adotar: o registro de marca. Esse procedimento é feito junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e evita que a sua marca seja usada de forma ilegal por terceiros, dando mais segurança ao seu negócio.
Nesses casos, para evitar entraves com o INPI, é muito importante contar com os serviços de uma empresa especializada. A Move On gerencia e cuida de toda a burocracia do registro de marca de uma maneira eficiente. Entre em contato e saiba tudo o que é preciso para registrar sua marca.
A marca registrada é adicionada na contagem da mensuração do valor da empresa, aumentando o valor percebido perante investidores e valor final das ações, aplicações e vendas.
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