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22 ideias de negócios que dão lucro em cidades pequenas para 2021

22 ideias de negócios que dão lucro em cidades pequenas para 2021

Não importa qual é o tamanho de uma cidade, ela com certeza tem necessidades e carências. Ao contrário do que muitos empreendedores podem imaginar, não é apenas nos grandes centros urbanos que estão as possibilidades de criar um novo negócio. Apesar das opções serem, em muitos casos, mais limitadas, também é possível encontrar ótimas oportunidades de negócios que dão lucro em cidades pequenas.

Além de custos mais baixos com vendas e locações, outra vantagem de empreender em lugares menos populosos é ter mais chances de conquistar uma clientela fiel que não apenas utilizará o seu produto ou serviço, como também irá recomendá-lo para outras pessoas. Ficou interessado(a)? Então confira abaixo uma lista com ideias de negócios para abrir em cidades pequenas e entenda o que você precisa fazer para lucrar com eles.

 

Ideias de negócios que dão lucro em cidades pequenas

  • Serviços técnicos de computação

A tecnologia já faz parte do dia a dia de pessoas de todos os lugares do mundo e não poderia ser diferente em cidades pequenas. Se você tem ou conhece alguém que tem habilidades técnicas para executar serviços de reparos, formatações ou até para vender peças, essa pode ser uma ótima opção de negócio.

  • Serviços de jardinagem

Não é só porque estamos falando de cidades pequenas que essa é uma boa possibilidade. Além de oferecer produtos de jardinagem, você também poderá oferecer cursos para outras pessoas locais. Para começar, o mais importante é investir em ferramentas básicas como cortadores de gramas e carrinhos de mão, por exemplo.

  • Serviços de creche

A demanda por serviços de creche costumam ser grandes especialmente em bairros mais afastados do centro, já que muitos pais não têm muitas opções para deixar seus filhos em segurança. Para criar uma creche, será necessário um licenciamento, além de um espaço adequado e seguro para os pequenos.

  • Serviços de costura

Apesar de ser um tipo de serviço antigo, ele ainda é bastante popular uma vez que o reparo de roupas sempre será uma demanda recorrente. Por ser um trabalho manual, a dica é começar com um negócio pequeno e expandir conforme a clientela passa a ganhar confiança no seu serviço.

  • Serviços de reforma e manutenção

Seja por falta de tempo ou de habilidade, é comum haver carência em serviços de reformas e manutenção em diversas cidades pequenas - e às vezes até mesmo nas grandes. Por isso, se você entende do assunto, pode ser uma boa ideia abrir uma empresa de reparos.

  • Infoprodutos

Se você já ouviu falar em cursos online, então já ouviu falar em infoprodutos. Os produtos virtuais focados em informação são uma forma de levar conhecimento para outras pessoas e, nesse caso, você nem precisará de um estabelecimento físico.

  • Academias

Com a preocupação com a saúde cada vez mais em alta, não é de se estranhar que a demanda por academias tenha crescido tanto nos últimos tempos. Caso opte por esse tipo de negócio, você ainda tem a possibilidade de atrair públicos específicos abrindo academias de lutas, de yoga ou de crossfit, por exemplo. 

  • Produção e venda de marmitas fitness

Ainda no contexto de saúde, um segmento que tem ganhado espaço é o de marmitas fitness. Investir na produção e venda desse tipo de produto pode ser uma boa, uma vez que o investimento é baixo se comparado ao lucro.

  • Salões de beleza

O Brasil é um dos países com a população mais preocupada com a estética e em cidades pequenas não poderia ser diferente. Esse é um segmento que nunca “sai de moda”, mas é importante investir em mão de obra qualificada para que ele funcione.

  • Barbearias

Da mesma forma que salões de beleza podem ser um sucesso, as barbearias também - afinal, os homens também estão cada vez mais preocupados com a aparência, o que faz com que esse segmento cresça. A dica é investir em ambientes modernos e que ofereçam uma experiência diferenciada para os clientes.

  • Centros de estética

Além de cuidar do cabelo e da barba, as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a estética em geral. Oferecer serviços de massagem, limpezas de pele e outros procedimentos que proporcionam bem-estar pode ser uma ótima forma de inovar em uma cidade pequena.

  • Lojas de roupas

Cidades pequenas costumam ter poucas opções de lojas de roupas e, em alguns casos, essas nem mesmo atendem ao gosto de toda a população. Se você acompanhar as tendências e for criativo, abrir uma loja de roupas pode ser bastante vantajoso.

  • Restaurantes especializados

Nas grandes cidades, é comum que a população encontre restaurantes especializados de diferentes origens gastronômicas, então por que não tentar levar essa variedade para cidades menores? Estude sobre a aceitação do público e você saberá como inovar.

  • Bares

Mesmo que a cidade onde você deseja empreender já tenha uma certa variedade de bares, você ainda pode obter sucesso e lucro levando uma ideia diferenciada para a população local. Pense no público que deseja alcançar e faça um lugar moderno para atrair a clientela.

  • Pizzarias

A pizza é uma paixão nacional e não é raro encontrar pizzarias em cidades litorâneas ou do interior. No entanto, você pode criar um novo conceito ou garantir a qualidade das suas pizzas e atrair uma clientela fiel para o seu negócio.

  • Foodtrucks

Os food trucks foram uma verdadeira febre nas capitais, mas os caminhões de comida ainda não foram muito explorados em cidades do interior. Além da vantagem da facilidade de locomoção, você pode inovar no cardápio para o público. 

  • Casas de eventos

Cidades pequenas não costumam ter tantas opções de lazer e, por isso, investir em uma casa de eventos pode funcionar bem para atrair novos clientes. Para isso, porém, será necessário conhecer o público local e entender o que eles buscam na hora de se divertir.

  • Pet shops

Pets estão em todos os lugares e não é à toa que esse é um dos setores que menos costumam enfrentar crises. Oferecer produtos para pets e serviços de banho e tosa pode ser uma boa opção para lucrar em cidades pequenas.

  • Serviços de adestramento para pets

Da mesma forma que as pessoas se preocupam com a alimentação e banho de seus pets, elas também se preocupam com o bem-estar deles. Com os apartamentos cada vez mais em alta, a busca por adestramento também tem crescido e pode ser uma boa oportunidade de negócio.

  • Mercadinhos

Mercadinhos já são tradicionais em bairros e cidades pequenas, mas não é por isso que não podem ser lucrativos, afinal, os comércios de alimentos tendem mesmo a se destacarem nesses lugares.

  • Farmácias

Por ser um tipo de serviço essencial para a população, as farmácias estão entre os negócios que mais dão lucro em cidades menores. Outra vantagem é que elas têm uma alta taxa de sobrevivência, o que significa uma boa opção para quem quer empreender por bastante tempo.

  • Franquias

A vantagem de abrir uma franquia é que você não precisará começar um negócio do zero e também poderá contar com a credibilidade de uma marca já estabelecida no mercado. Vale estudar as possibilidades de franquias para encontrar uma que cabe no seu bolso e que poderá ser um sucesso na sua cidade.

 

Mas, afinal, qual o melhor negócio para abrir em uma cidade pequena?

Com tantas possibilidades, pode parecer difícil escolher o melhor negócio para começar a empreender na cidade que você escolheu. No entanto, para ter sucesso no seu empreendimento, é fundamental entender as necessidades da população local, pois somente isso poderá te dar um norte sobre o que poderá funcionar bem ou não. 

Uma dica é observar quais serviços e produtos os moradores da cidade em questão precisam buscar em outros municípios próximos e entender o que os motiva a terem esse deslocamento. Mas, além de notar as carências da população, também é importante conhecer os negócios que já são populares na cidade, uma vez que competir com locais já consagrados pelo público pode não ser uma boa ideia. 

 

Dicas para ter sucesso ao empreender em cidades pequenas

Depois que você já tiver analisado quais segmentos podem funcionar para o seu público e de entender se eles são adaptáveis às demandas das cidades pequenas, chega a hora de colocar tudo em prática. O primeiro passo, claro, é focar em um bom controle financeiro e se certificar que você terá dinheiro suficiente para iniciar seu negócio - e também para fazê-lo “andar”.

Caso esteja tudo certo com a parte financeira, certifique-se de criar um local agradável para os seus clientes e, principalmente, de construir uma boa relação com eles. Lembra que mencionamos lá em cima que as chances de eles recomendarem seus produtos e serviços para outras pessoas são grandes? Então não deixe de investir em um bom relacionamento online e offline.

Por fim, lembre-se que é fundamental proteger o seu negócio dos concorrentes e de cópias indevidas. Para garantir que o nome ou logotipo da sua empresa não serão copiados ou utilizados indevidamente, é preciso realizar o registro de marca, que deve ser solicitado junto ao INPI. Aproveite e entenda a importância de registrar o nome da sua empresa.