M-commerce: entenda o que é e qual a diferença para e-commerce M-commerce: entenda o que é e qual a diferença para e-commerce

Se pensarmos no fato de que atualmente o uso da Internet vem mais do celular do que do desktop, uma imagem do futuro do comércio online pode ser entendida. E é exatamente sobre isso que se trata o M-commerce. Cada vez mais pessoas estão adquirindo celulares, e isso junto com o acesso à Internet de alta velocidade que vem crescendo mostra que o m-commerce veio para ficar. As empresas que possuem negócios online precisam ficar atentas a essa tendência para aumentar o seu alcance. Então, que tal entender mais sobre o assunto e ficar por dentro desta tendência?

O que é M-commerce

M-commerce é uma sigla que significa comércio móvel. Trata-se da compra e venda de bens e serviços por meio de dispositivos portáteis sem fio, como smartphones e tablets. O M-commerce é uma forma de e-commerce, e permite que os usuários acessem plataformas de compras online sem a necessidade de usar um computador desktop. 

Além de permitir que uma empresa alcance mais clientes online, o M-commerce também oferece aos clientes uma ampla gama de opções de produtos e formas de pagamento.

Como o M-commerce funciona

Com a maioria das plataformas habilitadas para M-commerce, o dispositivo móvel está conectado a uma rede sem fio que pode ser usada para realizar compras de produtos online. Para os responsáveis ​​pelo desenvolvimento de aplicativos de M-commerce, os KPIs importantes a serem monitorados incluem o tráfego móvel total, a quantidade total de tráfego no aplicativo, o valor médio do pedido e o valor dos pedidos ao longo do tempo.

Em termos de formas de pagamento móvel especificamente, eles operam através de uma forma de compartilhamento ponto a ponto (P2P). Depois que um dispositivo móvel é pareado com as informações de um cartão bancário, o telefone pode ser acenado por um terminal de pagamento para pagar por um produto. Este pagamento sem contato usando um dispositivo móvel é possível devido ao uso de Near Field Communications (NFCs).

Exemplos de M-commerce

O M-commerce pode ser dividido em três categorias principais (compras móveis, pagamentos móveis e serviços bancários móveis). Dentro disso, os maiores exemplos e as áreas de maior crescimento para o m-commerce são:

  • Compras por aplicativo (não à toa, muitas empresas hoje em dia oferecem mais vantagens para os clientes que comprarem pelo app);

  • Bancos digitais;

  • Aplicativos de mercado virtual como a Amazon;

  • Carteiras digitais como Apple Pay, Android Pay e Samsung Pay;

  • Bilheteria móvel.

Pare e pense em todas as transações que você realiza por aplicativos hoje. Cada app utilizado é um exemplo de M-commerce.

Qual a diferença entre E-commerce e M-commerce

E-commerce e M-commerce têm significados diferentes, embora ambos visem facilitar a vida dos clientes. De forma simplificada, o comércio eletrônico (e-commerce) é um termo abrangente para vender e comprar online. Já o comércio móvel, ou M-commerce, é uma subcategoria de comércio eletrônico que se concentra na compra por meio de dispositivos móveis. Todo M-commerce é um e-commerce, mas nem todo e-commerce é um m-commerce.

Existem três diferenças principais entre eles:

Mobilidade

Normalmente, as atividades E-commerce são realizadas com o auxílio de computadores e laptops. Portanto, os usuários precisam procurar um local para realizar suas transações. É desconfortável usar um laptop em qualquer lugar ou em movimento. Já o M-commerce implica o uso de dispositivos móveis. Assim, as pessoas podem fazer suas transações comerciais em qualquer lugar, desde que possam acessar a internet em seus smartphones e possam realizar transações com apenas alguns toques na tela. Com carteiras móveis como Apple Pay e Android Pay, os usuários podem pagar com seus smartphones, tablets e smartwatches.

Rastreamento de localização

Os recursos de rastreamento de localização do comércio eletrônico são limitados devido à não portabilidade dos dispositivos. Os aplicativos de comércio eletrônico, no entanto, podem rastrear e identificar a localização dos usuários com a ajuda da tecnologia GPS, Wi-Fi e assim por diante. Como resultado, os aplicativos de m-commerce podem fornecer conteúdo específico do local e recomendações personalizadas. Por exemplo, as notificações podem permitir que as empresas locais ofereçam descontos personalizados direcionados a clientes específicos em um determinado local.

Segurança

A segurança é uma parte essencial de qualquer transação que ocorra pela internet. No caso do e-commerce, os cartões de crédito são a forma de pagamento mais comum. No entanto, muitos consumidores ainda têm um pouco de receio de enviar seus números de cartão de crédito pela internet. 

Os recursos de segurança do comércio móvel são um pouco mais extensos. Além das medidas de segurança regulares, como autenticação de dois fatores e autenticação multinível, presentes no comércio eletrônico, o m-commerce também pode oferecer autenticação biométrica (por meio de varreduras de retina, identificação facial ou impressões digitais).

Qual o papel do M-commerce nas empresas

O M-commerce é uma das principais fontes que acelera o crescimento de um negócio neste mundo móvel. As empresas de comércio eletrônico, sejam de pequena ou grande escala, encontram aplicativos móveis como uma ferramenta útil para comercializar seus negócios para um público mais amplo. O mercado de vendas online está crescendo cada vez mais, e para sobreviver e ter sucesso precisam oferecer mais comodidade aos seus clientes para fidelizar e garantir as vendas. 

A melhor maneira de conseguir isso é criando um espaço de comércio eletrônico, tornando-o acessível à maioria da população, e permitindo que qualquer pessoa adquira os produtos com facilidade. O objetivo final de criar uma loja online é ampliar o alcance do cliente enquanto cria mais oportunidades. A venda online pode ajudar a aumentar o faturamento, além de expandir o público-alvo. E se grande parte das pessoas realiza a compra online por meio de dispositivos móveis, porque não apostar no M-commerce?

Hoje as pessoas procuram conveniência. E o que é mais conveniente do que poder fazer compras de qualquer lugar, no ônibus, no parque ou simplesmente deitado no sofá? Parece bastante relaxante, certo? É isso que o M-commerce faz: improvisa a experiência de compra substituindo o trabalho árduo por conveniência. 

E você, está esperando o que para aproveitar essa tendência no seu negócio?

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Se pensarmos no fato de que atualmente o uso da Internet vem mais do celular do que do desktop, uma imagem do futuro do comércio online pode ser entendida. E é exatamente sobre isso que se trata o M-commerce. Cada vez mais pessoas estão adquirindo celulares, e isso junto com o acesso à Internet de alta velocidade que vem crescendo mostra que o m-commerce veio para ficar. As empresas que possuem negócios online precisam ficar atentas a essa tendência para aumentar o seu alcance. Então, que tal entender mais sobre o assunto e ficar por dentro desta tendência?

O que é M-commerce

M-commerce é uma sigla que significa comércio móvel. Trata-se da compra e venda de bens e serviços por meio de dispositivos portáteis sem fio, como smartphones e tablets. O M-commerce é uma forma de e-commerce, e permite que os usuários acessem plataformas de compras online sem a necessidade de usar um computador desktop. 

Além de permitir que uma empresa alcance mais clientes online, o M-commerce também oferece aos clientes uma ampla gama de opções de produtos e formas de pagamento.

Como o M-commerce funciona

Com a maioria das plataformas habilitadas para M-commerce, o dispositivo móvel está conectado a uma rede sem fio que pode ser usada para realizar compras de produtos online. Para os responsáveis ​​pelo desenvolvimento de aplicativos de M-commerce, os KPIs importantes a serem monitorados incluem o tráfego móvel total, a quantidade total de tráfego no aplicativo, o valor médio do pedido e o valor dos pedidos ao longo do tempo.

Em termos de formas de pagamento móvel especificamente, eles operam através de uma forma de compartilhamento ponto a ponto (P2P). Depois que um dispositivo móvel é pareado com as informações de um cartão bancário, o telefone pode ser acenado por um terminal de pagamento para pagar por um produto. Este pagamento sem contato usando um dispositivo móvel é possível devido ao uso de Near Field Communications (NFCs).

Exemplos de M-commerce

O M-commerce pode ser dividido em três categorias principais (compras móveis, pagamentos móveis e serviços bancários móveis). Dentro disso, os maiores exemplos e as áreas de maior crescimento para o m-commerce são:

  • Compras por aplicativo (não à toa, muitas empresas hoje em dia oferecem mais vantagens para os clientes que comprarem pelo app);

  • Bancos digitais;

  • Aplicativos de mercado virtual como a Amazon;

  • Carteiras digitais como Apple Pay, Android Pay e Samsung Pay;

  • Bilheteria móvel.

Pare e pense em todas as transações que você realiza por aplicativos hoje. Cada app utilizado é um exemplo de M-commerce.

Qual a diferença entre E-commerce e M-commerce

E-commerce e M-commerce têm significados diferentes, embora ambos visem facilitar a vida dos clientes. De forma simplificada, o comércio eletrônico (e-commerce) é um termo abrangente para vender e comprar online. Já o comércio móvel, ou M-commerce, é uma subcategoria de comércio eletrônico que se concentra na compra por meio de dispositivos móveis. Todo M-commerce é um e-commerce, mas nem todo e-commerce é um m-commerce.

Existem três diferenças principais entre eles:

Mobilidade

Normalmente, as atividades E-commerce são realizadas com o auxílio de computadores e laptops. Portanto, os usuários precisam procurar um local para realizar suas transações. É desconfortável usar um laptop em qualquer lugar ou em movimento. Já o M-commerce implica o uso de dispositivos móveis. Assim, as pessoas podem fazer suas transações comerciais em qualquer lugar, desde que possam acessar a internet em seus smartphones e possam realizar transações com apenas alguns toques na tela. Com carteiras móveis como Apple Pay e Android Pay, os usuários podem pagar com seus smartphones, tablets e smartwatches.

Rastreamento de localização

Os recursos de rastreamento de localização do comércio eletrônico são limitados devido à não portabilidade dos dispositivos. Os aplicativos de comércio eletrônico, no entanto, podem rastrear e identificar a localização dos usuários com a ajuda da tecnologia GPS, Wi-Fi e assim por diante. Como resultado, os aplicativos de m-commerce podem fornecer conteúdo específico do local e recomendações personalizadas. Por exemplo, as notificações podem permitir que as empresas locais ofereçam descontos personalizados direcionados a clientes específicos em um determinado local.

Segurança

A segurança é uma parte essencial de qualquer transação que ocorra pela internet. No caso do e-commerce, os cartões de crédito são a forma de pagamento mais comum. No entanto, muitos consumidores ainda têm um pouco de receio de enviar seus números de cartão de crédito pela internet. 

Os recursos de segurança do comércio móvel são um pouco mais extensos. Além das medidas de segurança regulares, como autenticação de dois fatores e autenticação multinível, presentes no comércio eletrônico, o m-commerce também pode oferecer autenticação biométrica (por meio de varreduras de retina, identificação facial ou impressões digitais).

Qual o papel do M-commerce nas empresas

O M-commerce é uma das principais fontes que acelera o crescimento de um negócio neste mundo móvel. As empresas de comércio eletrônico, sejam de pequena ou grande escala, encontram aplicativos móveis como uma ferramenta útil para comercializar seus negócios para um público mais amplo. O mercado de vendas online está crescendo cada vez mais, e para sobreviver e ter sucesso precisam oferecer mais comodidade aos seus clientes para fidelizar e garantir as vendas. 

A melhor maneira de conseguir isso é criando um espaço de comércio eletrônico, tornando-o acessível à maioria da população, e permitindo que qualquer pessoa adquira os produtos com facilidade. O objetivo final de criar uma loja online é ampliar o alcance do cliente enquanto cria mais oportunidades. A venda online pode ajudar a aumentar o faturamento, além de expandir o público-alvo. E se grande parte das pessoas realiza a compra online por meio de dispositivos móveis, porque não apostar no M-commerce?

Hoje as pessoas procuram conveniência. E o que é mais conveniente do que poder fazer compras de qualquer lugar, no ônibus, no parque ou simplesmente deitado no sofá? Parece bastante relaxante, certo? É isso que o M-commerce faz: improvisa a experiência de compra substituindo o trabalho árduo por conveniência. 

E você, está esperando o que para aproveitar essa tendência no seu negócio?

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