A logística reversa costumava ser uma área negligenciada. No entanto, as pressões atuais do mercado, como o varejo online e as expectativas dos clientes, estão aumentando a atenção sobre essa área da supply chain. Para se manterem competitivas (e até lucrativas), é crucial que as empresas realizem inovações nesta área e se adaptem às mudanças nas demandas do mercado. E qualquer pessoa envolvida em gerenciamento ou empreendedorismo pode se beneficiar ao se familiarizar com a logística reversa. Continue lendo para entender mais sobre este tema e saber como incorporá-lo no seu negócio.
A logística reversa, como o próprio nome já diz, cuida do que retorna para dentro da cadeia de suprimentos. Ela pode abranger desde mercadorias devolvidas, até descarte interno ou reciclagem de materiais de embalagem e produtos antigos.
A definição completa de logística reversa, de acordo com o The Council of Logistics Management, é o processo de implementação, controle e planejamento do fluxo econômico de produtos acabados, matérias-primas e estoque em processo. O fluxo é do ponto de consumo (ou seja, o cliente) até o ponto de origem (ou seja, o fabricante), para descarte adequado ou recaptura de valor. Incluído nesta definição está qualquer remanufatura ou reforma de bens de produção.
Devolução de mercadorias pelos clientes
Devolução de mercadorias não vendidas por parceiros de distribuição devido aos termos do contrato
Reutilização de embalagens
Reforma de mercadorias
Reparos e manutenção conforme contratos de garantia
Refabricação de mercadorias a partir de itens devolvidos ou defeituosos
Venda de mercadorias para um mercado secundário em resposta a devoluções ou excesso de estoque
Reciclagem e eliminação de produtos em fim de vida
A dinâmica de mercado atual, com taxas de retorno de clientes mais altas e necessidade de reciclagem e reutilização de materiais e mercadorias, está aumentando a ocorrência da logística reversa.
Processos logísticos eficazes contêm diversos benefícios que podem fornecer valor e ganhos materiais para a maioria das empresas.
Um dos maiores benefícios de um processo de logística reversa eficaz é que ele pode fornecer às organizações dados valiosos sobre os produtos. Isso é crucial para a correção de problemas existentes que possam estar causando a devolução de produtos.
Processos de logística reversa bem planejados e completamente implementados são capazes de coletar facilmente dados sobre o motivo das devoluções do cliente, bem como outros dados úteis, como padrões comuns de produtos e vida útil.
O gerenciamento adequado e simplificado de bens e materiais que retornam à cadeia de suprimentos pode resultar em perdas reduzidas e receita adicional.
Por exemplo, políticas de devolução personalizadas e tratamento de devoluções sem erros podem economizar em perdas relacionadas a devoluções. No topo disso, ainda há o fato de que o manuseio e a distribuição adequados de mercadorias devolvidas podem resultar em fontes adicionais de receita e perdas reduzidas para o negócio.
Essa receita adicional pode ser obtida com a reforma, reparo e reciclagem de mercadorias ou com a venda de produtos ou materiais devolvidos.
Os processos de logística reversa simplificados também permitem reduções em diversas áreas de custos, que incluem:
Custos de armazenamento
Custos de transporte/devolução para entrega e devoluções
Devolução de mão de obra, incluindo processamento, reconciliação de crédito, suporte técnico e gerenciamento de fornecedores
Custos associados a devoluções fraudulentas
Esses custos de logística reversa geralmente se espalham por várias seções da cadeia de suprimentos, fazendo com que não sejam abordados e minimizados, pois nenhum departamento ou pessoa é diretamente responsável por eles.
Ao desenvolver um processo de logística reversa eficiente, as empresas podem não apenas reduzir esses custos, mas também rastreá-los e analisá-los com mais precisão.
O fluxo de logística reversa é bem diferente do fluxo da logística “tradicional”. Os expedidores geralmente não iniciam a atividade de logística reversa como resultado do planejamento e da tomada de decisões por parte da empresa, mas sim em resposta às ações dos consumidores ou membros internos da equipe.
Enquanto no processo de logística “tradicional” o consumidor é o ponto final da jornada, na logística reversa ele é o ponto inicial.
Quando ocorrer uma devolução, o produto devolvido será coletado (de diversas formas) e enviado ao centro de distribuição. Ao mesmo tempo, idealmente as informações relevantes sobre a descrição do item devolvido, condição de devolução e informações do cliente devem ser transferidas para o centro de processamento de devolução. Infelizmente, dado o estado atual do status quo da logística reversa, esse processo de captura de informações raramente ocorre ou costuma ser impreciso.
Sim, existe a possibilidade de usar um processo de autorização de gerenciamento de devoluções (RMA) para capturar dados e rastrear tudo, mas ainda assim, isso pode começar com uma simples interação na loja no ponto de devolução. Está tudo muito sujeito às nuances de cada cliente, suas preferências e onde os clientes optam por devolver um item.
Este é o primeiro passo para não apenas otimizar, mas simplesmente evitar ao máximo os retornos. Embora seja mais do que normal receber devoluções, quando isso acontece devido a um problema de envio, como atrasos, itens quebrados, etc., algo na cadeia está falhando.
Será que a empresa de transporte não é profissional o suficiente e está causando problemas de envio? Reflita sobre isso e escolha a melhor opção de transportadora.
Todos nós já sabemos a importância da embalagem para os negócios online. Ele representa sua marca e é a primeira interação física que seu cliente tem com sua empresa. No entanto, às vezes parecemos esquecer o objetivo número um da embalagem: proteger os itens durante o transporte. Isso varia de acordo com os diferentes tipos de sistemas logísticos.
Escolha uma embalagem que garanta que o seu produto vai chegar intacto na casa do cliente.
Como mencionamos anteriormente, o primeiro passo para otimizar a logística reversa é reduzir devoluções desnecessárias. Para isso, recomendamos primeiro descobrir por que os produtos estão sendo devolvidos.
Se os correios e a embalagem não forem o problema, investigue mais:
Você involuntariamente definiu expectativas irreais sobre seus produtos?
Você fala sobre o acabamento e os materiais de seus produtos na página do produto?
Você fornece imagens de alta qualidade?
Suas guias de tamanho estão corretas?
Seus produtos passam por rigorosos controles de qualidade?
O empreendedorismo sustentável está cada vez mais em alta, e a logística reversa pode auxiliar sua empresa nesse sentido.
Isso porque ela pode ser utilizada como parte das suas estratégias de sustentabilidade, além de agregar valor ao seu negócio e clientes. Promova essas mudanças e implemente atividades como:
Recuperar produtos que estejam em boas condições e possam ser revendidos
Transformar itens danificados em novos produtos ou materiais reutilizados
Envolver-se no descarte responsável ou reciclagem de produtos “resíduos”
Isso reduzirá os custos de produção e provisão para sua loja online, tornando-a mais sustentável e mais atraente para investidores e clientes.
A marca registrada é adicionada na contagem da mensuração do valor da empresa, aumentando o valor percebido perante investidores e valor final das ações, aplicações e vendas.
Fale com nossos especialistasA logística reversa costumava ser uma área negligenciada. No entanto, as pressões atuais do mercado, como o varejo online e as expectativas dos clientes, estão aumentando a atenção sobre essa área da supply chain. Para se manterem competitivas (e até lucrativas), é crucial que as empresas realizem inovações nesta área e se adaptem às mudanças nas demandas do mercado. E qualquer pessoa envolvida em gerenciamento ou empreendedorismo pode se beneficiar ao se familiarizar com a logística reversa. Continue lendo para entender mais sobre este tema e saber como incorporá-lo no seu negócio.
A logística reversa, como o próprio nome já diz, cuida do que retorna para dentro da cadeia de suprimentos. Ela pode abranger desde mercadorias devolvidas, até descarte interno ou reciclagem de materiais de embalagem e produtos antigos.
A definição completa de logística reversa, de acordo com o The Council of Logistics Management, é o processo de implementação, controle e planejamento do fluxo econômico de produtos acabados, matérias-primas e estoque em processo. O fluxo é do ponto de consumo (ou seja, o cliente) até o ponto de origem (ou seja, o fabricante), para descarte adequado ou recaptura de valor. Incluído nesta definição está qualquer remanufatura ou reforma de bens de produção.
Devolução de mercadorias pelos clientes
Devolução de mercadorias não vendidas por parceiros de distribuição devido aos termos do contrato
Reutilização de embalagens
Reforma de mercadorias
Reparos e manutenção conforme contratos de garantia
Refabricação de mercadorias a partir de itens devolvidos ou defeituosos
Venda de mercadorias para um mercado secundário em resposta a devoluções ou excesso de estoque
Reciclagem e eliminação de produtos em fim de vida
A dinâmica de mercado atual, com taxas de retorno de clientes mais altas e necessidade de reciclagem e reutilização de materiais e mercadorias, está aumentando a ocorrência da logística reversa.
Processos logísticos eficazes contêm diversos benefícios que podem fornecer valor e ganhos materiais para a maioria das empresas.
Um dos maiores benefícios de um processo de logística reversa eficaz é que ele pode fornecer às organizações dados valiosos sobre os produtos. Isso é crucial para a correção de problemas existentes que possam estar causando a devolução de produtos.
Processos de logística reversa bem planejados e completamente implementados são capazes de coletar facilmente dados sobre o motivo das devoluções do cliente, bem como outros dados úteis, como padrões comuns de produtos e vida útil.
O gerenciamento adequado e simplificado de bens e materiais que retornam à cadeia de suprimentos pode resultar em perdas reduzidas e receita adicional.
Por exemplo, políticas de devolução personalizadas e tratamento de devoluções sem erros podem economizar em perdas relacionadas a devoluções. No topo disso, ainda há o fato de que o manuseio e a distribuição adequados de mercadorias devolvidas podem resultar em fontes adicionais de receita e perdas reduzidas para o negócio.
Essa receita adicional pode ser obtida com a reforma, reparo e reciclagem de mercadorias ou com a venda de produtos ou materiais devolvidos.
Os processos de logística reversa simplificados também permitem reduções em diversas áreas de custos, que incluem:
Custos de armazenamento
Custos de transporte/devolução para entrega e devoluções
Devolução de mão de obra, incluindo processamento, reconciliação de crédito, suporte técnico e gerenciamento de fornecedores
Custos associados a devoluções fraudulentas
Esses custos de logística reversa geralmente se espalham por várias seções da cadeia de suprimentos, fazendo com que não sejam abordados e minimizados, pois nenhum departamento ou pessoa é diretamente responsável por eles.
Ao desenvolver um processo de logística reversa eficiente, as empresas podem não apenas reduzir esses custos, mas também rastreá-los e analisá-los com mais precisão.
O fluxo de logística reversa é bem diferente do fluxo da logística “tradicional”. Os expedidores geralmente não iniciam a atividade de logística reversa como resultado do planejamento e da tomada de decisões por parte da empresa, mas sim em resposta às ações dos consumidores ou membros internos da equipe.
Enquanto no processo de logística “tradicional” o consumidor é o ponto final da jornada, na logística reversa ele é o ponto inicial.
Quando ocorrer uma devolução, o produto devolvido será coletado (de diversas formas) e enviado ao centro de distribuição. Ao mesmo tempo, idealmente as informações relevantes sobre a descrição do item devolvido, condição de devolução e informações do cliente devem ser transferidas para o centro de processamento de devolução. Infelizmente, dado o estado atual do status quo da logística reversa, esse processo de captura de informações raramente ocorre ou costuma ser impreciso.
Sim, existe a possibilidade de usar um processo de autorização de gerenciamento de devoluções (RMA) para capturar dados e rastrear tudo, mas ainda assim, isso pode começar com uma simples interação na loja no ponto de devolução. Está tudo muito sujeito às nuances de cada cliente, suas preferências e onde os clientes optam por devolver um item.
Este é o primeiro passo para não apenas otimizar, mas simplesmente evitar ao máximo os retornos. Embora seja mais do que normal receber devoluções, quando isso acontece devido a um problema de envio, como atrasos, itens quebrados, etc., algo na cadeia está falhando.
Será que a empresa de transporte não é profissional o suficiente e está causando problemas de envio? Reflita sobre isso e escolha a melhor opção de transportadora.
Todos nós já sabemos a importância da embalagem para os negócios online. Ele representa sua marca e é a primeira interação física que seu cliente tem com sua empresa. No entanto, às vezes parecemos esquecer o objetivo número um da embalagem: proteger os itens durante o transporte. Isso varia de acordo com os diferentes tipos de sistemas logísticos.
Escolha uma embalagem que garanta que o seu produto vai chegar intacto na casa do cliente.
Como mencionamos anteriormente, o primeiro passo para otimizar a logística reversa é reduzir devoluções desnecessárias. Para isso, recomendamos primeiro descobrir por que os produtos estão sendo devolvidos.
Se os correios e a embalagem não forem o problema, investigue mais:
Você involuntariamente definiu expectativas irreais sobre seus produtos?
Você fala sobre o acabamento e os materiais de seus produtos na página do produto?
Você fornece imagens de alta qualidade?
Suas guias de tamanho estão corretas?
Seus produtos passam por rigorosos controles de qualidade?
O empreendedorismo sustentável está cada vez mais em alta, e a logística reversa pode auxiliar sua empresa nesse sentido.
Isso porque ela pode ser utilizada como parte das suas estratégias de sustentabilidade, além de agregar valor ao seu negócio e clientes. Promova essas mudanças e implemente atividades como:
Recuperar produtos que estejam em boas condições e possam ser revendidos
Transformar itens danificados em novos produtos ou materiais reutilizados
Envolver-se no descarte responsável ou reciclagem de produtos “resíduos”
Isso reduzirá os custos de produção e provisão para sua loja online, tornando-a mais sustentável e mais atraente para investidores e clientes.
A marca registrada é adicionada na contagem da mensuração do valor da empresa, aumentando o valor percebido perante investidores e valor final das ações, aplicações e vendas.
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