O que é logística reversa e para que serve?
A logística reversa, como o próprio nome já diz, cuida do que retorna para dentro da cadeia de suprimentos. Ela pode abranger desde mercadorias devolvidas, até descarte interno ou reciclagem de materiais de embalagem e produtos antigos.
A definição completa de logística reversa, de acordo com o The Council of Logistics Management, é o processo de implementação, controle e planejamento do fluxo econômico de produtos acabados, matérias-primas e estoque em processo. O fluxo é do ponto de consumo (ou seja, o cliente) até o ponto de origem (ou seja, o fabricante), para descarte adequado ou recaptura de valor. Incluído nesta definição está qualquer remanufatura ou reforma de bens de produção.
Os tipos mais comuns de logística reversa
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Devolução de mercadorias pelos clientes
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Devolução de mercadorias não vendidas por parceiros de distribuição devido aos termos do contrato
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Reutilização de embalagens
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Reforma de mercadorias
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Reparos e manutenção conforme contratos de garantia
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Refabricação de mercadorias a partir de itens devolvidos ou defeituosos
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Venda de mercadorias para um mercado secundário em resposta a devoluções ou excesso de estoque
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Reciclagem e eliminação de produtos em fim de vida
A dinâmica de mercado atual, com taxas de retorno de clientes mais altas e necessidade de reciclagem e reutilização de materiais e mercadorias, está aumentando a ocorrência da logística reversa.
Quais as vantagens de adotar logística reversa no seu negócio?
Processos logísticos eficazes contêm diversos benefícios que podem fornecer valor e ganhos materiais para a maioria das empresas.
A logística reversa pode fornecer dados valiosos sobre o produto
Um dos maiores benefícios de um processo de logística reversa eficaz é que ele pode fornecer às organizações dados valiosos sobre os produtos. Isso é crucial para a correção de problemas existentes que possam estar causando a devolução de produtos.
Processos de logística reversa bem planejados e completamente implementados são capazes de coletar facilmente dados sobre o motivo das devoluções do cliente, bem como outros dados úteis, como padrões comuns de produtos e vida útil.
Potencial para redução de perdas e receita Adicional
O gerenciamento adequado e simplificado de bens e materiais que retornam à cadeia de suprimentos pode resultar em perdas reduzidas e receita adicional.
Por exemplo, políticas de devolução personalizadas e tratamento de devoluções sem erros podem economizar em perdas relacionadas a devoluções. No topo disso, ainda há o fato de que o manuseio e a distribuição adequados de mercadorias devolvidas podem resultar em fontes adicionais de receita e perdas reduzidas para o negócio.
Essa receita adicional pode ser obtida com a reforma, reparo e reciclagem de mercadorias ou com a venda de produtos ou materiais devolvidos.
Custos reduzidos
Os processos de logística reversa simplificados também permitem reduções em diversas áreas de custos, que incluem:
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Custos de armazenamento
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Custos de transporte/devolução para entrega e devoluções
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Devolução de mão de obra, incluindo processamento, reconciliação de crédito, suporte técnico e gerenciamento de fornecedores
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Custos associados a devoluções fraudulentas
Esses custos de logística reversa geralmente se espalham por várias seções da cadeia de suprimentos, fazendo com que não sejam abordados e minimizados, pois nenhum departamento ou pessoa é diretamente responsável por eles.
Ao desenvolver um processo de logística reversa eficiente, as empresas podem não apenas reduzir esses custos, mas também rastreá-los e analisá-los com mais precisão.
Quais as etapas da logística reversa
O fluxo de logística reversa é bem diferente do fluxo da logística “tradicional”. Os expedidores geralmente não iniciam a atividade de logística reversa como resultado do planejamento e da tomada de decisões por parte da empresa, mas sim em resposta às ações dos consumidores ou membros internos da equipe.
Enquanto no processo de logística “tradicional” o consumidor é o ponto final da jornada, na logística reversa ele é o ponto inicial.
Quando ocorrer uma devolução, o produto devolvido será coletado (de diversas formas) e enviado ao centro de distribuição. Ao mesmo tempo, idealmente as informações relevantes sobre a descrição do item devolvido, condição de devolução e informações do cliente devem ser transferidas para o centro de processamento de devolução. Infelizmente, dado o estado atual do status quo da logística reversa, esse processo de captura de informações raramente ocorre ou costuma ser impreciso.
Sim, existe a possibilidade de usar um processo de autorização de gerenciamento de devoluções (RMA) para capturar dados e rastrear tudo, mas ainda assim, isso pode começar com uma simples interação na loja no ponto de devolução. Está tudo muito sujeito às nuances de cada cliente, suas preferências e onde os clientes optam por devolver um item.
Dicas para implementar um processo de logística reversa
1. Escolha o melhor sistema de envio
Este é o primeiro passo para não apenas otimizar, mas simplesmente evitar ao máximo os retornos. Embora seja mais do que normal receber devoluções, quando isso acontece devido a um problema de envio, como atrasos, itens quebrados, etc., algo na cadeia está falhando.
Será que a empresa de transporte não é profissional o suficiente e está causando problemas de envio? Reflita sobre isso e escolha a melhor opção de transportadora.
2. Escolha uma embalagem adequada para seu produto
Todos nós já sabemos a importância da embalagem para os negócios online. Ele representa sua marca e é a primeira interação física que seu cliente tem com sua empresa. No entanto, às vezes parecemos esquecer o objetivo número um da embalagem: proteger os itens durante o transporte. Isso varia de acordo com os diferentes tipos de sistemas logísticos.
Escolha uma embalagem que garanta que o seu produto vai chegar intacto na casa do cliente.
3. Descubra por que os produtos são devolvidos
Como mencionamos anteriormente, o primeiro passo para otimizar a logística reversa é reduzir devoluções desnecessárias. Para isso, recomendamos primeiro descobrir por que os produtos estão sendo devolvidos.
Se os correios e a embalagem não forem o problema, investigue mais:
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Você involuntariamente definiu expectativas irreais sobre seus produtos?
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Você fala sobre o acabamento e os materiais de seus produtos na página do produto?
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Você fornece imagens de alta qualidade?
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Suas guias de tamanho estão corretas?
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Seus produtos passam por rigorosos controles de qualidade?
4. Logística reversa ecologicamente correta
O empreendedorismo sustentável está cada vez mais em alta, e a logística reversa pode auxiliar sua empresa nesse sentido.
Isso porque ela pode ser utilizada como parte das suas estratégias de sustentabilidade, além de agregar valor ao seu negócio e clientes. Promova essas mudanças e implemente atividades como:
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Recuperar produtos que estejam em boas condições e possam ser revendidos
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Transformar itens danificados em novos produtos ou materiais reutilizados
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Envolver-se no descarte responsável ou reciclagem de produtos “resíduos”
Isso reduzirá os custos de produção e provisão para sua loja online, tornando-a mais sustentável e mais atraente para investidores e clientes.