Conceito de inadimplência
A inadimplência é o não pagamento de uma conta, dívida ou qualquer outra obrigação financeira. Quando uma pessoa deixa de pagar uma conta (fatura do cartão, parcela de empréstimo, conta de luz, etc), ela fica inadimplente com as empresas de quem compraram o produto ou serviço.
Ao contrário do endividamento, a inadimplência é a ausência de pagamento. No endividamento a pessoa contrai dívidas de forma organizada, e desde que pague as parcelas na data acordada ela não fica inadimplente. Caso alguém não pague uma conta e só acerte depois da instituição financeira entrar em contato, ela se torna inadimplente.
Vale ressaltar que a inadimplência normalmente não é causada por má fé, e sim por fatores que atrapalham a capacidade do consumidor de honrar seus compromissos financeiros. Algumas das causas mais comuns são: desemprego, gastos inesperados, valores de dívida superior à receita.
Como a inadimplência afeta a empresa
A consequência mais drástica da inadimplência para um negócio é os danos causados ao fluxo de caixa. Isso afeta diretamente o crescimento da empresa, já que sem receita é impossível fazer novos investimentos e estar em dia com os fornecedores.
A inadimplência também prejudica o relacionamento com o cliente. Se o relacionamento for ruim, na hora de cobrar o pagamento vai ser ainda pior. Por isso, é importante trabalhar para manter a satisfação do cliente em todas as etapas da jornada de compra.
Por fim, a inadimplência também diminui o número de consumidores. Isso porque os clientes negativados são geralmente restritos para créditos, financiamentos e etc. E essa é uma consequência que impacta a economia e o faturamento da empresa também.
5 dicas para evitar a inadimplência
1. Analise o histórico de compras
Faça uma análise individual do perfil de seus consumidores. Por meio de seu histórico, é possível identificar aqueles com maior potencial de gerar prejuízos com a inadimplência e assim ficar alerta.
Outra ação relevante, nesse sentido, é buscar no SPC ou Serasa (empresa brasileira de pesquisa de crédito), entre outras associações desse tipo. Consulte o perfil de clientes com pendências financeiras em instituições.
Se alguém tem crédito ruim, isso pode te ajudar a se planejar a médio prazo para que qualquer inadimplente não prejudique demais o desenvolvimento e a manutenção da sua empresa.
2. Ofereça benefícios personalizados para quem está sempre com as contas em dia
Uma boa forma de evitar a inadimplência é por meio de benefícios. E, nesse caso, você pode programar algumas gratificações para quem estiver sempre em dia com seus respectivos pagamentos.
Assim, ações personalizadas contribuirão para fidelizar o cliente, vender mais e também estimular o pagamento em dia. Quanto mais valorizado for o seu cliente, melhor será esse relacionamento e você terá menos problemas com desvios financeiros.
3. Promova ações de incentivo ao pagamento em dinheiro
Além do pagamento à vista, incentive também o cartão de crédito! Ambos os modelos de pagamento são rápidos e convenientes. E também te impedem de lidar com situações de inadimplência.
Em geral, isso pode ser feito por meio de incentivos em compras futuras ou descontos que não interfiram muito na margem de lucro. Por isso, é importante equilibrar isso considerando as perdas acumuladas para não ficar sem recursos para manter o fluxo de caixa ativo.
4. Defina um limite de crédito para novas contas
Se você nunca fez negócios com um cliente antes, é sempre bom definir um limite para o valor do crédito que você concederá a ele. Definir esse limite ajuda a evitar que as coisas saiam do controle. O limite que você definir dependerá do seu nível de conforto/risco, do custo do seu produto ou serviço e pode ser definido caso a caso. Depois de desenvolver um histórico com o cliente, você pode remover ou aumentar o limite de crédito disponível.
5. Estabeleça procedimentos para acompanhamento
Certifique-se de enviar faturas em tempo hábil e regularmente. Se o pagamento não for feito até a data de vencimento, envie um aviso de acompanhamento logo após a data de vencimento. Os períodos de tempo para acompanhamento podem ser os que você julgar necessários e podem variar dependendo dos padrões da indústria. Mas defina o procedimento de acompanhamento e cumpra-o. Certifique-se de que o procedimento seja aplicado a todas as contas em todos os momentos.
6. Coloque o seu contrato de crédito por escrito
É sempre uma boa ideia fazer com que seus clientes preencham uma solicitação de crédito que inclua os termos nos quais o crédito será concedido. Isso pode incluir coisas como condições de pagamento, taxa de juros, custo de cobrança, o que é considerado padrão e muitas outras coisas. Além disso, é uma formalização do acordo entre as partes e gera um senso maior de responsabilidade.
7. Aja rapidamente
Quando se trata de contas vencidas, o tempo é importante. Quanto mais tempo passar do acordado, mais difícil será coletar. O dinheiro e os bens com os quais pagar a dívida podem ser perdidos ou esgotados significativamente. Quando uma conta entra em inadimplência e seus procedimentos internos de acompanhamento com o cliente se esgotam, é hora de agir rapidamente. Envie a conta ao seu advogado ou agência de cobrança para uma atividade de cobrança imediata.
Com essas dicas, temos certeza que as chances de proteger a sua empresa contra os riscos de inadimplência serão maiores!