Google shopping: como funciona e como anunciar na ferramenta Google shopping: como funciona e como anunciar na ferramenta

Com o número de empresas crescendo, tornou-se cada vez mais difícil para novos negócios terem seus produtos descobertos. E por causa disso, suas vendas são afetadas. Como resultado, algumas empresas recorrem aos marketplaces populares, como Amazon e Mercado Livre, para que seus produtos tenham uma chance maior de serem notados. Infelizmente, os marketplaces podem ser caros e assumir todo o processo de venda. Então, em vez disso, as empresas que desejam ter mais controle sobre suas vendas recorrem a serviços de terceiros que apenas anunciam produtos. Um desses serviços é o Google Shopping, que exibe as informações do seu produto toda vez que uma pesquisa relevante no Google é feita. O Google Shopping não apenas promove sua empresa, mas também facilita a pesquisa e comparação de produtos por clientes em potencial. Neste artigo, abordaremos como o Google Shopping funciona e como sua empresa pode se beneficiar ao usá-lo.

O que é o Google Shopping

O Google Shopping é um serviço do Google que hospeda produtos de uma ampla variedade de fornecedores online em um formato pesquisável. Para os usuários, o serviço visa facilitar o processo de busca e compra de itens, oferecendo comparações entre as listagens dos vendedores, o que permite ao consumidor escolher o melhor produto pelo melhor preço.

Originalmente conhecido como Froogle, o serviço agora apresenta itens como imagens em miniatura que exibem o item, seu preço e a loja de origem. Desde abril de 2020, qualquer fornecedor online pode listar produtos no Google Shopping gratuitamente.

A maneira mais simples de os consumidores acessarem o Google Shopping é pesquisar itens diretamente no site da plataforma, shopping.google.com. Você também pode realizar uma pesquisa regular no Google por um item em um navegador da Web e tocar ou clicar na guia Compras abaixo da barra de pesquisa para acessar o serviço.

Outro ponto legal do Google Shopping é que a ferramenta oferece avaliações de voluntários, anunciantes, vendedores e consumidores para oferecer uma melhor perspectiva dos produtos, visando ajudar os usuários a fazer uma compra bem informada.

Diferenças entre Google Shopping e Google Ads

Ao procurar formas de promover seus produtos online, você pode ter considerado usar o Google Ads. Você também pode ter ouvido falar dos anúncios de pesquisa do Google e dos anúncios do Google Shopping. E aí pode surgir a dúvida: qual é o melhor entre o Google Shopping e o Google Ads?. A resposta é: nenhum. Ambos os tipos de campanha podem ser executados ao mesmo tempo. Uma não exclui a outra.

Tudo depende do seu negócio e de quais produtos ou serviços você vende. 

Com os anúncios do Google Shopping, o objetivo é mostrar ao usuário as três principais informações que os clientes costumam considerar ao fazer uma compra: nome do produto (título), foto e preço. 

Já os anúncios de texto (Google Ads) permitem que você anuncie seus produtos e serviços como resultados de pesquisa. Esses são os anúncios que você normalmente vê sem imagens, mas oferecem extensões de anúncio adicionais que podem incluir extensões de imagem. Isso permite que o anunciante exiba mais conteúdo e mais chances de destacar promoções em potencial e pontos de venda exclusivos.

Qual a vantagem do Google Shopping para empreendedores?

O Google é o maior mecanismo de pesquisa do mundo, atendendo a mais de 90 bilhões de consultas de pesquisa todos os meses. De muitas maneiras, é o ponto de partida na internet para a maioria dos usuários. Então, se você deseja atrair mais tráfego para seu site ou loja online, usar o Google Shopping é uma opção.

Mas os varejistas de comércio eletrônico sabem que um tráfego maior não significa necessariamente mais vendas. Por esse motivo, você precisa segmentar pessoas com dinheiro e maior inclinação para comprar seus produtos. 

Nesse sentido, o Google Shopping, se torna ainda mais interessante para as empresas. Ele fornece uma rota clara para encontrar pessoas com a intenção de comprar seus produtos. Ao contrário da pesquisa normal, você pode ter certeza de que os termos digitados por alguém no Google Shopping estão procurando produtos. Se não, então por que mais eles estariam lá?

Além disso, o Google Shopping permitirá que você direcione melhor seus anúncios para atender a mercados específicos. Assim, por exemplo, se o seu nicho for “bicicletas de montanha com menos de R$ 2.000”, você pode segmentá-lo especificamente.

E o melhor é que qualquer vendedor online pode listar seus produtos no Google Shopping gratuitamente. O serviço pode permitir que as empresas apareçam várias vezes na página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP) do Google: um resultado somente de texto, um resultado de compras e um resultado de site. Isso pode se traduzir em maior engajamento e receita.

O acompanhamento de produtos e vendas é simplificado e fácil de gerenciar por meio do Google Merchant Center. Além disso, como o Google Shopping funciona como uma extensão do Google, tanto os varejistas quanto os consumidores provavelmente acharão fácil de navegar na ferramenta, tornando-o uma opção conveniente para compras online.

Como usar o Google Shopping

Embora existam plataformas de terceiros que ajudam as empresas de e-commerce a automatizar a experiência do Google Shopping, muitas empresas ainda escolhem a rota manual (carregando anúncios e feeds de produtos gratuitos por conta própria).

Para fazer isso, o primeiro passo é se inscrever no Google Merchant Center. Depois é só seguir os passos:

  1. Configurar sua conta do Google Merchant Center

  2. Adicionar seus produtos na plataforma

  3. Otimizar as imagens do seu produto

  4. Coletar e inserir seus dados de feed de produtos

  5. Vincular sua conta do Google AdWords para conseguir analisar melhor a performance

  6. Criar uma campanha do Google Shopping

O próprio Google oferece instruções durante o processo, então aproveite!

Que tal começar ainda hoje a explorar mais esse canal para divulgar o seu negócio online?

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Google shopping: como funciona e como anunciar na ferramenta

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Com o número de empresas crescendo, tornou-se cada vez mais difícil para novos negócios terem seus produtos descobertos. E por causa disso, suas vendas são afetadas. Como resultado, algumas empresas recorrem aos marketplaces populares, como Amazon e Mercado Livre, para que seus produtos tenham uma chance maior de serem notados. Infelizmente, os marketplaces podem ser caros e assumir todo o processo de venda. Então, em vez disso, as empresas que desejam ter mais controle sobre suas vendas recorrem a serviços de terceiros que apenas anunciam produtos. Um desses serviços é o Google Shopping, que exibe as informações do seu produto toda vez que uma pesquisa relevante no Google é feita. O Google Shopping não apenas promove sua empresa, mas também facilita a pesquisa e comparação de produtos por clientes em potencial. Neste artigo, abordaremos como o Google Shopping funciona e como sua empresa pode se beneficiar ao usá-lo.

O que é o Google Shopping

O Google Shopping é um serviço do Google que hospeda produtos de uma ampla variedade de fornecedores online em um formato pesquisável. Para os usuários, o serviço visa facilitar o processo de busca e compra de itens, oferecendo comparações entre as listagens dos vendedores, o que permite ao consumidor escolher o melhor produto pelo melhor preço.

Originalmente conhecido como Froogle, o serviço agora apresenta itens como imagens em miniatura que exibem o item, seu preço e a loja de origem. Desde abril de 2020, qualquer fornecedor online pode listar produtos no Google Shopping gratuitamente.

A maneira mais simples de os consumidores acessarem o Google Shopping é pesquisar itens diretamente no site da plataforma, shopping.google.com. Você também pode realizar uma pesquisa regular no Google por um item em um navegador da Web e tocar ou clicar na guia Compras abaixo da barra de pesquisa para acessar o serviço.

Outro ponto legal do Google Shopping é que a ferramenta oferece avaliações de voluntários, anunciantes, vendedores e consumidores para oferecer uma melhor perspectiva dos produtos, visando ajudar os usuários a fazer uma compra bem informada.

Diferenças entre Google Shopping e Google Ads

Ao procurar formas de promover seus produtos online, você pode ter considerado usar o Google Ads. Você também pode ter ouvido falar dos anúncios de pesquisa do Google e dos anúncios do Google Shopping. E aí pode surgir a dúvida: qual é o melhor entre o Google Shopping e o Google Ads?. A resposta é: nenhum. Ambos os tipos de campanha podem ser executados ao mesmo tempo. Uma não exclui a outra.

Tudo depende do seu negócio e de quais produtos ou serviços você vende. 

Com os anúncios do Google Shopping, o objetivo é mostrar ao usuário as três principais informações que os clientes costumam considerar ao fazer uma compra: nome do produto (título), foto e preço. 

Já os anúncios de texto (Google Ads) permitem que você anuncie seus produtos e serviços como resultados de pesquisa. Esses são os anúncios que você normalmente vê sem imagens, mas oferecem extensões de anúncio adicionais que podem incluir extensões de imagem. Isso permite que o anunciante exiba mais conteúdo e mais chances de destacar promoções em potencial e pontos de venda exclusivos.

Qual a vantagem do Google Shopping para empreendedores?

O Google é o maior mecanismo de pesquisa do mundo, atendendo a mais de 90 bilhões de consultas de pesquisa todos os meses. De muitas maneiras, é o ponto de partida na internet para a maioria dos usuários. Então, se você deseja atrair mais tráfego para seu site ou loja online, usar o Google Shopping é uma opção.

Mas os varejistas de comércio eletrônico sabem que um tráfego maior não significa necessariamente mais vendas. Por esse motivo, você precisa segmentar pessoas com dinheiro e maior inclinação para comprar seus produtos. 

Nesse sentido, o Google Shopping, se torna ainda mais interessante para as empresas. Ele fornece uma rota clara para encontrar pessoas com a intenção de comprar seus produtos. Ao contrário da pesquisa normal, você pode ter certeza de que os termos digitados por alguém no Google Shopping estão procurando produtos. Se não, então por que mais eles estariam lá?

Além disso, o Google Shopping permitirá que você direcione melhor seus anúncios para atender a mercados específicos. Assim, por exemplo, se o seu nicho for “bicicletas de montanha com menos de R$ 2.000”, você pode segmentá-lo especificamente.

E o melhor é que qualquer vendedor online pode listar seus produtos no Google Shopping gratuitamente. O serviço pode permitir que as empresas apareçam várias vezes na página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP) do Google: um resultado somente de texto, um resultado de compras e um resultado de site. Isso pode se traduzir em maior engajamento e receita.

O acompanhamento de produtos e vendas é simplificado e fácil de gerenciar por meio do Google Merchant Center. Além disso, como o Google Shopping funciona como uma extensão do Google, tanto os varejistas quanto os consumidores provavelmente acharão fácil de navegar na ferramenta, tornando-o uma opção conveniente para compras online.

Como usar o Google Shopping

Embora existam plataformas de terceiros que ajudam as empresas de e-commerce a automatizar a experiência do Google Shopping, muitas empresas ainda escolhem a rota manual (carregando anúncios e feeds de produtos gratuitos por conta própria).

Para fazer isso, o primeiro passo é se inscrever no Google Merchant Center. Depois é só seguir os passos:

  1. Configurar sua conta do Google Merchant Center

  2. Adicionar seus produtos na plataforma

  3. Otimizar as imagens do seu produto

  4. Coletar e inserir seus dados de feed de produtos

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