Para que serve a Gestão de Indicadores?
A principal função da Gestão de Indicadores é mostrar se a sua empresa está atingindo as metas e objetivos que foram definidos no seu planejamento estratégico. Com esse método, é possível acompanhar quase que em tempo real o andamento das ações e, se preciso, mudar a rota.
Qual é a importância e benefícios da Gestão de Indicadores?
A importância é o fato de que, com a Gestão de Indicadores, você consegue identificar os problemas e otimizar a performance. Mas para que esse processo seja bem realizado é importante, além de saber fazer a análise, escolher os indicadores corretos. Fazendo isso da forma correta, os benefícios são vários, como:
- Organização dos processos: cada um sabe o que fazer e como fazer para atingir os objetivos;
- Otimização de recursos: é possível destinar energia e investimentos para os locais certos;
- Visão sobre os projetos: acompanhar e gerenciar os projetos com números e dados relevantes sobre cada situação. É possível saber como anda cada uma das suas atividades;
- Aumento da produtividade: conhecendo bem a empresa, é possível melhorar a produtividade já que você terá dados que mostram o que está ruim para ser ajustado.
Como fazer uma gestão de indicadores?
Como foi dito no ponto anterior, é fundamental entender melhor sobre as métricas, quais os indicadores e o que será medido em cada situação.Ou seja, para medir a lucratividade, por exemplo, é preciso que os dados sejam pertinentes a esse ponto.
Com essa definição, é preciso escolher quem fará a coleta e a gestão dessas informações. Uma boa forma é automatizar as etapas para facilitar ainda mais esse trabalho. Com tudo coletado é a hora de analisar e definir os próximos passos. E, dependendo da situação, os indicadores podem até ser mudados para uma etapa seguinte.
Quais os tipos de indicadores?
Um ponto muito importante são os indicadores. Como foi dito no tópico anterior, é preciso escolher o indicador que tenha relação com a métrica que você deseja avaliar. Conheça os tipos de indicadores, de acordo com cada objetivo.
- Indicadores financeiros: eles buscam falar das finanças da empresa e medem ticket médio, receita, margem de lucro, lucro, entre outras;
- Indicadores de produtividade: são usados para avaliar o nível de entrega, como ROI, sucesso em vendas, capacidade de produção;
- Indicadores de qualidade: mede se a empresa conseguiu cumprir bem com as suas obrigações, como a retenção de clientes, valor agregado e experiência dos clientes;
- Indicadores de venda: considerados os mais importantes, já que medem fatores fundamentais para a empresa, como as vendas e taxa de conversão.
Como implementar a Gestão de Indicadores na prática?
Com todo o conhecimento que você adquiriu até aqui, é a hora de saber como implementar na sua empresa. São etapas simples, mas que precisam de muita organização para que funcionem corretamente.
- Crie uma estratégia: o primeiro passo é desenvolver a estratégia, com objetivos e metas alcançáveis, de acordo com os desejos e projeções de crescimento;
- Defina os indicadores: o ponto mais importante: escolher os KPI’s. E essa decisão deve ser feita com base nas entregas apropriadas de cada área;
- Defina as metas: qual o seu objetivo de crescimento? Trace suas metas para saber se as ações estão saindo conforme esperado e, claro, para ter a base de comparação.
Pronto, esses três passos vão ajudar muito na implementação da Gestão de Indicadores. Agora, basta você colocar em prática todos os aprendizados desse texto e começar a ampliar os seus negócios.