Gestão de Construtora: o que é e como fazer Gestão de Construtora: o que é e como fazer

As empresas de construção são provavelmente um dos tipos de negócios mais difíceis de gerenciar, pois exigem sabedoria para lidar com muitos profissionais e situações diferentes. O que observamos no mercado é que a maneira como os empreiteiros se preparam e reagem a diferentes ambientes econômicos determina se eles prosperam ou fracassam. Para prosperar, é preciso ser proativo e assumir o controle de questões críticas de negócios. Neste post separamos algumas dicas de ouro para te ajudar nessa missão. Continue a leitura para descobrir como gerenciar sua construtora de maneira mais efetiva!

Quais são os cargos usuais dentro de uma construtora

O número de profissionais envolvidos em uma construtora depende do tamanho e do volume de projetos da mesma, mas geralmente o organograma segue a seguinte estrutura:

  • Engenheiro residente: é o chefe geral da obra, e faz a supervisão dos outros engenheiros;

  • Engenheiro de produção: é o mestre de obras ou supervisor do mestre de obras, gerenciando a mão de obra da produção;

  • Engenheiro de planejamento: cuida do planejamento da obra e normalmente tem estagiários para ajudar;

  • Engenheiro de segurança: gerencia os técnicos de segurança e qualidade;

  • Responsável administrativo: faz o papel administrativo e de RH, tendo auxiliares para ajudar nas atividades;

  • Responsável por suprimentos: é quem faz o controle do estoque e almoxerifado, entra em contato com fornecedores e gere os materiais para a obra.

Ter uma equipe bem estruturada é o primeiro passo para ter uma gestão eficiente, então se esforce para contratar e reter os talentos certos. Qualquer projeto da construção civil demanda pessoas qualificadas para dar certo.

6 Dicas para o crescimento e gestão de construtora 

1. Permaneça envolvido no negócio

Esta etapa compreende duas partes. Primeiro, não importa o que aconteça, você deve permanecer disponível para seus clientes. A construção pode ser um processo confuso para aqueles que não estão familiarizados com ela, então seus clientes podem ter dúvidas ou simplesmente querer saber como as coisas estão indo. Quanto mais tempo você reservar para ouvi-los e aliviar suas preocupações, mais à vontade eles se sentirão contratando você no futuro ou recomendando você a um amigo.

Em segundo lugar, manter-se envolvido também significa comparecer pessoalmente para supervisionar o local. Obviamente, você não pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo, mas é importante que seus clientes e funcionários saibam que você estará aparecendo regularmente. Isso mostrará a seus clientes que eles são uma prioridade e lembrará seus funcionários de que eles precisam fazer o melhor trabalho possível.

2. Proteja seu negócio e seu time

Uma empresa precisa de seguro, principalmente quando o trabalho com máquinas pesadas e ferramentas elétricas está na agenda diária. Certifique-se de estar coberto quando se trata de possíveis lesões, danos materiais e ações judiciais. Hoje em dia, encontrar uma apólice de seguro adequada para você é um processo fácil, especialmente quando você pode encontrar apólices de seguro especializadas e acessíveis apenas para o seu setor.

3. Continue gerenciando o orçamento da sua empresa de perto

Quem já tentou administrar o orçamento de uma construtora conhece a natureza imprevisível da fera. Apesar do melhor planejamento, os custos podem aparecer rapidamente do nada e te pegar desprevenido. Pior ainda são os atrasos, que por sua vez custam dinheiro e minam a produtividade.

Existem algumas áreas nas quais você pode se concentrar para manter seu orçamento mais previsível. Concentre-se no gerenciamento de seus materiais para limitar os atrasos, por exemplo. Se você fizer o pedido dos materiais muito cedo, precisará de um lugar para armazená-los, mas se fizer muito tarde poderá atrasar o trabalho; encontre o ponto de equilíbrio para manter a operação rodando.

4. Foque em reduzir o retrabalho

Erros durante o projeto ou omissões durante a fase de projeto são a maior fonte de retrabalho do mesmo. Este retrabalho é sempre caro e aumenta o tempo de trabalho. Ao reduzi-lo, você pode aumentar a lucratividade da empresa.

Uma maneira de reduzir isso é com maior transparência por meio de ferramentas de construção, software e comunicações. Isso significa que o gerenciamento de construção pode ver o que está acontecendo no terreno em seus negócios e projetos. Isso permite que eles usem sua experiência para identificar problemas, reduzindo a necessidade de retrabalho.

5. Invista em escritório e tecnologia

Operações menores podem não precisar de um escritório, mas assim que você atingir um certo tamanho, investir em um pagará dividendos. Encontre uma ótima localização, central para onde você trabalha. Dessa forma, sua equipe pode facilmente se reunir e ir e voltar do escritório para os locais de trabalho.

Existem outros inúmeros benefícios, inclusive ter um lugar para falar com os clientes. É um lugar onde você pode ter reuniões de equipe. Você também pode atribuir determinados trabalhos de equipe de escritório, como contabilidade e geração de leads.

Comece com pequenas instalações em um arrendamento de curto prazo. Dessa forma, fica mais fácil expandir conforme e quando precisar.

Feito isso, invista em computadores e no software necessário. Você precisará de software de estimativa, software de gerenciamento de construção e software de folha de pagamento, além de outras necessidades específicas do negócio.

6. Não deixe o marketing da construtora de lado

Não importa se você é uma nova construtora, um empreiteiro comercial estabelecido ou uma empresa de infraestrutura internacional: você precisa comercializar seus negócios. 

Construtores residenciais e empreiteiros de reforma geralmente confiam em publicidade onde seus clientes podem encontrá-la, como outdoors, mídias sociais e malas diretas. Esses métodos não funcionam para empreiteiros comerciais. Em vez disso, eles precisam se concentrar na construção de relacionamentos que levem a repetir negócios e referências. Para empreiteiros do tipo obras públicas, desenvolver uma equipe cheia de empreendedores que podem apresentar e ganhar licitações é a melhor forma de marketing.

Seja qual for o seu modelo de negócios, certifique-se de concentrar seus esforços de marketing onde eles podem causar o maior impacto.

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As empresas de construção são provavelmente um dos tipos de negócios mais difíceis de gerenciar, pois exigem sabedoria para lidar com muitos profissionais e situações diferentes. O que observamos no mercado é que a maneira como os empreiteiros se preparam e reagem a diferentes ambientes econômicos determina se eles prosperam ou fracassam. Para prosperar, é preciso ser proativo e assumir o controle de questões críticas de negócios. Neste post separamos algumas dicas de ouro para te ajudar nessa missão. Continue a leitura para descobrir como gerenciar sua construtora de maneira mais efetiva!

Quais são os cargos usuais dentro de uma construtora

O número de profissionais envolvidos em uma construtora depende do tamanho e do volume de projetos da mesma, mas geralmente o organograma segue a seguinte estrutura:

  • Engenheiro residente: é o chefe geral da obra, e faz a supervisão dos outros engenheiros;

  • Engenheiro de produção: é o mestre de obras ou supervisor do mestre de obras, gerenciando a mão de obra da produção;

  • Engenheiro de planejamento: cuida do planejamento da obra e normalmente tem estagiários para ajudar;

  • Engenheiro de segurança: gerencia os técnicos de segurança e qualidade;

  • Responsável administrativo: faz o papel administrativo e de RH, tendo auxiliares para ajudar nas atividades;

  • Responsável por suprimentos: é quem faz o controle do estoque e almoxerifado, entra em contato com fornecedores e gere os materiais para a obra.

Ter uma equipe bem estruturada é o primeiro passo para ter uma gestão eficiente, então se esforce para contratar e reter os talentos certos. Qualquer projeto da construção civil demanda pessoas qualificadas para dar certo.

6 Dicas para o crescimento e gestão de construtora 

1. Permaneça envolvido no negócio

Esta etapa compreende duas partes. Primeiro, não importa o que aconteça, você deve permanecer disponível para seus clientes. A construção pode ser um processo confuso para aqueles que não estão familiarizados com ela, então seus clientes podem ter dúvidas ou simplesmente querer saber como as coisas estão indo. Quanto mais tempo você reservar para ouvi-los e aliviar suas preocupações, mais à vontade eles se sentirão contratando você no futuro ou recomendando você a um amigo.

Em segundo lugar, manter-se envolvido também significa comparecer pessoalmente para supervisionar o local. Obviamente, você não pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo, mas é importante que seus clientes e funcionários saibam que você estará aparecendo regularmente. Isso mostrará a seus clientes que eles são uma prioridade e lembrará seus funcionários de que eles precisam fazer o melhor trabalho possível.

2. Proteja seu negócio e seu time

Uma empresa precisa de seguro, principalmente quando o trabalho com máquinas pesadas e ferramentas elétricas está na agenda diária. Certifique-se de estar coberto quando se trata de possíveis lesões, danos materiais e ações judiciais. Hoje em dia, encontrar uma apólice de seguro adequada para você é um processo fácil, especialmente quando você pode encontrar apólices de seguro especializadas e acessíveis apenas para o seu setor.

3. Continue gerenciando o orçamento da sua empresa de perto

Quem já tentou administrar o orçamento de uma construtora conhece a natureza imprevisível da fera. Apesar do melhor planejamento, os custos podem aparecer rapidamente do nada e te pegar desprevenido. Pior ainda são os atrasos, que por sua vez custam dinheiro e minam a produtividade.

Existem algumas áreas nas quais você pode se concentrar para manter seu orçamento mais previsível. Concentre-se no gerenciamento de seus materiais para limitar os atrasos, por exemplo. Se você fizer o pedido dos materiais muito cedo, precisará de um lugar para armazená-los, mas se fizer muito tarde poderá atrasar o trabalho; encontre o ponto de equilíbrio para manter a operação rodando.

4. Foque em reduzir o retrabalho

Erros durante o projeto ou omissões durante a fase de projeto são a maior fonte de retrabalho do mesmo. Este retrabalho é sempre caro e aumenta o tempo de trabalho. Ao reduzi-lo, você pode aumentar a lucratividade da empresa.

Uma maneira de reduzir isso é com maior transparência por meio de ferramentas de construção, software e comunicações. Isso significa que o gerenciamento de construção pode ver o que está acontecendo no terreno em seus negócios e projetos. Isso permite que eles usem sua experiência para identificar problemas, reduzindo a necessidade de retrabalho.

5. Invista em escritório e tecnologia

Operações menores podem não precisar de um escritório, mas assim que você atingir um certo tamanho, investir em um pagará dividendos. Encontre uma ótima localização, central para onde você trabalha. Dessa forma, sua equipe pode facilmente se reunir e ir e voltar do escritório para os locais de trabalho.

Existem outros inúmeros benefícios, inclusive ter um lugar para falar com os clientes. É um lugar onde você pode ter reuniões de equipe. Você também pode atribuir determinados trabalhos de equipe de escritório, como contabilidade e geração de leads.

Comece com pequenas instalações em um arrendamento de curto prazo. Dessa forma, fica mais fácil expandir conforme e quando precisar.

Feito isso, invista em computadores e no software necessário. Você precisará de software de estimativa, software de gerenciamento de construção e software de folha de pagamento, além de outras necessidades específicas do negócio.

6. Não deixe o marketing da construtora de lado

Não importa se você é uma nova construtora, um empreiteiro comercial estabelecido ou uma empresa de infraestrutura internacional: você precisa comercializar seus negócios. 

Construtores residenciais e empreiteiros de reforma geralmente confiam em publicidade onde seus clientes podem encontrá-la, como outdoors, mídias sociais e malas diretas. Esses métodos não funcionam para empreiteiros comerciais. Em vez disso, eles precisam se concentrar na construção de relacionamentos que levem a repetir negócios e referências. Para empreiteiros do tipo obras públicas, desenvolver uma equipe cheia de empreendedores que podem apresentar e ganhar licitações é a melhor forma de marketing.

Seja qual for o seu modelo de negócios, certifique-se de concentrar seus esforços de marketing onde eles podem causar o maior impacto.

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