Fulfillment: o que é, como funciona, vantagens e mais Fulfillment: o que é, como funciona, vantagens e mais

Se você é um novato em qualquer nicho de comércio eletrônico, precisa descobrir como fazer o processo de remessa dos pedidos com eficiência. E é aí que entra o fulfillment, que em português significa algo como “serviço de atendimento de terceiros”. Os consumidores de hoje estão acostumados com opções de envio em dois dias (ou até no dia seguinte). Portanto, a demanda é alta por remessas rápidas e pontuais. Quando o processo de atendimento de pedidos não é consistente ou oportuno, você pode ter dificuldades para entregar as remessas no prazo, o que pode prejudicar seus negócios (e resultados). Um serviço de atendimento de terceiros (fulfillment) é útil sempre que um varejista deseja expandir seus negócios com organização. Pense nisso como uma estratégia de elite para atender à crescente demanda dos clientes. Se você deseja obter uma vantagem competitiva, é crucial atender às expectativas do cliente para entrega rápida e serviços de devolução imediatos.

O que é fulfillment

Fulfillment é uma palavra que está muito em alta no universo de vendas online, que basicamente se refere ao atendimento de pedidos de forma terceirizada.

Fulfillment são todas as etapas que uma empresa realiza entre o recebimento de um novo pedido e a colocação desse pedido nas mãos do cliente. A prática envolve tudo: armazenar, retirar e embalar o produto, despachá-lo e enviar um e-mail automático ao cliente para avisar que o pedido está em trânsito.

As etapas do fulfillment

Recebimento de inventário

Essencialmente, um e-commerce tem duas maneiras de lidar com o estoque. Ele pode optar por receber e estocar o estoque internamente ou pode usar um terceirizado de atendimento de pedidos de comércio eletrônico para cuidar de seu estoque e de todas as tarefas relacionadas. 

Caso opte pela primeira opção, a empresa será responsável por fazer o inventário, examinar o estoque, etiquetar e gerenciar o sistema de estoque. Se a empresa optar por terceirizar ou decidir fazer dropshipping, essas tarefas serão realizadas pelo parceiro ou fornecedor de atendimento de pedidos.

Armazenamento de estoque

Se você decidir armazenar o inventário por conta própria, haverá outra lista de tarefas esperando por você assim que a parte de recebimento for concluída. As principais tarefas da lista serão arquivar o estoque e ficar de olho nos itens que entram e nos que saem, para que você possa enviar os pedidos sem atrasos.

Processamento do pedido

As empresas que terceirizam o atendimento de pedidos não precisam entrar no âmago da questão do processamento de pedidos, pois simplesmente repassam a solicitação do pedido ao parceiro e deixam que ele cuide do resto. 

Para empresas que administram seu próprio estoque, é nessa parte que o pedido é retirado da gôndola, transportado para uma estação de embalagem, inspecionado quanto a avarias, embalado e encaminhado para a estação de expedição.

Envio do pedido

Dependendo do tamanho, peso e requisitos específicos do pedido, o melhor método de envio é determinado. Normalmente, uma transportadora terceirizada é contratada para cumprir esta etapa.

Tratamento de trocas e devoluções

Para compradores online, a possibilidade de devolver facilmente itens indesejados é um fator importante na operação de compra. Para garantir que o recebimento, a substituição e o reembolso dos itens devolvidos sejam os mais eficientes possíveis, você precisa criar uma política de devolução clara e facilmente acessível tanto para seus compradores quanto para sua equipe. Ter essa etapa automatizada pode ajudá-lo a evitar caos e erros desnecessários.

Como é a ordem do processo de fulfillment

O processo de atendimento de pedidos de comércio eletrônico é bastante direto. Conforme explicado acima, o atendimento do pedido compreende as atividades de recebimento, processamento e envio do pedido, mas pode ser dividido em etapas menores em ordem cronológica:

  1. O pedido é recebido (online, pessoalmente, por e-mail ou telefone)

  2. A solicitação do pedido é registrada no sistema de estoque

  3. A confirmação do pedido é enviada ao cliente

  4. O pedido de encomenda é enviado para o armazém

  5. Um funcionário do depósito localiza e retira o item pedido

  6. A encomenda é embalada e preparada para envio

  7. O pedido é enviado

  8. O cliente é notificado de que o pedido está a caminho

  9. O pedido é entregue

  10. Se necessário, as devoluções de pedidos são tratadas e os reembolsos concedidos

  11. O inventário é atualizado

Vantagens de usar o modelo de fulfillment

Existem quatro grandes benefícios do serviço de atendimento de pedidos que gostaríamos de mencionar:

Escalabilidade

Para começar, este serviço ajuda você a crescer. Não importa se você envia 1.000 ou 10.000 pedidos por mês. No fulfillment os armazéns são ajustados para lidar com grandes volumes de vendas e gerenciamento de estoque de comércio eletrônico. Isso é interessante, principalmente durante o quarto trimestre, quando, devido ao Natal e à Black Friday, o número de pedidos em suas lojas aumenta temporariamente e são necessários esforços adicionais. Com o serviço de atendimento de pedidos, você pode focar no crescimento das vendas.

Todos os custos fixo se tornam variáveis

Muito provavelmente, essa é a vantagem mais empolgante da terceirização de logística. Quando você administra seu próprio depósito e lida com a logística por conta própria, muitos custos e taxas mensais são fixos. O proprietário do armazém não se importa com quantos produtos você armazena ou envia; o aluguel é constante todos os meses. 

Mas quando você trabalha com um parceiro logístico, muitos custos fixos se tornam variáveis, pois você paga apenas pelo espaço utilizado e pelos serviços. 

Melhora da experiência do cliente

O fulfillment não é apenas uma maneira de reduzir suas despesas. Ele também melhora significativamente o atendimento ao cliente e, por sua vez, a experiência do cliente. 

Expansão geográfica

O fulfillment te permite integrar seu site com plataformas estrangeiras de comércio eletrônico, como é o exemplo da Amazon por exemplo. Isso é feito para que você tenha acesso direto a outros mercados e até ao mundo sem investimentos adicionais em logística! Tudo o que você precisa fazer é garantir que seu site de comércio eletrônico tenha uma versão em idioma estrangeiro e pronto.

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A marca registrada é adicionada na contagem da mensuração do valor da empresa, aumentando o valor percebido perante investidores e valor final das ações, aplicações e vendas.

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Fulfillment: o que é, como funciona, vantagens e mais

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Se você é um novato em qualquer nicho de comércio eletrônico, precisa descobrir como fazer o processo de remessa dos pedidos com eficiência. E é aí que entra o fulfillment, que em português significa algo como “serviço de atendimento de terceiros”. Os consumidores de hoje estão acostumados com opções de envio em dois dias (ou até no dia seguinte). Portanto, a demanda é alta por remessas rápidas e pontuais. Quando o processo de atendimento de pedidos não é consistente ou oportuno, você pode ter dificuldades para entregar as remessas no prazo, o que pode prejudicar seus negócios (e resultados). Um serviço de atendimento de terceiros (fulfillment) é útil sempre que um varejista deseja expandir seus negócios com organização. Pense nisso como uma estratégia de elite para atender à crescente demanda dos clientes. Se você deseja obter uma vantagem competitiva, é crucial atender às expectativas do cliente para entrega rápida e serviços de devolução imediatos.

O que é fulfillment

Fulfillment é uma palavra que está muito em alta no universo de vendas online, que basicamente se refere ao atendimento de pedidos de forma terceirizada.

Fulfillment são todas as etapas que uma empresa realiza entre o recebimento de um novo pedido e a colocação desse pedido nas mãos do cliente. A prática envolve tudo: armazenar, retirar e embalar o produto, despachá-lo e enviar um e-mail automático ao cliente para avisar que o pedido está em trânsito.

As etapas do fulfillment

Recebimento de inventário

Essencialmente, um e-commerce tem duas maneiras de lidar com o estoque. Ele pode optar por receber e estocar o estoque internamente ou pode usar um terceirizado de atendimento de pedidos de comércio eletrônico para cuidar de seu estoque e de todas as tarefas relacionadas. 

Caso opte pela primeira opção, a empresa será responsável por fazer o inventário, examinar o estoque, etiquetar e gerenciar o sistema de estoque. Se a empresa optar por terceirizar ou decidir fazer dropshipping, essas tarefas serão realizadas pelo parceiro ou fornecedor de atendimento de pedidos.

Armazenamento de estoque

Se você decidir armazenar o inventário por conta própria, haverá outra lista de tarefas esperando por você assim que a parte de recebimento for concluída. As principais tarefas da lista serão arquivar o estoque e ficar de olho nos itens que entram e nos que saem, para que você possa enviar os pedidos sem atrasos.

Processamento do pedido

As empresas que terceirizam o atendimento de pedidos não precisam entrar no âmago da questão do processamento de pedidos, pois simplesmente repassam a solicitação do pedido ao parceiro e deixam que ele cuide do resto. 

Para empresas que administram seu próprio estoque, é nessa parte que o pedido é retirado da gôndola, transportado para uma estação de embalagem, inspecionado quanto a avarias, embalado e encaminhado para a estação de expedição.

Envio do pedido

Dependendo do tamanho, peso e requisitos específicos do pedido, o melhor método de envio é determinado. Normalmente, uma transportadora terceirizada é contratada para cumprir esta etapa.

Tratamento de trocas e devoluções

Para compradores online, a possibilidade de devolver facilmente itens indesejados é um fator importante na operação de compra. Para garantir que o recebimento, a substituição e o reembolso dos itens devolvidos sejam os mais eficientes possíveis, você precisa criar uma política de devolução clara e facilmente acessível tanto para seus compradores quanto para sua equipe. Ter essa etapa automatizada pode ajudá-lo a evitar caos e erros desnecessários.

Como é a ordem do processo de fulfillment

O processo de atendimento de pedidos de comércio eletrônico é bastante direto. Conforme explicado acima, o atendimento do pedido compreende as atividades de recebimento, processamento e envio do pedido, mas pode ser dividido em etapas menores em ordem cronológica:

  1. O pedido é recebido (online, pessoalmente, por e-mail ou telefone)

  2. A solicitação do pedido é registrada no sistema de estoque

  3. A confirmação do pedido é enviada ao cliente

  4. O pedido de encomenda é enviado para o armazém

  5. Um funcionário do depósito localiza e retira o item pedido

  6. A encomenda é embalada e preparada para envio

  7. O pedido é enviado

  8. O cliente é notificado de que o pedido está a caminho

  9. O pedido é entregue

  10. Se necessário, as devoluções de pedidos são tratadas e os reembolsos concedidos

  11. O inventário é atualizado

Vantagens de usar o modelo de fulfillment

Existem quatro grandes benefícios do serviço de atendimento de pedidos que gostaríamos de mencionar:

Escalabilidade

Para começar, este serviço ajuda você a crescer. Não importa se você envia 1.000 ou 10.000 pedidos por mês. No fulfillment os armazéns são ajustados para lidar com grandes volumes de vendas e gerenciamento de estoque de comércio eletrônico. Isso é interessante, principalmente durante o quarto trimestre, quando, devido ao Natal e à Black Friday, o número de pedidos em suas lojas aumenta temporariamente e são necessários esforços adicionais. Com o serviço de atendimento de pedidos, você pode focar no crescimento das vendas.

Todos os custos fixo se tornam variáveis

Muito provavelmente, essa é a vantagem mais empolgante da terceirização de logística. Quando você administra seu próprio depósito e lida com a logística por conta própria, muitos custos e taxas mensais são fixos. O proprietário do armazém não se importa com quantos produtos você armazena ou envia; o aluguel é constante todos os meses. 

Mas quando você trabalha com um parceiro logístico, muitos custos fixos se tornam variáveis, pois você paga apenas pelo espaço utilizado e pelos serviços. 

Melhora da experiência do cliente

O fulfillment não é apenas uma maneira de reduzir suas despesas. Ele também melhora significativamente o atendimento ao cliente e, por sua vez, a experiência do cliente. 

Expansão geográfica

O fulfillment te permite integrar seu site com plataformas estrangeiras de comércio eletrônico, como é o exemplo da Amazon por exemplo. Isso é feito para que você tenha acesso direto a outros mercados e até ao mundo sem investimentos adicionais em logística! Tudo o que você precisa fazer é garantir que seu site de comércio eletrônico tenha uma versão em idioma estrangeiro e pronto.

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