O que é ERP?

Com o crescimento da indústria 4.0, as operações dentro das empresas estão cada vez mais tecnológicas, com as ferramentas digitais e a automação de processos. Para gerenciar tudo isso tem o ERP, software de gestão empresarial. Saiba mais sobre essa ferramenta e a importância de adotá-la na sua empresa.

ERP: o que é e como funciona?

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, ou em português, Sistema de Gestão Empresarial. Dessa forma, um ERP é uma software que auxilia você a gerenciar todas as áreas da sua empresa, de uma forma integrada e por um única plataforma.

Ele funciona, principalmente, na automatização de processos, sincronizando as informações de trabalho de cada área, tudo em tempo real. Essa ferramenta contribui muito no dia a dia, já que com essa integração, alguns problemas são, praticamente, eliminados, como o retrabalho, a duplicidade de execuções e a dificuldade em encontrar algumas informações.

Quais áreas se beneficiam com o ERP?

Dentro de uma empresa, o ERP pode auxiliar diversos setores, como é o caso dos departamentos de finanças e de recursos humanos, já que é possível preencher os dados dos colaboradores e as informações de pagamentos.

Além deles, o marketing também tira bons proveitos desse software de gestão, já que ele pode analisar o desempenho de um determinado produto, para que seja feita uma campanha que ajude a reverter o quadro. Há também outras funcionalidades, como:

  • simplificação de processos operacionais;
  • união de inteligência e qualidade para as informações;
  • controle de estoque e de custos;
  • gestão integrada dos dados;
  • controle e cumprimento dos prazos;
  • aumento da produtividade.

Qual o impacto de um ERP na empresa?

O impacto de um sistema ERP dentro de uma companhia, vai depender muito do tipo de empresa. Entretanto, o certo é que ele pode ser de grande ajuda para o desenvolvimento de qualquer negócio. Confira:‍

Pequenas Empresas

Nas microempresa ou nas pequenas empresas, o ERP pode ser aquele diferencial para organizar todas as atividades e dados. Normalmente, em especial nas companhias menores, são poucas ou apenas uma pessoa gerenciando tudo. Por isso, gerenciar e deixar tudo arrumado é uma boa solução.

Médias Empresas

Nas médias empresas, esse software ajuda a obter melhores análises empresariais, com a participação de alguns de seus colaboradores com uma atuação mais estratégica. Afinal, são processos complexos, que, agora, serão completamente automatizados. Assim, as informações serão geradas com rapidez e de forma mais completa.‍

Grandes Empresas

O papel dos ERP nas grandes empresas é, basicamente, transformar o trabalho pesado e complexo do dia a dia, em uma operação mais simplificada, mais enxuta. Mesmo assim, vai manter a eficiência com o uso de uma inteligência artificial.

Confira o nosso conteúdo sobre a Gestão Lean.

As vantagens de usar um ERP

Sem dúvida, a principal vantagem é poder fazer o gerenciamento integrado dos processos da empresa. Mas além dessa, há outras muito importantes. Veja abaixo:‍

Otimização e automação de processos

O ERP ajuda a reduzir o tempo de atividades burocráticas e que, hoje, podem ser feitas todas de forma automatizada. Essa tecnologia permite simplificar e agilizar a realização das demandas com qualidade. 

Auxílio às tomadas de decisão

Ao usar o sistema ERP, ocorre uma considerável diminuição nas falhas nos processos, com a ajuda também a visualizar os fatores que estão atrapalhando as demandas. Usando essas informações, os KPI’s, o gestor consegue analisar, identificar as causas dos problemas e adotar as medidas para que tudo seja solucionado.

Redução de erros 

Com o uso do ERP, ocorre uma integração de dados entre os módulos e setores, o que ocasiona uma diminuição nos erros e falhas no gerenciamento das informações. Isso evita, por exemplo, duplicidades e perda de conteúdos. Isso melhora a gestão do tempo, de pessoas e de toda produção de uma forma geral.

‍‍Gestão integrada e segurança dos dados

Todas as informações ficarão concentradas em uma única ferramenta, totalmente integrada. Além disso, todos os dados ficam armazenados em um banco criptografado e que está de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD.

Confira o nosso conteúdo sobre a LGPD.

Qual é a relação entre o sistema ERP e a segurança de dados?

Um grande medo, que é comum a boa parte das pessoas, é sobre a segurança dos dados na internet. E quando o assunto entra no mundo corporativo, com milhões de reais envolvidos e a informação de milhões de pessoas, a apreensão é ainda maior.

Mas com o avanço das tecnologias, o ambiente virtual se tornou um lugar muito seguro, já que conta com diversos mecanismos de defesa, que vão deixar essas informações seguras. Essas camadas de segurança evitam a perda dos dados e também aceleram a recuperação das informações, caso algum imprevisto aconteça. Confira algumas ferramentas que protegem os dados.

Criptografia

Essa ferramenta deixa as informações inacessíveis a qualquer pessoa que não esteja autorizada. Ela não é tão adotada, mas é uma medida extra de segurança, que é bem eficiente quanto tem recursos avançados. São feitos protocolos de codificação, que misturam as informações e tornam impossíveis a sua visualização.

Firewalls

O Firewall fiscaliza o fluxo de informação no banco de dados e, ao perceber algum tipo de ataque, eles bloqueiam automaticamente. Ele não influencia o funcionamento do sistema, mas interrompe o acesso a determinadas zonas, a partir do nível de segurança estabelecido.

Controle do acesso de dados

Com esse controle, as informações podem ser acessadas somente por colaboradores e gestores credenciados. Além disso, é possível saber quem e quando foi feito o acesso, para reduzir a chance de invasões.

Os ERP são ferramentas essenciais, principalmente, para as empresas que buscam otimizar e automatizar processos, já que eles eliminam as burocracias e garantem maior produtividade. Implementar esse tipo de software é um passo importante para o desenvolvimento de uma empresa. Tão importante quanto isso, é fazer o registro de marca do seu negócio.

Registro de marca

registro de marca é um processo feito junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e evita que a sua marca seja usada de forma ilegal por terceiros, dando mais segurança ao seu negócio. Além disso, garante o uso exclusivo do nome e da identidade visual do seu negócio pelo período de 10 anos, fortalecendo a sua marca no mercado.

Para lidar com os detalhes do processo do INPI, é muito importante contar com os serviços de uma empresa especializada nesse serviço. A Move On gerencia e cuida de todo o processo do registro de marca de uma maneira ágil e eficiente, cuidando de todas as etapas de forma digital. Entre em contato com a nossa equipe e saiba tudo o que é preciso para registrar sua marca.

Entenda mais sobre registro de marca no nosso Instagram

Conteúdos todos os dias para você estar atualizado com as principais novidades.

Rolar para cima