O que é empréstimo?
O empréstimo é um crédito que as instituições financeiras, como os bancos, concedem para os empreendedores. Entre os motivos mais comuns para a solicitação desse valor estão o pagamento de dívidas das companhias e, principalmente, a abertura de novas empresas.
As quantias solicitadas devem ser pagas em um período estabelecido com a instituição financeira e, quase sempre, com juros sobre o valor inicial. Por esse motivo, é muito importante conhecer mais e desenvolver um planejamento estratégico e financeiro de qualidade, para que isso não vire uma bola de neve e acabe com seu sonho.
Leia nosso texto sobre quanto custa abrir uma empresa
Qual a quantia que devo pedir no empréstimo?
Uma dica importante é solicitar um valor que seja aquele que satisfaça a sua necessidade, nem a mais, nem a menos. Lembre-se que incidem juros sobre as quantias e será preciso pagá-las em um período pré-definido.
No caso da abertura da empresa você deve levar vários pontos em consideração na hora de definir o valor, como:
- Custos Fiscais: Junta Comercial, Certificados Digitais, entre outros custos devem ser colocados na conta;
- Capital Social: essa quantia é destinada para iniciar as atividades, até que sua empresa gere lucro;
- Investimento inicial: são todos os valores que você precisa, registro de marca, como aluguel dos imóveis, compra de matéria-prima, contas fixas etc;
- Salários: o seu salário e o da sua equipe devem estar na conta. Afinal, é preciso deixar tudo em dica para começar bem os trabalhos.
Em termos de números, alguns especialistas em economia e no mercado recomendam que o valor da prestação tem que ser no máximo 25% do lucro líquido que espera da empresa. Dessa forma, avalie bem o percentual de ganho da empresa nos primeiros meses para que o negócio não quebre.
Leia nosso texto sobre margem de lucro
Em qual instituição pedir o empréstimo?
Existem diversas instituições que oferecem empréstimos para abrir empresas. Muitas dessas financeiras são certificadas e possuem todos os requisitos para que você tenha segurança na hora de fazer a solicitação.
Além disso, pesquise bancos e outras empresas que realizam esse empréstimo, sempre observando alguns pontos importantes, como a taxa de juros, prazos e condições, e as garantias.
3 formas de conseguir aporte financeiro
Há muitas formas de você conseguir um empréstimo ou aporte financeiro para abrir a sua empresa. Vamos apresentar algumas delas, avalie as mais interessantes para buscar o seu dinheiro.
Linhas de crédito
Muitas instituições financeiras disponibilizam linhas de crédito para empresas. Elas são diferentes por aspectos como a forma de pagamento, taxa de juros, entre outros. A dica é pesquisar e ficar atento ao valor mensal de cada parcela. Essa é uma das maneiras que apresenta mais possibilidades, já que muitos bancos a oferecem.
Investidores-anjo
O investimento-anjo é uma das formas mais comuns que empresas novas, como as startups, conseguem aporte financeiro. Nesse caso, os investidores contribuem com uma quantia, em troca de um percentual pequeno do negócio.
O diferencial desse formato é que, além do investimento, os seus novos sócios entram com capital intelectual, ajudando na estruturação do negócio para que ele cresça cada vez mais. A ideia é fazer a empresa se desenvolver e, no futuro, vender as ações para conseguir o retorno.
Empréstimo com garantia
No empréstimo com garantia, como o próprio nome explica, é preciso deixar algum bem como garantia de pagamento para a instituição financeira, o seu grande diferencial. Os formatos mais comuns são o empréstimo com garantia de veículo e o empréstimo com garantia de imóvel.
5 dicas para pedir o seu empréstimo
Agora que você conhece o processo e alguns meios mais comuns de pedir o seu empréstimo para abrir empresa, confira nossas dicas para fazer uma solicitação certeira.
- Identifique a necessidade: você precisa de crédito para abrir a sua empresa, certo? Tente especificar bem o que será feito com o dinheiro e como ele será aplicado, isso contribui de forma positiva no aceite e no seu planejamento;
- Pesquise: essa dica já foi dita, mas vale repetir. Pesquisa condições, juros, valores, tudo. Encontre a forma que mais agrada você e as suas finanças;
- Analise os fatores de restrição: em algumas empresas, há fatores que impedem ou dificultam a solicitação, como valor de capital mínimo, garantias, entre outros;
- Monte seu plano: desenvolva o seu plano de negócios, além de ser um documento essencial para quem abre uma empresa, ele vai mostrar ao banco que você tem o caminho para crescer e pagar a dívida;
- Peça o empréstimo: vá até a empresa escolhida e faça o pedido. Entregue os documentos solicitados e todas as informações do seu novo negócio. Agora, é só aguardar a resposta.
Obter o empréstimo para abrir a sua empresa é, muitas vezes, um fator essencial para conseguir empreender. Tão importante quanto, é fazer o registro da marca, como comentamos durante o texto, que é um dos investimentos iniciais que precisa ser feito.
Esse processo é feito junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e evita que a sua marca seja usada de forma ilegal por terceiros, sendo a única maneira de garantir a exclusividade e proteção do nome e logo de seu negócio. Além disso, a sua empresa tem mais credibilidade e valor de mercado
Para evitar dores de cabeça durante o procedimento, você pode contar com uma empresa especializada no assunto. A Move On gerencia e cuida de toda essa burocracia de forma eficiente. Entre em contato e saiba tudo o que é preciso para registrar sua marca.