Você com certeza já ouviu o termo empreendedorismo sustentável por aí. Afinal, o número de empresas que estão integrando a sustentabilidade em sua estratégia de negócios está crescendo cada vez mais. Em uma pesquisa da McKinsey, inclusive, 70% dos entrevistados disseram que suas empresas têm uma governança formal de sustentabilidade em vigor. Mas o que exatamente significa ser “sustentável” nos negócios? Este é o assunto deste artigo, continue a leitura para entender!
Empreendedorismo sustentável é, literalmente, empreender de forma sustentável. Ou seja: realizar as atividades da empresa tendo como objetivo não só o lucro, mas também a redução do impacto negativo dessas atividades no meio-ambiente, comunidade ou sociedade como um todo.
A sustentabilidade nos negócios geralmente aborda duas categorias principais:
O objetivo de uma estratégia de negócios sustentável é causar um impacto positivo em pelo menos uma dessas áreas. Quando as empresas não assumem a responsabilidade de se tornar sustentável, pode acontecer o contrário. Nesses casos, o funcionamento da empresa pode ocasionar questões como degradação ambiental, desigualdade e injustiça social.
Existem diversas formas de empreender de forma sustentável. Nem sempre o que uma empresa faz, outra fará também. As estratégias de negócios sustentáveis são exclusivas de cada organização, pois estão vinculadas a objetivos de negócios maiores e valores organizacionais que são individuais de cada empresa.
Por exemplo, sustentabilidade nos negócios pode significar:
As empresas sustentáveis consideram uma ampla gama de fatores ambientais, econômicos e sociais ao tomar decisões de negócios. Essas organizações monitoram o impacto de suas operações para garantir que os lucros de curto prazo não se transformem em passivos de longo prazo.
Além de ajudar a conter os desafios globais - que são muitos - a sustentabilidade pode impulsionar o sucesso dos negócios e ser um diferencial. Vários investidores hoje usam métricas ambientais, sociais e de governança para analisar o impacto ético e as práticas de sustentabilidade de uma empresa.
Além disso, o comportamento dos consumidores mudou. Hoje eles estão mais conscientes do que nunca. Mais do que apenas comprar de uma empresa, os clientes querem adquirir algo que represente os seus valores. É aí que empresas que implementam o mindset sustentável saem na frente das que ainda operam visando apenas o lucro.
Existem várias maneiras de transformar o propósito do seu negócio em desempenho. A seguir listamos quatro passos para adotar o empreendedorismo sustentável na sua empresa:
O primeiro passo para impulsionar a mudança é avaliar o que a sustentabilidade significa para sua equipe, empresa, setor e cliente. Considere os grandes problemas que cada um desses grupos considera prioritários.
Para orientar esse processo, faça perguntas como:
Responder a essas perguntas ajudará você a estabelecer os objetivos de sustentabilidade de sua empresa.
O próximo passo para estabelecer o empreendedorismo sustentável é definir a missão da sua empresa. Uma declaração de missão é uma parte importante para se tornar um negócio mais sustentável.
Uma declaração de missão eficaz descreve o foco da sua empresa em “fazer”. Ele deve capturar os valores e o propósito da sua organização e servir como uma luz orientadora do motivo pelo qual você faz o que faz.
Como exemplo, veja a missão da marca de roupas Patagônia, que é referência em negócios sustentáveis:
“Build the best product, cause no unnecessary harm, use business to inspire and implement solutions to the environmental crisis.” (Construa o melhor produto, não cause nenhum dano desnecessário, use os negócios para inspirar e implementar soluções para a crise ambiental).
Percebe como fica claro para o público quais são os valores da empresa e como eles estão agindo em relação a eles?
Depois de criar uma declaração de missão forte, você está pronto para realinhar sua organização com uma estratégia de negócios sustentável.
Porém, ao elaborar uma estratégia de empreendedorismo sustentável, é importante garantir que sua empresa permaneça lucrativa. Você não pode ajudar sua causa se não puder permanecer no negócio. Por isso, pense em como as ações da empresa impactam a margem de lucro, as pessoas e o planeta. Com essa estrutura de tríade em mente, você pode desenvolver uma estratégia de negócios sustentável que também seja lucrativa.
Pequenas mudanças podem ser o ponto de partida para um impacto em larga escala.
Por exemplo, sua empresa normalmente deixa a eletricidade e o aquecimento ligados durante a noite, mesmo quando não há funcionários no local? Na hora de imprimir pedidos, você utiliza papel sulfite tradicional ou papel reciclado?
A sustentabilidade não precisa ser algo grandioso, ela também está nos pequenos detalhes!
Uma coisa é falar sobre uma motivação recém-descoberta para fazer o bem, mas outra é assumir uma posição pública, prometer resultados quantificáveis e realmente alcançá-los. É por isso que é recomendável que você faça uma gestão de indicadores para monitorar as iniciativas sustentáveis da empresa.
Ao implementar sua estratégia, lembre-se de revisar seu processo periodicamente para garantir que seus objetivos, missão e progresso permaneçam alinhados. E, claro, sempre compartilhe o progresso com o público, pois isso aumentará a percepção de valor da sua marca perante o mercado!
Agora você está equipado com quatro etapas simples – do propósito ao desempenho – que podem ajudá-lo a criar um negócio mais sustentável. O planeta agradece!
A marca registrada é adicionada na contagem da mensuração do valor da empresa, aumentando o valor percebido perante investidores e valor final das ações, aplicações e vendas.
Fale com nossos especialistasVocê com certeza já ouviu o termo empreendedorismo sustentável por aí. Afinal, o número de empresas que estão integrando a sustentabilidade em sua estratégia de negócios está crescendo cada vez mais. Em uma pesquisa da McKinsey, inclusive, 70% dos entrevistados disseram que suas empresas têm uma governança formal de sustentabilidade em vigor. Mas o que exatamente significa ser “sustentável” nos negócios? Este é o assunto deste artigo, continue a leitura para entender!
Empreendedorismo sustentável é, literalmente, empreender de forma sustentável. Ou seja: realizar as atividades da empresa tendo como objetivo não só o lucro, mas também a redução do impacto negativo dessas atividades no meio-ambiente, comunidade ou sociedade como um todo.
A sustentabilidade nos negócios geralmente aborda duas categorias principais:
O objetivo de uma estratégia de negócios sustentável é causar um impacto positivo em pelo menos uma dessas áreas. Quando as empresas não assumem a responsabilidade de se tornar sustentável, pode acontecer o contrário. Nesses casos, o funcionamento da empresa pode ocasionar questões como degradação ambiental, desigualdade e injustiça social.
Existem diversas formas de empreender de forma sustentável. Nem sempre o que uma empresa faz, outra fará também. As estratégias de negócios sustentáveis são exclusivas de cada organização, pois estão vinculadas a objetivos de negócios maiores e valores organizacionais que são individuais de cada empresa.
Por exemplo, sustentabilidade nos negócios pode significar:
As empresas sustentáveis consideram uma ampla gama de fatores ambientais, econômicos e sociais ao tomar decisões de negócios. Essas organizações monitoram o impacto de suas operações para garantir que os lucros de curto prazo não se transformem em passivos de longo prazo.
Além de ajudar a conter os desafios globais - que são muitos - a sustentabilidade pode impulsionar o sucesso dos negócios e ser um diferencial. Vários investidores hoje usam métricas ambientais, sociais e de governança para analisar o impacto ético e as práticas de sustentabilidade de uma empresa.
Além disso, o comportamento dos consumidores mudou. Hoje eles estão mais conscientes do que nunca. Mais do que apenas comprar de uma empresa, os clientes querem adquirir algo que represente os seus valores. É aí que empresas que implementam o mindset sustentável saem na frente das que ainda operam visando apenas o lucro.
Existem várias maneiras de transformar o propósito do seu negócio em desempenho. A seguir listamos quatro passos para adotar o empreendedorismo sustentável na sua empresa:
O primeiro passo para impulsionar a mudança é avaliar o que a sustentabilidade significa para sua equipe, empresa, setor e cliente. Considere os grandes problemas que cada um desses grupos considera prioritários.
Para orientar esse processo, faça perguntas como:
Responder a essas perguntas ajudará você a estabelecer os objetivos de sustentabilidade de sua empresa.
O próximo passo para estabelecer o empreendedorismo sustentável é definir a missão da sua empresa. Uma declaração de missão é uma parte importante para se tornar um negócio mais sustentável.
Uma declaração de missão eficaz descreve o foco da sua empresa em “fazer”. Ele deve capturar os valores e o propósito da sua organização e servir como uma luz orientadora do motivo pelo qual você faz o que faz.
Como exemplo, veja a missão da marca de roupas Patagônia, que é referência em negócios sustentáveis:
“Build the best product, cause no unnecessary harm, use business to inspire and implement solutions to the environmental crisis.” (Construa o melhor produto, não cause nenhum dano desnecessário, use os negócios para inspirar e implementar soluções para a crise ambiental).
Percebe como fica claro para o público quais são os valores da empresa e como eles estão agindo em relação a eles?
Depois de criar uma declaração de missão forte, você está pronto para realinhar sua organização com uma estratégia de negócios sustentável.
Porém, ao elaborar uma estratégia de empreendedorismo sustentável, é importante garantir que sua empresa permaneça lucrativa. Você não pode ajudar sua causa se não puder permanecer no negócio. Por isso, pense em como as ações da empresa impactam a margem de lucro, as pessoas e o planeta. Com essa estrutura de tríade em mente, você pode desenvolver uma estratégia de negócios sustentável que também seja lucrativa.
Pequenas mudanças podem ser o ponto de partida para um impacto em larga escala.
Por exemplo, sua empresa normalmente deixa a eletricidade e o aquecimento ligados durante a noite, mesmo quando não há funcionários no local? Na hora de imprimir pedidos, você utiliza papel sulfite tradicional ou papel reciclado?
A sustentabilidade não precisa ser algo grandioso, ela também está nos pequenos detalhes!
Uma coisa é falar sobre uma motivação recém-descoberta para fazer o bem, mas outra é assumir uma posição pública, prometer resultados quantificáveis e realmente alcançá-los. É por isso que é recomendável que você faça uma gestão de indicadores para monitorar as iniciativas sustentáveis da empresa.
Ao implementar sua estratégia, lembre-se de revisar seu processo periodicamente para garantir que seus objetivos, missão e progresso permaneçam alinhados. E, claro, sempre compartilhe o progresso com o público, pois isso aumentará a percepção de valor da sua marca perante o mercado!
Agora você está equipado com quatro etapas simples – do propósito ao desempenho – que podem ajudá-lo a criar um negócio mais sustentável. O planeta agradece!
A marca registrada é adicionada na contagem da mensuração do valor da empresa, aumentando o valor percebido perante investidores e valor final das ações, aplicações e vendas.
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