Empreendedorismo 4.0: o que é? Empreendedorismo 4.0: o que é?

Ao longo dos anos, as empresas evoluíram e se adaptaram às mudanças do mercado e da sociedade. Com o empreendedorismo 4.0, chegamos a uma etapa que está ligada completamente ao uso da tecnologia, com automação, processo de dados, entre outros. Conheça mais sobre esse novo momento da indústria no presente artigo.

O que é o empreendedorismo 4.0?

Como foi dito, uma das grandes marcas desse modelo é a possibilidade de empreender usando a tecnologia ao seu favor. Entretanto, o simples uso de tecnologia não representa isso, mas sim o uso de inovações relacionadas à indústria 4.0.

Deixando de uma forma mais clara, podemos pensar assim: muitas empresas já utilizam novas tecnologias no seu dia a dia de trabalho, mas, ainda assim, isso não se caracteriza como empreendedorismo 4.0. Esse, por sua vez, é representado por empresas que utilizam inovações tecnológicas da indústria 4.0. Como:

  • Inteligência artificial;
  • Big Data;
  • Internet das coisas;
  • Robótica;
  • Digitalização;
  • entre outros.

Com o uso dessas inovações, o principal objetivo é gerar mudanças nos processos de produção e no trabalho coletivo, facilitando a gestão e trazendo mais eficiência.

Qual o diferencial do empreendedorismo 4.0?

No dia a dia, com o uso de aplicativos, internet, realidade virtual, muitas empresas começam a se destacar dentro desse novo cenário, já que o mundo está mais apto a essas tecnologias.

Com a inclusão dessas ferramentas no cotidiano, a principal diferença que podemos ver com o empreendedorismo 4.0 é a disrupção de alguns setores. Dessa forma, essas novas tecnologias já passaram as etapas de teste, sendo, atualmente, fundamentais para diversas indústrias, como é o caso da mineração.

Quais os benefícios desse modelo?

Além do potencial disruptivo e do amplo uso de tecnologias, há outras características que fazem desse modelo muito vantajoso.

Pré e pós-venda

A inteligência artificial, muito usada em chatbots, contribui para o processo de pré-venda e pós-venda, o que facilita o trabalho de atendimento. Dessa forma, eles conseguem auxiliar os clientes na hora da compra, o que melhora de forma considerável a experiência do cliente.

Facilidade de gestão de dispositivos

Com uso da Internet das Coisas (IoT), temos objetos, assistentes de voz, pessoas, casas, tudo conectado. Essa união de tecnologias por meio da internet, em especial na indústria, facilita a gestão, já que os mais diferentes dispositivos podem ser gerenciados de um único ponto, além de se adaptarem ao comportamento dos usuários.

Personalização do produto

Da mesma forma, com a Internet das Coisas, as demais inovações tecnológicas, por meio de algoritmos e outros dados, conseguem ser adaptáveis ao estilo de um usuário. Uma prova bem simples disso é que em muitos casos, nas redes sociais, você costuma acessar aquilo que mais é compatível com o seu comportamento. Ou seja, um conteúdo personalizado para você.

O papel da sustentabilidade no empreendedorismo 4.0

Além da tecnologia, a sustentabilidade é um dos principais pontos. Muitas empresas e startups tecnológicas têm esse viés no seu desenvolvimento.Uma forma de se perceber isso é que, com produtos personalizados, otimização de processos e digitalização das operações, o risco de desperdício reduz consideravelmente. Outro detalhe é que ser sustentável mostra ao mercado e aos clientes que a empresa se preocupa com o futuro do planeta.

Como você pode ver, o empreendedorismo 4.0 já é uma realidade e inserir essas características no seu negócio é essencial nesse novo momento, principalmente se você for abrir uma empresa do zero. Buscar a inovação, o uso de tecnologia e a sustentabilidade devem entrar no seu modelo de negócio desde o início dos trabalhos.

Após todas essas etapas, tem mais uma etapa importante: o registro de marca, processo feito junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Esse procedimento evita que a sua marca seja usada de forma ilegal por terceiros, dando mais segurança ao seu negócio. 

Nesses casos, para evitar entraves com o INPI, é muito importante contar com os serviços de uma empresa especializada. A Move On gerencia e cuida de toda a burocracia do registro de marca de uma maneira eficiente. Entre em contato e saiba tudo o que é preciso para registrar sua marca.

A MARCA REGISTRADA GERA LUCRO À SUA EMPRESA!

A marca registrada é adicionada na contagem da mensuração do valor da empresa, aumentando o valor percebido perante investidores e valor final das ações, aplicações e vendas.

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Ao longo dos anos, as empresas evoluíram e se adaptaram às mudanças do mercado e da sociedade. Com o empreendedorismo 4.0, chegamos a uma etapa que está ligada completamente ao uso da tecnologia, com automação, processo de dados, entre outros. Conheça mais sobre esse novo momento da indústria no presente artigo.

O que é o empreendedorismo 4.0?

Como foi dito, uma das grandes marcas desse modelo é a possibilidade de empreender usando a tecnologia ao seu favor. Entretanto, o simples uso de tecnologia não representa isso, mas sim o uso de inovações relacionadas à indústria 4.0.

Deixando de uma forma mais clara, podemos pensar assim: muitas empresas já utilizam novas tecnologias no seu dia a dia de trabalho, mas, ainda assim, isso não se caracteriza como empreendedorismo 4.0. Esse, por sua vez, é representado por empresas que utilizam inovações tecnológicas da indústria 4.0. Como:

  • Inteligência artificial;
  • Big Data;
  • Internet das coisas;
  • Robótica;
  • Digitalização;
  • entre outros.

Com o uso dessas inovações, o principal objetivo é gerar mudanças nos processos de produção e no trabalho coletivo, facilitando a gestão e trazendo mais eficiência.

Qual o diferencial do empreendedorismo 4.0?

No dia a dia, com o uso de aplicativos, internet, realidade virtual, muitas empresas começam a se destacar dentro desse novo cenário, já que o mundo está mais apto a essas tecnologias.

Com a inclusão dessas ferramentas no cotidiano, a principal diferença que podemos ver com o empreendedorismo 4.0 é a disrupção de alguns setores. Dessa forma, essas novas tecnologias já passaram as etapas de teste, sendo, atualmente, fundamentais para diversas indústrias, como é o caso da mineração.

Quais os benefícios desse modelo?

Além do potencial disruptivo e do amplo uso de tecnologias, há outras características que fazem desse modelo muito vantajoso.

Pré e pós-venda

A inteligência artificial, muito usada em chatbots, contribui para o processo de pré-venda e pós-venda, o que facilita o trabalho de atendimento. Dessa forma, eles conseguem auxiliar os clientes na hora da compra, o que melhora de forma considerável a experiência do cliente.

Facilidade de gestão de dispositivos

Com uso da Internet das Coisas (IoT), temos objetos, assistentes de voz, pessoas, casas, tudo conectado. Essa união de tecnologias por meio da internet, em especial na indústria, facilita a gestão, já que os mais diferentes dispositivos podem ser gerenciados de um único ponto, além de se adaptarem ao comportamento dos usuários.

Personalização do produto

Da mesma forma, com a Internet das Coisas, as demais inovações tecnológicas, por meio de algoritmos e outros dados, conseguem ser adaptáveis ao estilo de um usuário. Uma prova bem simples disso é que em muitos casos, nas redes sociais, você costuma acessar aquilo que mais é compatível com o seu comportamento. Ou seja, um conteúdo personalizado para você.

O papel da sustentabilidade no empreendedorismo 4.0

Além da tecnologia, a sustentabilidade é um dos principais pontos. Muitas empresas e startups tecnológicas têm esse viés no seu desenvolvimento.Uma forma de se perceber isso é que, com produtos personalizados, otimização de processos e digitalização das operações, o risco de desperdício reduz consideravelmente. Outro detalhe é que ser sustentável mostra ao mercado e aos clientes que a empresa se preocupa com o futuro do planeta.

Como você pode ver, o empreendedorismo 4.0 já é uma realidade e inserir essas características no seu negócio é essencial nesse novo momento, principalmente se você for abrir uma empresa do zero. Buscar a inovação, o uso de tecnologia e a sustentabilidade devem entrar no seu modelo de negócio desde o início dos trabalhos.

Após todas essas etapas, tem mais uma etapa importante: o registro de marca, processo feito junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Esse procedimento evita que a sua marca seja usada de forma ilegal por terceiros, dando mais segurança ao seu negócio. 

Nesses casos, para evitar entraves com o INPI, é muito importante contar com os serviços de uma empresa especializada. A Move On gerencia e cuida de toda a burocracia do registro de marca de uma maneira eficiente. Entre em contato e saiba tudo o que é preciso para registrar sua marca.

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