O que é e o que significa B2B?
B2B é uma sigla em inglês que significa Business to Business. Em bom português, podemos traduzir como de Empresa para Empresa ou Negócio para Negócio. Para deixar mais claro, o B2B é um modelo de negócios onde uma empresa vende produtos ou serviços para outras empresas.
Dentro desse formato, existem vários tipos de transações, como a compra e venda de insumos, serviços terceirizados, fornecedores, entre outros. Esses são alguns tipos de negócios que se encaixam muito bem no B2B.
O que é e o que significa B2C?
Agora, no caso do B2C, que significa Business to Consumer, ou Empresa para Consumidor, a situação é diferente. Esse modelo de negócios é aquele onde as empresas vendem seus produtos ou serviços diretamente para o consumidor final.
Aqui temos ainda mais exemplos que estão no nosso dia a dia, como as compras em um supermercado, loja de perfumes, hamburgueria etc.
Principais semelhanças entre B2B e B2C
B2B e B2C são dois modelos de negócio que, apesar de serem bastante diferentes, possuem coisas em comum. Confira algumas delas:
- Decisão tomada por pessoas: não importa se é B2C ou B2C, é sempre preciso atrair a pessoa que está do outro lado. Seja um cliente pessoa física ou pessoa jurídica. Nesse caso, os dois modelos têm esse objetivo;
- Solução de problemas: os dois tipos de empresas buscam resolver o problema que os clientes possuem, seja para outra empresa ou para o consumidor final;
- Registro de marca: tanto empresas B2B, quanto B2C precisam fazer o registro de marca, o que garante mais segurança nas suas operações.
Principais diferenças entre B2B e B2C
B2B e B2C possuem diferenças muito claras entre elas, mas, ao mesmo tempo, há aqueles fatores distintos que, para um empreendedor, é preciso ter conhecimento. Afinal, na hora de abrir uma empresa é preciso saber bem qual dos modelos escolher.
- Público-alvo: para o B2B, o público são empresas que precisam dos seus produtos ou serviços. No caso do B2C, são os consumidores que vão atrás de você;
- Transações: as transações no B2B tendem a ser mais recorrentes, já no B2C elas são menos frequentes, já que uma pessoa não costuma comprar muitas coisas de forma repetida.
- Ticket médio das transações: o ticket médio nas transações B2B costumam ser maiores do que na B2C , por envolverem duas empresas na negociação;
- Rotatividade de clientes: a rotatividade na B2B costuma ser menor já que, em muitos casos, as empresas fecham contratos de média a longa duração. Já B2C, há uma grande variedade de clientes.
Além desses fatores, as estratégias de marketing para atrair e até mesmo reter clientes costumam ser bem diferentes. Vamos mostrar algumas estratégias abaixo para facilitar o entendimento e ajudar no seu planejamento estratégico.
Estratégias de marketing para B2B
- Criação de conteúdo: criar conteúdo nas redes sociais e em blogs pode ajudar na atração de clientes para o seu negócio, ainda mais usando o funil de vendas. Use essa estratégia para mostrar que você domina o seu mercado;
- Apresentação: montar uma apresentação com dados, informações e projeções é uma ótima forma de conquistar aquele cliente. Mostrar que você tem conhecimento e sabe o que vai ser feito, é essencial;
- Eventos: participe de feiras, congressos e eventos em geral. Muitas empresas mandam representantes para conhecerem futuros clientes e, até mesmo, para já fechar negócio.
Estratégias de marketing para B2C
- Use e abuse das redes sociais: crie conteúdos, interaja com seus seguidores e saiba usar as campanhas de marketing digital a seu favor. Aposte em boas fotos, caso você tenha uma lanchonete ou loja de roupas para que o produto seja bem visualizado;
- Capriche na experiência do cliente: a experiência do consumidor, do início ao fim da jornada de compra, é fundamental para ele, primeiro comprar, e depois se fidelizar;
- Promoções: promoções são sempre ótima opção, aproveite as datas sazonais para dar ótimos descontos. Isso também atrai e retém clientes.
B2B e B2C têm suas diferenças e semelhanças, como foi possível ver. Vale ressaltar que um dos pontos em comum entre ambas as modalidades de negócio é a importância do registro de marca.
Esse processo é feito junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e evita que a sua marca seja usada de forma ilegal por terceiros, sendo a única maneira de garantir a exclusividade e proteção do nome e logo de seu negócio, seja ele “Business to Business” ou “Business to Consumer”.
Somente o registro de marca te dá a segurança de que a sua marca é realmente sua. Além disso, uma marca registrada tem uma credibilidade e um valor muito maior no mercado. Para evitar entraves com questões burocráticas, recomendamos que você busque o auxílio de uma empresa especializada. Nós, da Move On, gerenciamos e cuidamos de toda essa burocracia de forma eficiente. Quer saber mais? Entre em contato e conheça tudo o que é preciso para registrar sua marca.