Cuidados com o registro na mudança de uma marca

É fato que o mercado está em constante mudança. O surgimento de novas tendências e a variação na mentalidade dos consumidores são fatores que fazem com que muitas empresas repensem seu posicionamento - afinal, ignorar as transformações pode ser um erro.

Ao realizar uma mudança de marca, no entanto, é preciso ter alguns cuidados para que nenhum direito garantido pelo seu registro seja perdido e para que nenhum esforço ou atualização seja em vão.  

O que diz o INPI e LPI

De acordo com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), “a marca não pode ser alterada após o depósito do pedido de registro. Todavia, algumas circunstâncias específicas permitem a modificação do sinal originalmente protocolado”.

Enquanto o processo de registro de marca ainda não foi deferido ou indeferido, portanto, o requerente ainda pode solicitar alterações. Depois que uma marca já é registrada, porém, as regras são diferentes. 

O inciso II do artigo 143 da Lei da Propriedade Industrial (LPI) determina que se a marca tiver sido usada com modificação que implique alteração de seu caráter distintivo original, alguém com legítimo interesse e dentro do prazo de cinco anos após sua concessão, pode solicitar a caducidade – ou seja, a extinção – do seu registro.

Dessa forma, conclui-se que a marca ou sinal registrado devem ser sempre utilizados exatamente como estão em seus certificados e que a melhor forma de proteger sua marca ou logotipo é fazendo o registro de todas as mudanças junto ao INPI. 

Implicações no registro 

Como mencionamos acima, as alterações de uma marca não são vistas como atualizações ou adendos e sim como uma verdadeira mudança. Dessa forma, é necessário fazer um novo registro de marca, mesmo que seja para uma já consagrada no mercado, para evitar que os direitos sobre a mesma sejam perdidos. 

A companhia de telefone “Oi”, por exemplo, realizou diversas atualizações na sua logomarca ao longo dos anos, assim como a “Tim” do mesmo segmento, e todas elas foram registradas junto ao INPI. 

É importante mencionar, porém, que a preservação da marca mais antiga é sempre recomendada, pois isso ajuda a evitar a caducidade e o ataque por terceiros, já que se o registro for invalidado, a marca antiga pode ser registrada por outra pessoa interessada. 

Caso o titular faça diversas alterações durante o tempo de vigência da marca, a dica é excluir os registros intermediários e deixar apenas o registro mais novo e o mais antigo – a marca Starbucks, por exemplo, fez isso. Dessa forma, você tem a segurança de que, com a alteração da marca ou da logo, você não estará infringindo nenhuma regra do INPI. 

O novo registro pode ser necessário quando:

  • o titular utiliza uma fonte nova para estilizar a marca
  • o titular inclui um elemento novo na marca
  • a logo da marca é alterada
  • uma logomarca é inserida

O novo registro pode ser dispensável quando: 

  • a marca passa a usar cores
  • a marca é nominativa e o titular usa diferentes fontes para divulgá-la
  • há a inserção de expressão de uso comum na divulgação da marca

Quando fazer mudanças em uma marca

Afinal, por que alguém iria querer fazer um “rebranding” e ter todo o trabalho de passar por um novo processo de registro de marcas? São inúmeras as razões, mas as principais são a atualização ou expansão do mercado, a mudança de gestão, uma fusão entre marcas ou até perda de relevância da marca ou a conquista de um novo público. 

No entanto, não basta apenas decidir mudar diante dessas situações. É necessário que os responsáveis pela marca construam uma nova imagem pautada em um estudo de mercado e também na opinião de seus clientes. Além disso, é preciso lembrar que uma vez apresentado o pedido ele não poderá sofrer qualquer alteração. 

Por isso, se você é titular de uma marca e sabe a importância dela para o seu negócio, não deixe de mantê-la atualizada, tanto para seus clientes, quanto para o INPI. Para facilitar toda a burocracia do registro de marcas, a dica é procurar especialistas que facilitam o processo. 

A Move On, por exemplo, oferece relatórios mensais que mantém o cliente atualizado sobre o andamento do processo, informando caso algum documento seja requisitado. Vale a pena conferir os preços oferecidos e aumentar as chances do seu pedido ser aprovado.

Entenda mais sobre registro de marca no nosso Instagram

Conteúdos todos os dias para você estar atualizado com as principais novidades.

Rolar para cima