De forma geral, o registro de marca parece algo com um único objetivo simples: evitar que outra pessoa inscreva aquele mesmo nome ou logo. Porém, com uma análise mais aprofundada, é possível perceber diversas oportunidades de lucrar ou evitar prejuízo monetário com a oficialização do seu direito de uso de marca no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).
Por não serem tão óbvias, nós da Move On decidimos esclarecer essas oportunidades de forma que você possa enxergar como um registro de marca é capaz de trazer muitos benefícios para seu negócio. Continue lendo:
1. Patrimônio imaterial da empresa
Além da segurança jurídica que mencionamos acima, uma marca registrada passa a ser um bem imaterial da empresa, sobre o qual é possível até mesmo estabelecer um valor monetário específico para esse item.
Dessa forma, a marca pode trazer várias vantagens financeiras: ela é contabilizada na determinação do valor da empresa, inclusive aumentando-o perante investidores, no preço de ações e aplicações.
Uma marca consolidada no mercado pode até mesmo ser vendida por um bom dinheiro, o que traz potencial para um ganho enorme, já que o empreendedor construiu esse ativo do zero e agora lucra com ele.
2. Venda por valor agregado
Da mesma maneira que ela pode ser agregada ao valor de uma empresa em sua venda ou financiamento, a marca registrada também traz lucros na comercialização de seus produtos e serviços. Uma dessas formas é através do valor agregado, que iremos explicar a seguir.
Nesse contexto, o valor agregado consiste em gerar valor a uma marca, associando-a a diversos atributos positivos como qualidade, confiança, bom atendimento, preocupação com o consumidor, etc. Por isso, existem casos em que a marca passa a valer mais do que os próprios produtos.
Por exemplo, você deve conhecer alguma marca que possui muitos consumidores não apenas pela qualidade do produto, mas pelo que a marca representa no mercado, pela sua reputação de produzir algo de excelência. Ela pode até ter algum concorrente que produza um produto tão bom quanto o seu, mas, por não ser de “marca conhecida”, ele acaba perdendo no mercado.
Assim, ao deter uma marca registrada reconhecida no mercado, você pode inclusive aumentar o valor dos seus produtos (sem deixar de lado a qualidade, é claro), pois os consumidores irão pensar na sua marca como uma opção de maior custo-benefício em relação à concorrência.
3. Royalties e franquias
Uma das coisas que pouca gente planeja ao iniciar uma empresa é a expansão do seu negócio para franquias. Entretanto, se você planeja crescer no mercado, esse modelo pode trazer lucro. Para isso, é preciso ter a marca registrada, já que franquear um negócio envolve, entre outros aspectos, a licença da marca para um terceiro.
A sua empresa poderá receber royalties, que serão correspondentes a uma porcentagem do lucro bruto daquela franquia.
4. Defesa contra desvio de lucros por terceiros
Esta não é propriamente uma maneira de gerar lucros, por assim dizer, mas de evitar que outras empresas lucrem com o seu negócio roubando os seus clientes.
Não é raro acontecer de um concorrente copiar ou fazer imitações bem parecidas com uma marca já existente. Se essa marca não tiver sido registrada, é muito difícil provar quem roubou de quem. E o prejuízo começa: os seus consumidores podem estar se dirigindo ao estabelecimento concorrente com base na construção de marca e investimento em marketing que a sua empresa realizou.
Ao garantir uma marca registrada, a sua empresa está protegida contra roubos por terceiros, evitando que eles desviem clientes e acabem lucrando em cima do seu trabalho.
Pensando em registrar a sua marca? Entre em contato com a Move On e torne o processo ainda mais simples e sem burocracia.
Ainda em dúvida sobre as razões para ter uma marca registrada? Leia nosso artigo: Entenda como funciona o registro de marcas no INPI