Nosso Blog

Descubra sobre sua Marca

Como fazer o licenciamento de produtos digitais

Como fazer o licenciamento de produtos digitais

O licenciamento de produtos digitais funciona como um direito que você adquire para reproduzir, distribuir e comercializar algum material na internet. Ele é utilizado, principalmente, para que você possa monetizar o conteúdo, já que o produtor ou o autor dessa obra garantem esse direito. Por isso, se você deseja entrar neste mercado, saiba como fazer o licenciamento de produtos digitais.

Vantagens de fazer o licenciamento de produtos digitais

Obter o licenciamento de produtos digitais oferece muitos benefícios. Se você tem o objetivo de monetizar esse tipo de obra, confira as principais vantagens:

Baixo investimento: os valores para que você obtenha um licenciamento são bem mais baixos que os demais tipos de registro;

Facilidade para investir: você não precisa criar nada, já que é possível licenciar alguma obra pronta e monetizá-la;

Alto retorno financeiro: somado ao baixo investimento, dependendo da licença, você consegue monetizar muito, obtendo um bom retorno financeiro.

 

Os tipos de licença para produtos digitais

Há uma grande variedade de tipos de licença para você fazer. Confira quais são e veja a que mais se enquadra no seu objetivo.

Direitos autorais

Os direitos autorais ou Copyright são a forma mais comum de licença, sendo representados pelo sinal ©, que normalmente é acompanhado pela expressão “Todos os direitos reservados”. Esse tipo de contrato dá somente ao autor/criador da obra o direito de uso, distribuição e modificação. Dessa forma, quem quiser usar, deverá fazer os devidos pagamentos.

Copyleft

A Copyleft é representada pelo ©, mas invertido, virado para o lado esquerdo. Esse tipo de licença é aberta a modificações, usos e reproduções, ou seja, livre para ser utilizada. Entretanto, para que a obra seja alterada ou comercializada, é preciso que o autor original da obra tenha conhecimento.

Creative Commons

Muito parecida com a Copyleft, a licença Creative Commons (CC) tem uma diferença importante. Nesse caso, o proprietário pode limitar o acesso à obra, em relação à quantidade de distribuição, tipo de uso, comercialização, entre outras possibilidades.

Diferentemente da primeira, no Creative Commons (CC) é possível limitar os diferentes tipos de uso da obra, como distribuição e a forma como ela é utilizada.

DRM

O Digital Rights Management (DRM) ou gestão de direitos digitais, em bom português, é um tipo de licença que protege as obras que são disponibilizadas na internet. Dessa forma, é possível limitar a reprodução do conteúdo dando permissão para o consumo somente quem fez o devido pagamento.

PLR

Private Label Rights (PLR), em português, podemos traduzir como Direito de Marca Própria. Com essa licença, é possível modificar, comercializar e adquirir os direitos de revendas e comercialização sobre um determinado produto. Dessa forma, quem produz ou licencia tem o direito sobre um produto já criado e ainda pode botar seu nome como autor desse material.

Como licenciar e vender um produto digital

Agora que você conhece os tipos de licença e as vantagens desse procedimento, saiba como fazer o licenciamento de um produto digital e comercializá-lo.

  • Escolha um nicho de atuação: escolher um nicho de atuação para fazer o licenciamento é muito importante, existem muitos, como música, literatura, entre outros. Encontre um que você acredita ser promissor para investir;
  • Defina o tipo de licença: você conheceu as principais licenças. Defina a melhor para a sua estratégia para realizar o pedido;
  • Se for preciso, traduza: no caso de licenciar uma obra estrangeira, tenha muito cuidado na tradução. O ideal é procurar um profissional para que não mude algum sentido do original;
  • Encontre uma forma de comercializar: assim como os infoprodutos, com os produtos digitais você pode também buscar uma ferramenta para a distribuição e comercialização, como hotmart sparkle, muito usada para a monetização de obras virtuais.

Com todas essas informações, você consegue fazer o seu licenciamento de produtos digitais. Mas para que o seu procedimento seja de uma forma tranquila, é importante contar com os serviços de uma empresa especializada. A Move On gerencia e cuida de toda a burocracia desses procedimentos. Entre em contato e saiba tudo o que é preciso para registrar sua marca.