Nosso Blog

Descubra sobre sua Marca

Como emitir nota fiscal como pessoa física

Como emitir nota fiscal como pessoa física

As notas fiscais são documentos utilizados para registrar uma transação financeira sobre um bem ou serviço, e que servem como garantia de propriedade mediante a lei. Essa documentação pode ser emitida por pessoa física e jurídica, mas cada uma delas depende da situação. Saiba como emitir nota fiscal como pessoa física.

 

Pessoa física pode emitir nota fiscal?

Sim, as pessoas físicas podem emitir nota fiscal, no caso de precisar comprovar algum tipo de serviço prestado. E vale destacar que gerar essa documentação é fundamental, para ambas as partes, pois sem a nota não há como comprovar as transações.

 

Como emitir nota fiscal sendo pessoa física

Para emitir a sua nota fiscal como pessoa física, o primeiro passo é procurar a prefeitura da sua cidade. Cada município tem suas especificidades sobre a permissão para gerar notas sem uma empresa registrada. Dessa forma, você tem acesso a todas as opções disponíveis pela sua prefeitura para que você esteja regularizado e apto a emitir este documento. Agora que você sabe o que é preciso, veja como emitir as notas fiscais sendo pessoa física.

Recibo de Pagamento Autônomo (RPA)

Esse documento é utilizado para comprovar a transação feita entre uma pessoa física (CPF) e uma empresa/pessoa jurídica (CNPJ). O recibo é de fácil acesso, já que você pode comprar em livrarias e papelarias.

No caso de você optar por esse formato, fique ciente que haverá um valor descontado referente ao INSS, ISS e Imposto de Renda. Além disso, muitas empresas exigem, de fato, a nota fiscal, mesmo o RPA sendo um documento legal.

Nota Fiscal Avulsa

Outra possibilidade, é a Nota Fiscal Avulsa. Para fazer a emissão, é preciso seguir o procedimento da sua prefeitura. Como já dissemos, os municípios possuem regras diferentes sobre este tema.

Acesse o sistema da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), preencha os dados solicitados. Faça a impressão do documento e entregue para a pessoa que contratou os serviços.

 

Como emitir nota Fiscal via MEI (Microempreendedor individual)

Essas duas opções anteriores são as indicadas para quem pretende emitir nota fiscal como pessoa física. Entretanto, é importante destacar que esse tipo de emissão não é o mais indicado. Por isso, há uma outra alternativa.

Abrindo uma MEI, você tem acesso direto a um CNPJ, sem burocracia. O procedimento é, praticamente, o mesmo da Nota Fiscal Avulsa. Entrar em contato com a sua prefeitura e realizar o cadastro. Pronto, você já estará apto a emitir notas fiscais.

Como você pode ver, é possível a pessoa física emitir nota fiscal. Mesmo assim, esse modo não é o mais indicado. Por isso, nossa sugestão é que você faça da forma mais regular, criando a sua empresa com um CNPJ.

Além disso, também é importante ter um registro de marca. Isso evita com que ela seja usada de forma ilegal. Todo esse procedimento é feito junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). E para que ele seja feito da melhor forma, você pode contar com os serviços de uma empresa especializada. A Move On gerencia e cuida de toda a burocracia do registro de marca de uma maneira eficiente para minimizar os possíveis obstáculos com o INPI. Entre em contato e saiba tudo o que é preciso para registrar sua marca.