Nosso Blog

Descubra sobre sua Marca

Como criar um site: confira o passo a passo

Como criar um site: confira o passo a passo

Em um mundo cada vez mais digital, é fundamental que a sua empresa tenha uma presença forte na internet. Afinal, muitos clientes fazem pesquisas online para encontrar o que buscam. Aprenda como criar um site e saiba os motivos para ter espaço na internet.

A importância de criar um site

Antes de aprender a criar um site, é válido entender os porquês de se posicionar na internet. Um dos pontos mais importantes é perceber que, atualmente, qualquer compra ou contratação de um serviços começa por uma pesquisa online.

Um bom exemplo é quando você pretende comprar um computador. O primeiro passo é fazer uma pesquisa para ver o preço nas lojas, ler sobre as configurações e entender mais sobre aquele produto, para fazer a escolha correta. O mesmo é válido para um serviço. Dessa forma, ter um site é uma ótima maneira de divulgar o seu produto e alcançar um grande número de clientes em potencial.

Para um resultado melhor, você pode definir que tipo de site vai criar. Entre as opções mais comuns estão:

Loja Virtual

Também conhecida como e-commerce, a loja virtual é um espaço voltado para vendas. Com uma boa estrutura e planejamento, você consegue criar esse espaço e vender para o Brasil inteiro.

Você pode utilizar diversas plataformas para essa criação, como é o caso da Loja Integrada, que possui planos para que você tenha uma loja virtual robusta e com capacidade de crescimento. Confira as condições para iniciar esse projeto.

Site institucional

Outra possibilidade, e que pode casar também com a sua loja virtual, é um site institucional. Ele é muito indicado para serviços ou empresas que querem reforçar sua marca, sua presença online. Você pode inserir informações sobre o seu trabalho, a história da empresa, os tipos de atividades, entre outros.

Blogs

Os blogs já foram muito populares há alguns anos e estão recuperando sua força, em especial por causa das buscas no Google. Eles são indicados para criação de conteúdo sobre determinado assunto, pode ser educacional, mercadológico, mas com um objetivo de atrair clientes por meio do material produzido.

É possível também criar um blog para virar uma seção dentro do seu site. Além de ter a parte institucional, você tem também um tópico para debater temas ligados ao seu negócio.

 

Passo a passo para criar um site

Após conhecer os principais tipos de site, você pode escolher o seu e começar o processo de criação. Confira:

Escolha um nome

Decidir um nome é importante para o seu site, pois ele vai representar a sua marca. Além disso, caso já tenha uma empresa, tente utilizar o mesmo nome para facilitar a identificação. Pesquise bastante, veja nomes de concorrentes e analise bem o significado das palavras para que a escolha seja bem feita. Lembre que essa decisão é importante e será definitiva.

Registre o domínio

Registrar um domínio é uma das formas que você tem para evitar que outra pessoa use o mesmo nome que o seu em um site. Para fazer isso, há várias formas, gratuitas e pagas. 

Na forma sem custos, há plataformas como Wix e Wordpress, mas que ficam como subdomínio, por exemplo: suamarca.wix.com, o ponto negativo é que esse subdomínio não passa tanto profissionalismo para o negócio. Agora, para as versões pagas, uma boa opção é o registro.br. Você pode pesquisar o nome do seu domínio, ver se está disponível e fazer a compra.

Contrate um serviço de hospedagem

A hospedagem é o que vai manter o seu site no ar. Por isso, você precisa fazer essa contratação. Também há opções grátis, mas elas apresentam instabilidades e são bastante restritas. Por isso, é indicado os serviços pagos, como hostgator, que apresenta planos com preços acessíveis.

Faça o design do seu site

Busque um profissional para montar o site, fazer o design e toda a estruturação. Esse tipo de atividade contribui para que a sua página seja única e fique, de fato, do jeito que você imaginou. Além disso, é importante que o seu site seja responsivo, ou seja, se adapte para quem acessa por um computador ou por dispositivos móveis, como o celular. Isso contribui muito com a experiência do usuário.

Se você não tem como investir, há muitas plataformas gratuitas na internet, como o já citado Wix, que possuem templates para o site. Eles são bem fáceis e práticos de manipular. Assim, você consegue ajustar sem a ajuda de um profissional.

 

Registre a sua marca

Com o site criado, é importante que a sua marca seja registrada. Assim como você comprou o seu domínio para que ninguém possa usar o nome do site na internet, é preciso proteger a sua marca de uma forma geral, para que ela não seja usada de forma ilegal. O órgão responsável por fazer esse registro é o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Para que isso seja feito de uma forma tranquila, você pode contar com os serviços de uma empresa especializada. A Move On gerencia e cuida de toda a burocracia do registro de marca de uma maneira eficiente para minimizar os possíveis obstáculos com o INPI. Entre em contato e saiba tudo o que é preciso para registrar sua marca.