Abrir uma pizzaria envolve muitos dos mesmos passos que abrir qualquer restaurante ou negócio. Se essa é sua vontade, mas você não sabe como abrir uma pizzaria do zero, você veio ao lugar certo. Neste guia você encontrará uma direção sobre como iniciar uma pizzaria para se tornar o ponto de referência da sua comunidade.
Antes de partir para a parte burocrática, você precisa idealizar o seu negócio. E para isso é necessário pensar em seis pontos principais:
Como em qualquer restaurante, o primeiro passo é elaborar um plano de negócios.
Criar um plano de negócios não apenas ajudará você a se organizar, mas também servirá como sua principal ferramenta para comunicar sua visão a parceiros, investidores e outras partes interessadas necessárias para tirar seu conceito do papel. Aqui estão os principais elementos a serem incluídos:
Resumo Executivo: é o resumo das informações que o plano contém;
Visão geral da empresa: aqui você vai informar os conceitos básicos de estrutura de propriedade, localização, tipo de conceito de pizza e apresentar sua marca. Qual experiência você quer entregar? Escreva nesta parte;
Análise do setor: detalhe a lacuna que você preencherá em seu mercado com uma análise de seu mercado-alvo, local escolhido e concorrência próxima. Se a sua cidade já tem uma dúzia de pizzarias, que elemento especial o seu conceito está trazendo para a mesa?;
Plano de Marketing: se você abrir a pizzaria, como vai atrair os clientes? Um novo restaurante não fica conhecido tão rápido. Uma compreensão sólida de como você planeja atrair as pessoas e mantê-las voltando é essencial nesta fase;
Plano de Operações: vá direto ao assunto nesta seção, estabelecendo suas políticas e procedimentos, necessidades de equipe, equipamentos, tecnologia e fornecedores previstos;
Análise Financeira: por último, mas não menos importante, você precisa de um roteiro de como financiar sua abertura e gerenciar as finanças daqui para frente. Inclua aqui um plano de investimento, projeções de fluxo de caixa e uma análise do ponto de equilíbrio.
Ao considerar como abrir uma pizzaria, a localização pode ter o maior impacto potencial em seus resultados.
O mercado já está saturado na região?
Há muito tráfego de pedestres?
O local é perto de destinos ou pontos de referência, como um campus universitário ou local esportivo?
Você tem condições de arcar com o aluguel, ou de comprar o espaço?
Você quer abrir apenas um delivery ou uma pizzaria onde as pessoas vão para comer? Isso vai impactar diretamente no espaço do local que procura.
Estes são os tipos de perguntas que você precisa considerar ao explorar um local. Mesmo a melhor pizza pode ter problemas para superar uma localização ruim.
Para fazer uma pizza de qualidade, você vai precisar de equipamentos de qualidade. Faça um levantamento de tudo que você precisa: forno, assadeiras, uniformes, talheres, armários, etc. Lembre-se que no começo você deve investir em equipamentos que sejam proporcionais para sua operação.
Uma das partes cruciais de abrir uma pizzaria é decidir de onde você comprará seus suprimentos.
Existem muitas plataformas de atacado da indústria de alimentos que você pode usar para seu estoque. Além disso, dependendo da sua localização, você poderá encontrar uma coleção de varejistas locais para obter seus produtos.
Onde quer que você decida obter seus insumos, é sempre uma boa ideia dedicar seu tempo lendo avaliações e conversando com seus colegas sobre fornecedores em potencial. Superar atrasos e falhas de comunicação do fornecedor pode ser um verdadeiro incômodo para as pizzarias, especialmente quando elas estão apenas começando a se estabelecer. Para evitar problemas de estoque, faça parceria com um fornecedor em quem você confia e respeita.
Recrutar, contratar e gerenciar sua equipe é uma das atividades mais importantes para qualquer dono de pizzaria. Também pode ser o mais assustador. Para resolver, divida a tarefa nas seguintes etapas:
Defina as posições que você precisa. Não importa o seu modelo de serviço, você precisará de alguém para fazer as pizzas. Outras posições podem incluir cozinheiros de preparação, cozinheiros de linha e lava-louças. Se você for um serviço completo, precisará de garçons, anfitriões e bartenders se estiver oferecendo álcool. Se operar com delivery, também precisará de motoboys.
Definido os cargos, projete um programa de treinamento. Com um pouco de esforço inicial, você pode criar uma experiência de integração que animará os novos membros da equipe e implementar um processo pronto para futuras contratações.
E não esqueça de priorizar um plano de retenção. É preciso muito esforço para contratar um ótimo funcionário, por isso tenha motivos para que eles queiram permanecer.
Por fim, pense em quais pizzas e bebidas você vai oferecer. Crie seu cardápio!
Além de toda a parte prática, para abrir uma pizzaria você vai precisar lidar com questões burocráticas também. Qualquer pessoa que decida abrir um negócio passa por essas definições.
O primeiro passo é definir o tipo de atividade que você vai exercer e abrir um CNPJ para isso. É recomendado contratar um contador, para que ele indique a melhor opção de natureza jurídica dentro dos seus planos e porte de empresa.
Abrir uma pizzaria é um processo que exige muitas etapas, e considerando que você já vai estar correndo atrás de muita coisa, a ajuda do contador para separar os documentos necessários pode facilitar muito sua vida.
Por fim, como trata-se de um estabelecimento alimentício, você vai precisar de um alvará de funcionamento. Caso decida abrir delivery, também vai precisar de um alvará deste tipo. Conseguir o alvará é uma etapa posterior a abertura de CNPJ e definições de negócio, então só vá para essa fase quando você já tiver o resto da papelada resolvida.
Se você quiser ter uma marca ainda mais formalizada e protegida, também é interessante realizar um registro de marca. Dessa forma, ninguém do ramo poderá usar o nome do seu negócio.
Para saber mais sobre o registro de marca, entre em contato com nosso time.
A marca registrada é adicionada na contagem da mensuração do valor da empresa, aumentando o valor percebido perante investidores e valor final das ações, aplicações e vendas.
Fale com nossos especialistasAbrir uma pizzaria envolve muitos dos mesmos passos que abrir qualquer restaurante ou negócio. Se essa é sua vontade, mas você não sabe como abrir uma pizzaria do zero, você veio ao lugar certo. Neste guia você encontrará uma direção sobre como iniciar uma pizzaria para se tornar o ponto de referência da sua comunidade.
Antes de partir para a parte burocrática, você precisa idealizar o seu negócio. E para isso é necessário pensar em seis pontos principais:
Como em qualquer restaurante, o primeiro passo é elaborar um plano de negócios.
Criar um plano de negócios não apenas ajudará você a se organizar, mas também servirá como sua principal ferramenta para comunicar sua visão a parceiros, investidores e outras partes interessadas necessárias para tirar seu conceito do papel. Aqui estão os principais elementos a serem incluídos:
Resumo Executivo: é o resumo das informações que o plano contém;
Visão geral da empresa: aqui você vai informar os conceitos básicos de estrutura de propriedade, localização, tipo de conceito de pizza e apresentar sua marca. Qual experiência você quer entregar? Escreva nesta parte;
Análise do setor: detalhe a lacuna que você preencherá em seu mercado com uma análise de seu mercado-alvo, local escolhido e concorrência próxima. Se a sua cidade já tem uma dúzia de pizzarias, que elemento especial o seu conceito está trazendo para a mesa?;
Plano de Marketing: se você abrir a pizzaria, como vai atrair os clientes? Um novo restaurante não fica conhecido tão rápido. Uma compreensão sólida de como você planeja atrair as pessoas e mantê-las voltando é essencial nesta fase;
Plano de Operações: vá direto ao assunto nesta seção, estabelecendo suas políticas e procedimentos, necessidades de equipe, equipamentos, tecnologia e fornecedores previstos;
Análise Financeira: por último, mas não menos importante, você precisa de um roteiro de como financiar sua abertura e gerenciar as finanças daqui para frente. Inclua aqui um plano de investimento, projeções de fluxo de caixa e uma análise do ponto de equilíbrio.
Ao considerar como abrir uma pizzaria, a localização pode ter o maior impacto potencial em seus resultados.
O mercado já está saturado na região?
Há muito tráfego de pedestres?
O local é perto de destinos ou pontos de referência, como um campus universitário ou local esportivo?
Você tem condições de arcar com o aluguel, ou de comprar o espaço?
Você quer abrir apenas um delivery ou uma pizzaria onde as pessoas vão para comer? Isso vai impactar diretamente no espaço do local que procura.
Estes são os tipos de perguntas que você precisa considerar ao explorar um local. Mesmo a melhor pizza pode ter problemas para superar uma localização ruim.
Para fazer uma pizza de qualidade, você vai precisar de equipamentos de qualidade. Faça um levantamento de tudo que você precisa: forno, assadeiras, uniformes, talheres, armários, etc. Lembre-se que no começo você deve investir em equipamentos que sejam proporcionais para sua operação.
Uma das partes cruciais de abrir uma pizzaria é decidir de onde você comprará seus suprimentos.
Existem muitas plataformas de atacado da indústria de alimentos que você pode usar para seu estoque. Além disso, dependendo da sua localização, você poderá encontrar uma coleção de varejistas locais para obter seus produtos.
Onde quer que você decida obter seus insumos, é sempre uma boa ideia dedicar seu tempo lendo avaliações e conversando com seus colegas sobre fornecedores em potencial. Superar atrasos e falhas de comunicação do fornecedor pode ser um verdadeiro incômodo para as pizzarias, especialmente quando elas estão apenas começando a se estabelecer. Para evitar problemas de estoque, faça parceria com um fornecedor em quem você confia e respeita.
Recrutar, contratar e gerenciar sua equipe é uma das atividades mais importantes para qualquer dono de pizzaria. Também pode ser o mais assustador. Para resolver, divida a tarefa nas seguintes etapas:
Defina as posições que você precisa. Não importa o seu modelo de serviço, você precisará de alguém para fazer as pizzas. Outras posições podem incluir cozinheiros de preparação, cozinheiros de linha e lava-louças. Se você for um serviço completo, precisará de garçons, anfitriões e bartenders se estiver oferecendo álcool. Se operar com delivery, também precisará de motoboys.
Definido os cargos, projete um programa de treinamento. Com um pouco de esforço inicial, você pode criar uma experiência de integração que animará os novos membros da equipe e implementar um processo pronto para futuras contratações.
E não esqueça de priorizar um plano de retenção. É preciso muito esforço para contratar um ótimo funcionário, por isso tenha motivos para que eles queiram permanecer.
Por fim, pense em quais pizzas e bebidas você vai oferecer. Crie seu cardápio!
Além de toda a parte prática, para abrir uma pizzaria você vai precisar lidar com questões burocráticas também. Qualquer pessoa que decida abrir um negócio passa por essas definições.
O primeiro passo é definir o tipo de atividade que você vai exercer e abrir um CNPJ para isso. É recomendado contratar um contador, para que ele indique a melhor opção de natureza jurídica dentro dos seus planos e porte de empresa.
Abrir uma pizzaria é um processo que exige muitas etapas, e considerando que você já vai estar correndo atrás de muita coisa, a ajuda do contador para separar os documentos necessários pode facilitar muito sua vida.
Por fim, como trata-se de um estabelecimento alimentício, você vai precisar de um alvará de funcionamento. Caso decida abrir delivery, também vai precisar de um alvará deste tipo. Conseguir o alvará é uma etapa posterior a abertura de CNPJ e definições de negócio, então só vá para essa fase quando você já tiver o resto da papelada resolvida.
Se você quiser ter uma marca ainda mais formalizada e protegida, também é interessante realizar um registro de marca. Dessa forma, ninguém do ramo poderá usar o nome do seu negócio.
Para saber mais sobre o registro de marca, entre em contato com nosso time.
A marca registrada é adicionada na contagem da mensuração do valor da empresa, aumentando o valor percebido perante investidores e valor final das ações, aplicações e vendas.
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