Como abrir uma imobiliária: passo a passo Como abrir uma imobiliária: passo a passo

Depois de ter trabalhado por muitos anos no setor imobiliário e desenvolvido um senso aguçado de como as coisas funcionam, você quer saber como abrir uma imobiliária porque deseja empreender. É isso? Muitos corretores de imóveis experientes acabam possuindo um negócio em seu nicho e obtêm sucesso. Não há razão para que você também não possa se beneficiar da sua rica experiência. Tudo o que você precisa para iniciar seu negócio imobiliário é tomar a iniciativa. Afinal, você já possui a experiência. No entanto, antes de seguir em frente, é preciso saber como iniciar um negócio imobiliário de forma adequada. Isso diminui as chances de precisar enfrentar obstáculos desnecessariamente. A seguir, descubra os principais passos para abrir uma imobiliária.

Como abrir uma imobiliária em 6 passos

1. Escolha seu nicho imobiliário

Primeiro, escolha o seu nicho de negócios. 

O mercado imobiliário é um vasto setor onde muitas empresas estão ativas. Você até pode trabalhar em todos os nichos, mas isso não é viável e prático inicialmente. Além disso, focar em uma fatia de mercado aumenta as chances de você ser reconhecido por isso.

Aqui está a lista dos principais nichos de negócios imobiliários:

  • Imóveis residenciais

  • Resort e casas de férias

  • Propriedades de renda, aquelas que os investidores imobiliários compram para obter renda por meio de arrendamento ou aluguel

  • Condomínios

  • Propriedades imobiliárias em zonas comerciais

  • Gestão da propriedade

  • Propriedade de aluguel

2. Faça um plano de negócios 

Como todos os outros negócios, uma imobiliária também precisa de um plano de negócios.

Um plano de negócios ideal de agência imobiliária inclui estes detalhes importantes:

  • Sumário Executivo – Chama-se assim porque um executivo pode ler para ter um resumo do que trata o seu plano. Portanto, deve ser preciso e ter todos os pontos principais do plano;

  • Visão geral do seu setor – Diga algo útil sobre o tipo de setor. Mencione com precisão onde está o seu nicho de negócios na seção mais ampla da indústria. Você também deve fornecer detalhes sobre os principais concorrentes, vendas e tendências do setor;

  • Detalhes da pesquisa e análise – Dê uma visão de dentro para fora do seu mercado usando a pesquisa e análise que você fez. Fale sobre diferentes segmentos de mercado e suas localizações. O plano de negócios do seu agente imobiliário deve informar sobre as pessoas que você considera seus clientes-alvo;

  • Seus Concorrentes – Dê alguns detalhes sobre quem são seus concorrentes diretos e indiretos. Mas conte também como você se destaca deles em seu nicho de negócios imobiliários;

  • Estratégia de Marketing – Mostre quais são as estratégias que pretende usar para comercializar seus produtos ou serviços;

  • Gestão – Seu plano de negócios também deve ter uma seção descrevendo como você irá gerenciar seus negócios nos estágios inicial e posterior;

  • Aspecto Operacional – Não esqueça de mencionar a localização do seu negócio e as instalações, equipamentos e funcionários que ele terá. Você também pode nomear os fornecedores em potencial;

  • Finanças – Fale sobre seu custo inicial estimado, fluxo de caixa, balanço patrimonial e qualquer modelo de negócios não tradicional que você deseja seguir. Esse aspecto é importante para que os investidores vejam como você vai lidar com as questões financeiras.

2. Analise o mercado imobiliário e a concorrência

A pesquisa de mercado é essencial para saber se a sua ideia de negócio vai dar certo, e qual nicho do mercado imobiliário será bom para você.

A pesquisa também lhe dará uma ideia das maneiras de se posicionar dentro do nicho. Você pode até contratar um agente de locação online para fazer uma pesquisa de mercado completa em seu nome e executar as estratégias de marketing também.

3. Avalie a viabilidade financeira do negócio

Antes de abrir sua imobiliária, outro aspecto importante a ser cuidado é avaliar suas finanças com honestidade. É claro que você acompanhará suas vendas e comissões. Mas, mais do que isso, a intenção deve ser ajudar a tornar seu pequeno negócio lucrativo.

Você terá muitas alternativas de financiamento para escolher. Uma avaliação do seu negócio permitirá que você saiba como você irá financiá-lo para o seu crescimento. Se você não tiver uma imagem desses números, será difícil sustentar seu negócio por muito tempo.

Falando de finanças, você não deve gastar demais e comprar apenas as coisas que são pouco essenciais para administrar seus negócios por enquanto. Evite comprar equipamentos caros ao iniciar.

Corretores e agentes imobiliários podem começar com um financiamento menor em mãos. Uma vez que você construir uma boa lista de clientes fiéis, será possível investir mais em equipamentos etc.

4. Construa sua estrutura operacional

Você vai abrir uma agência? Já tem o ponto? Vai alugar ou comprar? O que é imprescindível ter no escritório? Você irá trabalhar sozinho ou terá um time? Essas são algumas questões que entram no planejamento operacional, e que você precisa definir antes de começar a atuar.

5. Contrate um advogado

O trabalho de um advogado de negócios é garantir que o acordo entre você e seu cliente seja genuíno e de acordo com a lei. No caso de imobiliárias, é altamente recomendado a parceria com um advogado para definir sua estrutura de negócios corretamente. O advogado desempenhará um papel vital na divisão da participação acionária no caso de você ter cofundadores.

6. Crie sua comunicação e marketing

O branding é essencial para construir credibilidade, e quando aplicado corretamente faz sua empresa parecer maior do que seu tamanho atual para os consumidores-alvo. Branding é tudo sobre como criar uma percepção do seu negócio na mente das pessoas.

O próprio branding já serve para atrair o seu público-alvo, e associado a isso você pode criar um plano de comunicação e marketing para ser mais efetivo. Ter um negócio imobiliário de sucesso é sinônimo de ter uma estratégia de marketing de sucesso. Qual é a sua proposta de valor única? Responder a essa pergunta ajudará você a estabelecer uma marca para sua empresa e quaisquer campanhas de marketing subsequentes. 

Documentos necessários para abrir uma imobiliária (CRECI jurídico, CNPJ, alvará de funcionamento)

Qualquer negócio que atue legalmente no Brasil precisa ser regularizado conforme a legislação do país. E essa talvez seja a parte mais delicada de abrir uma imobiliária. 

Conseguir toda a documentação necessária para abrir uma imobiliária é um processo lento e pode demorar semanas ou meses. Portanto, faça um planejamento com antecedência e, se possível, com a ajuda de um contador.

Para ser corretor de imóveis no Brasil, seja proprietário ou funcionário de uma imobiliária, é obrigatório tirar o CRECI. Se você tiver um sócio, pelo menos um de vocês precisa ter esse documento. O sócio que tiver o CRECI jurídico será o representante legal da empresa.

Além do CRECI você também precisa de:

  • CNPJ: o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica é obrigatório para atuar dentro da formalidade;

  • Contrato Social: é um documento que contém o nome registrado, o capital inicial, os nomes dos donos, as funções de cada um e o acordo firmado entre eles;

  • Alvará da prefeitura: para que sua empresa opere legalmente na cidade, é necessário ter um alvará da prefeitura. E além do contrato social e do cartão CNPJ, para solicitar a emissão do seu alvará de funcionamento, você também precisa da  cópia do recibo de quitação do IPTU, do Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (APPCI) e da planta do imóvel.

Por fim, se quiser proteger e formalizar ainda mais a sua marca, também é recomendado fazer um registro de marca. Entre em contato com nosso time para saber mais!

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A marca registrada é adicionada na contagem da mensuração do valor da empresa, aumentando o valor percebido perante investidores e valor final das ações, aplicações e vendas.

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Como abrir uma imobiliária: passo a passo

Como abrir uma imobiliária: passo a passo Como abrir uma imobiliária: passo a passo

Depois de ter trabalhado por muitos anos no setor imobiliário e desenvolvido um senso aguçado de como as coisas funcionam, você quer saber como abrir uma imobiliária porque deseja empreender. É isso? Muitos corretores de imóveis experientes acabam possuindo um negócio em seu nicho e obtêm sucesso. Não há razão para que você também não possa se beneficiar da sua rica experiência. Tudo o que você precisa para iniciar seu negócio imobiliário é tomar a iniciativa. Afinal, você já possui a experiência. No entanto, antes de seguir em frente, é preciso saber como iniciar um negócio imobiliário de forma adequada. Isso diminui as chances de precisar enfrentar obstáculos desnecessariamente. A seguir, descubra os principais passos para abrir uma imobiliária.

Como abrir uma imobiliária em 6 passos

1. Escolha seu nicho imobiliário

Primeiro, escolha o seu nicho de negócios. 

O mercado imobiliário é um vasto setor onde muitas empresas estão ativas. Você até pode trabalhar em todos os nichos, mas isso não é viável e prático inicialmente. Além disso, focar em uma fatia de mercado aumenta as chances de você ser reconhecido por isso.

Aqui está a lista dos principais nichos de negócios imobiliários:

  • Imóveis residenciais

  • Resort e casas de férias

  • Propriedades de renda, aquelas que os investidores imobiliários compram para obter renda por meio de arrendamento ou aluguel

  • Condomínios

  • Propriedades imobiliárias em zonas comerciais

  • Gestão da propriedade

  • Propriedade de aluguel

2. Faça um plano de negócios 

Como todos os outros negócios, uma imobiliária também precisa de um plano de negócios.

Um plano de negócios ideal de agência imobiliária inclui estes detalhes importantes:

  • Sumário Executivo – Chama-se assim porque um executivo pode ler para ter um resumo do que trata o seu plano. Portanto, deve ser preciso e ter todos os pontos principais do plano;

  • Visão geral do seu setor – Diga algo útil sobre o tipo de setor. Mencione com precisão onde está o seu nicho de negócios na seção mais ampla da indústria. Você também deve fornecer detalhes sobre os principais concorrentes, vendas e tendências do setor;

  • Detalhes da pesquisa e análise – Dê uma visão de dentro para fora do seu mercado usando a pesquisa e análise que você fez. Fale sobre diferentes segmentos de mercado e suas localizações. O plano de negócios do seu agente imobiliário deve informar sobre as pessoas que você considera seus clientes-alvo;

  • Seus Concorrentes – Dê alguns detalhes sobre quem são seus concorrentes diretos e indiretos. Mas conte também como você se destaca deles em seu nicho de negócios imobiliários;

  • Estratégia de Marketing – Mostre quais são as estratégias que pretende usar para comercializar seus produtos ou serviços;

  • Gestão – Seu plano de negócios também deve ter uma seção descrevendo como você irá gerenciar seus negócios nos estágios inicial e posterior;

  • Aspecto Operacional – Não esqueça de mencionar a localização do seu negócio e as instalações, equipamentos e funcionários que ele terá. Você também pode nomear os fornecedores em potencial;

  • Finanças – Fale sobre seu custo inicial estimado, fluxo de caixa, balanço patrimonial e qualquer modelo de negócios não tradicional que você deseja seguir. Esse aspecto é importante para que os investidores vejam como você vai lidar com as questões financeiras.

2. Analise o mercado imobiliário e a concorrência

A pesquisa de mercado é essencial para saber se a sua ideia de negócio vai dar certo, e qual nicho do mercado imobiliário será bom para você.

A pesquisa também lhe dará uma ideia das maneiras de se posicionar dentro do nicho. Você pode até contratar um agente de locação online para fazer uma pesquisa de mercado completa em seu nome e executar as estratégias de marketing também.

3. Avalie a viabilidade financeira do negócio

Antes de abrir sua imobiliária, outro aspecto importante a ser cuidado é avaliar suas finanças com honestidade. É claro que você acompanhará suas vendas e comissões. Mas, mais do que isso, a intenção deve ser ajudar a tornar seu pequeno negócio lucrativo.

Você terá muitas alternativas de financiamento para escolher. Uma avaliação do seu negócio permitirá que você saiba como você irá financiá-lo para o seu crescimento. Se você não tiver uma imagem desses números, será difícil sustentar seu negócio por muito tempo.

Falando de finanças, você não deve gastar demais e comprar apenas as coisas que são pouco essenciais para administrar seus negócios por enquanto. Evite comprar equipamentos caros ao iniciar.

Corretores e agentes imobiliários podem começar com um financiamento menor em mãos. Uma vez que você construir uma boa lista de clientes fiéis, será possível investir mais em equipamentos etc.

4. Construa sua estrutura operacional

Você vai abrir uma agência? Já tem o ponto? Vai alugar ou comprar? O que é imprescindível ter no escritório? Você irá trabalhar sozinho ou terá um time? Essas são algumas questões que entram no planejamento operacional, e que você precisa definir antes de começar a atuar.

5. Contrate um advogado

O trabalho de um advogado de negócios é garantir que o acordo entre você e seu cliente seja genuíno e de acordo com a lei. No caso de imobiliárias, é altamente recomendado a parceria com um advogado para definir sua estrutura de negócios corretamente. O advogado desempenhará um papel vital na divisão da participação acionária no caso de você ter cofundadores.

6. Crie sua comunicação e marketing

O branding é essencial para construir credibilidade, e quando aplicado corretamente faz sua empresa parecer maior do que seu tamanho atual para os consumidores-alvo. Branding é tudo sobre como criar uma percepção do seu negócio na mente das pessoas.

O próprio branding já serve para atrair o seu público-alvo, e associado a isso você pode criar um plano de comunicação e marketing para ser mais efetivo. Ter um negócio imobiliário de sucesso é sinônimo de ter uma estratégia de marketing de sucesso. Qual é a sua proposta de valor única? Responder a essa pergunta ajudará você a estabelecer uma marca para sua empresa e quaisquer campanhas de marketing subsequentes. 

Documentos necessários para abrir uma imobiliária (CRECI jurídico, CNPJ, alvará de funcionamento)

Qualquer negócio que atue legalmente no Brasil precisa ser regularizado conforme a legislação do país. E essa talvez seja a parte mais delicada de abrir uma imobiliária. 

Conseguir toda a documentação necessária para abrir uma imobiliária é um processo lento e pode demorar semanas ou meses. Portanto, faça um planejamento com antecedência e, se possível, com a ajuda de um contador.

Para ser corretor de imóveis no Brasil, seja proprietário ou funcionário de uma imobiliária, é obrigatório tirar o CRECI. Se você tiver um sócio, pelo menos um de vocês precisa ter esse documento. O sócio que tiver o CRECI jurídico será o representante legal da empresa.

Além do CRECI você também precisa de:

  • CNPJ: o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica é obrigatório para atuar dentro da formalidade;

  • Contrato Social: é um documento que contém o nome registrado, o capital inicial, os nomes dos donos, as funções de cada um e o acordo firmado entre eles;

  • Alvará da prefeitura: para que sua empresa opere legalmente na cidade, é necessário ter um alvará da prefeitura. E além do contrato social e do cartão CNPJ, para solicitar a emissão do seu alvará de funcionamento, você também precisa da  cópia do recibo de quitação do IPTU, do Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (APPCI) e da planta do imóvel.

Por fim, se quiser proteger e formalizar ainda mais a sua marca, também é recomendado fazer um registro de marca. Entre em contato com nosso time para saber mais!

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