Abrir seu próprio consultório médico pode ser um desafio assustador. Isso porque você vai precisar de conhecimentos que vão além da medicina. Desde a criação do plano de negócios até as escolhas administrativas, você será responsável por todas as decisões ao longo do caminho. Por isso, é importante fazer uma boa pesquisa para garantir que você esteja organizado e preparado para as muitas tarefas que virão. Este guia simples de 5 etapas fornecerá um roteiro claro a ser seguido para ajudar a garantir uma abertura bem-sucedida de sua prática médica.
Assim como os microempreendedores individuais precisam escolher as categorias que representam suas atividades, os médicos também precisam definir a categoria em que seu consultório se encaixa. Existem atualmente 54 categorias em que um estabelecimento médico pode se encaixar, segundo a ANS (Agência Nacional de Saúde).
Tais categorias são definidas com base no regime tributário do negócio. As mais comuns são:
Clínica médica popular: estabelecimentos que oferecem atendimento público, sem necessidade de um plano de saúde;
Consultório de até 2 especialidades: é quando em uma mesma clínica existem profissionais de especialidades distintas trabalhando em conjunto. Comumente são clínicas de áreas correlatas, como por exemplo a ortopedia e fisioterapia;
Clínica Geral de Procedimentos Simples: são clínicas que realizam procedimentos médicos específicos. Ou seja, é um consultório que demanda disponibilidade de materiais, insumos, medicamentos e profissionais qualificados para realizar o atendimento.
Depois de saber o tipo de consultório que você vai abrir, é hora de começar a construir o empreendimento.
O nascimento de qualquer empreendimento começa com um plano de negócios, e com consultórios médicos não é diferente.
Um plano de negócios é uma projeção de 3 a 5 anos de suas receitas, despesas e dívidas previstas. Você o mostrará aos credores para ajudar a garantir o financiamento.
É importante ser o mais detalhado possível ao criar seu plano, tanto para eliminar quaisquer dúvidas potenciais sobre sua prática ao credor, quanto para ajudar a detalhar o que sua prática realmente precisa para ter sucesso. Seu plano de negócios deve incluir:
Resumo executivo: terá os principais detalhes de sua prática, incluindo o nome, localização e os serviços que você fornecerá. Ele também terá sua declaração de missão: por que você quer abrir sua prática? Quais são seus objetivos de longo prazo?
Objetivos principais: quem você vai tratar? Qual o tamanho da sua clínica? Onde você quer estar com a clínica daqui a 5 anos?
Orçamento: crie uma lista de suas despesas projetadas. Comece apenas com o essencial que você precisa para começar o consultório. Você também pode contabilizar quaisquer compras adicionais que planeja fazer assim que sua prática ganhar força. Lembre-se de incluir tudo, desde material de escritório e equipamentos médicos até custos de processamento de cartão de crédito;
Projeções de renda e necessidades de financiamento: estime suas receitas e despesas projetadas para os primeiros 3-5 anos.
Você precisará fazer uma variedade de documentos e credenciais seguras para abrir sua clínica, incluindo:
Autorização do Corpo de Bombeiros
Autorização da Vigilância Sanitária
Registro do consultório enquanto pessoa jurídica (CNPJ)
Alvará de Funcionamento
Cadastro no CNES: esse é um registro obrigatório que todos estabelecimentos que oferecem serviços de saúde devem possuir.
Para evitar transtornos, é recomendado contratar um contador especializado na área da saúde para te ajudar com a papelada.
Seu próximo passo é selecionar o local para o seu escritório. Há vários fatores aqui a serem considerados, incluindo concorrência local, disponibilidade de estacionamento e operação em um espaço multiuso versus uma clínica independente, para citar apenas alguns.
Se alguma reforma for necessária, você terá que incorporá-la à sua estimativa de quando espera abrir o consultório. As etapas necessárias para configurar sua prática física incluem:
Escolha um local
Negociar termos de locação
Assinar locação
Garantir um Certificado de Ocupação
Preparar o local internamente para o atendimento
Em seguida, você precisará comprar equipamentos de escritório e software de gerenciamento de prática para ajudar com necessidades administrativas importantes, como agendamento e cobrança. Certifique-se de comprar:
Equipamento de escritório: No mínimo, você precisará de um computador, fotocopiadora, telefone, internet e uma mesa e cadeiras para recepção;
Software de gerenciamento de consultórios: Seu software de gerenciamento de consultórios será essencial para o bom funcionamento de seu escritório. Isso ajudará em itens importantes, como agendamento, cobrança (observe que também é possível terceirizar o faturamento para uma empresa externa), relatórios e verificação de seguros. Ele também deve ter um portal do paciente para que seus pacientes possam acessar suas informações com segurança;
Sistema de registro eletrônico de saúde (EHR): você definitivamente precisará de um sistema de EHR para ajudar a organizar os registros médicos de seu paciente. Certifique-se de verificar se o seu sistema EHR e seu sistema de gerenciamento de prática podem se integrar um ao outro;
Outras soluções de software: Outras soluções de software possíveis incluem serviços como processamento de cartão de crédito e transcrição médica.
Quando sua tecnologia estiver instalada, é hora de se concentrar no marketing do seu consultório. Você precisará informar aos pacientes em potencial que sua clínica está aberta e pronta para os negócios. Para essa missão você pode:
Criar um site: Um dos aspectos mais importantes de seus esforços de marketing será a criação de um site para disponibilizar informações à comunidade;
Publicidade digital: a publicidade digital inclui SEO, Google Ads, mídia social e marketing de conteúdo;
Marketing direto e por e-mail: campanhas de e-mail podem ser formas eficazes de divulgar sua nova clínica
Por fim, mas não menos importante, não deixe de manter a gestão financeira do seu consultório em dia durante todo o processo. Também é recomendado contratar um especialista em finanças para tanto, já que muitas vezes os donos dos consultórios são os próprios médicos que já possuem outras funções dentro do estabelecimento.
A marca registrada é adicionada na contagem da mensuração do valor da empresa, aumentando o valor percebido perante investidores e valor final das ações, aplicações e vendas.
Fale com nossos especialistasAbrir seu próprio consultório médico pode ser um desafio assustador. Isso porque você vai precisar de conhecimentos que vão além da medicina. Desde a criação do plano de negócios até as escolhas administrativas, você será responsável por todas as decisões ao longo do caminho. Por isso, é importante fazer uma boa pesquisa para garantir que você esteja organizado e preparado para as muitas tarefas que virão. Este guia simples de 5 etapas fornecerá um roteiro claro a ser seguido para ajudar a garantir uma abertura bem-sucedida de sua prática médica.
Assim como os microempreendedores individuais precisam escolher as categorias que representam suas atividades, os médicos também precisam definir a categoria em que seu consultório se encaixa. Existem atualmente 54 categorias em que um estabelecimento médico pode se encaixar, segundo a ANS (Agência Nacional de Saúde).
Tais categorias são definidas com base no regime tributário do negócio. As mais comuns são:
Clínica médica popular: estabelecimentos que oferecem atendimento público, sem necessidade de um plano de saúde;
Consultório de até 2 especialidades: é quando em uma mesma clínica existem profissionais de especialidades distintas trabalhando em conjunto. Comumente são clínicas de áreas correlatas, como por exemplo a ortopedia e fisioterapia;
Clínica Geral de Procedimentos Simples: são clínicas que realizam procedimentos médicos específicos. Ou seja, é um consultório que demanda disponibilidade de materiais, insumos, medicamentos e profissionais qualificados para realizar o atendimento.
Depois de saber o tipo de consultório que você vai abrir, é hora de começar a construir o empreendimento.
O nascimento de qualquer empreendimento começa com um plano de negócios, e com consultórios médicos não é diferente.
Um plano de negócios é uma projeção de 3 a 5 anos de suas receitas, despesas e dívidas previstas. Você o mostrará aos credores para ajudar a garantir o financiamento.
É importante ser o mais detalhado possível ao criar seu plano, tanto para eliminar quaisquer dúvidas potenciais sobre sua prática ao credor, quanto para ajudar a detalhar o que sua prática realmente precisa para ter sucesso. Seu plano de negócios deve incluir:
Resumo executivo: terá os principais detalhes de sua prática, incluindo o nome, localização e os serviços que você fornecerá. Ele também terá sua declaração de missão: por que você quer abrir sua prática? Quais são seus objetivos de longo prazo?
Objetivos principais: quem você vai tratar? Qual o tamanho da sua clínica? Onde você quer estar com a clínica daqui a 5 anos?
Orçamento: crie uma lista de suas despesas projetadas. Comece apenas com o essencial que você precisa para começar o consultório. Você também pode contabilizar quaisquer compras adicionais que planeja fazer assim que sua prática ganhar força. Lembre-se de incluir tudo, desde material de escritório e equipamentos médicos até custos de processamento de cartão de crédito;
Projeções de renda e necessidades de financiamento: estime suas receitas e despesas projetadas para os primeiros 3-5 anos.
Você precisará fazer uma variedade de documentos e credenciais seguras para abrir sua clínica, incluindo:
Autorização do Corpo de Bombeiros
Autorização da Vigilância Sanitária
Registro do consultório enquanto pessoa jurídica (CNPJ)
Alvará de Funcionamento
Cadastro no CNES: esse é um registro obrigatório que todos estabelecimentos que oferecem serviços de saúde devem possuir.
Para evitar transtornos, é recomendado contratar um contador especializado na área da saúde para te ajudar com a papelada.
Seu próximo passo é selecionar o local para o seu escritório. Há vários fatores aqui a serem considerados, incluindo concorrência local, disponibilidade de estacionamento e operação em um espaço multiuso versus uma clínica independente, para citar apenas alguns.
Se alguma reforma for necessária, você terá que incorporá-la à sua estimativa de quando espera abrir o consultório. As etapas necessárias para configurar sua prática física incluem:
Escolha um local
Negociar termos de locação
Assinar locação
Garantir um Certificado de Ocupação
Preparar o local internamente para o atendimento
Em seguida, você precisará comprar equipamentos de escritório e software de gerenciamento de prática para ajudar com necessidades administrativas importantes, como agendamento e cobrança. Certifique-se de comprar:
Equipamento de escritório: No mínimo, você precisará de um computador, fotocopiadora, telefone, internet e uma mesa e cadeiras para recepção;
Software de gerenciamento de consultórios: Seu software de gerenciamento de consultórios será essencial para o bom funcionamento de seu escritório. Isso ajudará em itens importantes, como agendamento, cobrança (observe que também é possível terceirizar o faturamento para uma empresa externa), relatórios e verificação de seguros. Ele também deve ter um portal do paciente para que seus pacientes possam acessar suas informações com segurança;
Sistema de registro eletrônico de saúde (EHR): você definitivamente precisará de um sistema de EHR para ajudar a organizar os registros médicos de seu paciente. Certifique-se de verificar se o seu sistema EHR e seu sistema de gerenciamento de prática podem se integrar um ao outro;
Outras soluções de software: Outras soluções de software possíveis incluem serviços como processamento de cartão de crédito e transcrição médica.
Quando sua tecnologia estiver instalada, é hora de se concentrar no marketing do seu consultório. Você precisará informar aos pacientes em potencial que sua clínica está aberta e pronta para os negócios. Para essa missão você pode:
Criar um site: Um dos aspectos mais importantes de seus esforços de marketing será a criação de um site para disponibilizar informações à comunidade;
Publicidade digital: a publicidade digital inclui SEO, Google Ads, mídia social e marketing de conteúdo;
Marketing direto e por e-mail: campanhas de e-mail podem ser formas eficazes de divulgar sua nova clínica
Por fim, mas não menos importante, não deixe de manter a gestão financeira do seu consultório em dia durante todo o processo. Também é recomendado contratar um especialista em finanças para tanto, já que muitas vezes os donos dos consultórios são os próprios médicos que já possuem outras funções dentro do estabelecimento.
A marca registrada é adicionada na contagem da mensuração do valor da empresa, aumentando o valor percebido perante investidores e valor final das ações, aplicações e vendas.
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