Como abrir um consultório médico no Brasil

Abrir seu próprio consultório médico pode ser um desafio assustador. Isso porque você vai precisar de conhecimentos que vão além da medicina. Desde a criação do plano de negócios até as escolhas administrativas, você será responsável por todas as decisões ao longo do caminho. Por isso, é importante fazer uma boa pesquisa para garantir que você esteja organizado e preparado para as muitas tarefas que virão. Este guia simples de 5 etapas fornecerá um roteiro claro a ser seguido para ajudar a garantir uma abertura bem-sucedida de sua prática médica.

Antes de abrir um consultório médico, defina sua área de atuação

Assim como os microempreendedores individuais precisam escolher as categorias que representam suas atividades, os médicos também precisam definir a categoria em que seu consultório se encaixa. Existem atualmente 54 categorias em que um estabelecimento médico pode se encaixar, segundo a ANS (Agência Nacional de Saúde).

Tais categorias são definidas com base no regime tributário do negócio. As mais comuns são:

  • Clínica médica popular: estabelecimentos que oferecem atendimento público, sem necessidade de um plano de saúde; 

  • Consultório de até 2 especialidades: é quando em uma mesma clínica existem profissionais de especialidades distintas trabalhando em conjunto. Comumente são clínicas de áreas correlatas, como por exemplo a ortopedia e fisioterapia; 

  • Clínica Geral de Procedimentos Simples: são clínicas que realizam procedimentos médicos específicos. Ou seja, é um consultório que demanda disponibilidade de materiais, insumos, medicamentos e profissionais qualificados para realizar o atendimento. 

Como abrir um consultório médico

Depois de saber o tipo de consultório que você vai abrir, é hora de começar a construir o empreendimento.

1. Crie um plano de negócios

O nascimento de qualquer empreendimento começa com um plano de negócios, e com consultórios médicos não é diferente.

Um plano de negócios é uma projeção de 3 a 5 anos de suas receitas, despesas e dívidas previstas. Você o mostrará aos credores para ajudar a garantir o financiamento. 

É importante ser o mais detalhado possível ao criar seu plano, tanto para eliminar quaisquer dúvidas potenciais sobre sua prática ao credor, quanto para ajudar a detalhar o que sua prática realmente precisa para ter sucesso. Seu plano de negócios deve incluir:

  • Resumo executivo: terá os principais detalhes de sua prática, incluindo o nome, localização e os serviços que você fornecerá. Ele também terá sua declaração de missão: por que você quer abrir sua prática? Quais são seus objetivos de longo prazo?

  • Objetivos principais: quem você vai tratar? Qual o tamanho da sua clínica? Onde você quer estar com a clínica daqui a 5 anos?

  • Orçamento: crie uma lista de suas despesas projetadas. Comece apenas com o essencial que você precisa para começar o consultório. Você também pode contabilizar quaisquer compras adicionais que planeja fazer assim que sua prática ganhar força. Lembre-se de incluir tudo, desde material de escritório e equipamentos médicos até custos de processamento de cartão de crédito;

  • Projeções de renda e necessidades de financiamento: estime suas receitas e despesas projetadas para os primeiros 3-5 anos.

2. Separe os documentos necessários 

Você precisará fazer uma variedade de documentos e credenciais seguras para abrir sua clínica, incluindo:

  • Autorização do Corpo de Bombeiros

  • Autorização da Vigilância Sanitária

  • Registro do consultório enquanto pessoa jurídica (CNPJ)

  • Alvará de Funcionamento

  • Cadastro no CNES: esse é um registro obrigatório que todos estabelecimentos que oferecem serviços de saúde devem possuir.

Para evitar transtornos, é recomendado contratar um contador especializado na área da saúde para te ajudar com a papelada. 

3. Encontre a localização ideal

Seu próximo passo é selecionar o local para o seu escritório. Há vários fatores aqui a serem considerados, incluindo concorrência local, disponibilidade de estacionamento e operação em um espaço multiuso versus uma clínica independente, para citar apenas alguns. 

Se alguma reforma for necessária, você terá que incorporá-la à sua estimativa de quando espera abrir o consultório. As etapas necessárias para configurar sua prática física incluem:

  • Escolha um local

  • Negociar termos de locação

  • Assinar locação

  • Garantir um Certificado de Ocupação

  • Preparar o local internamente para o atendimento

4. Prepare a Infraestrutura

Em seguida, você precisará comprar equipamentos de escritório e software de gerenciamento de prática para ajudar com necessidades administrativas importantes, como agendamento e cobrança. Certifique-se de comprar:

  • Equipamento de escritório: No mínimo, você precisará de um computador, fotocopiadora, telefone, internet e uma mesa e cadeiras para recepção;

  • Software de gerenciamento de consultórios: Seu software de gerenciamento de consultórios será essencial para o bom funcionamento de seu escritório. Isso ajudará em itens importantes, como agendamento, cobrança (observe que também é possível terceirizar o faturamento para uma empresa externa), relatórios e verificação de seguros. Ele também deve ter um portal do paciente para que seus pacientes possam acessar suas informações com segurança;

  • Sistema de registro eletrônico de saúde (EHR): você definitivamente precisará de um sistema de EHR para ajudar a organizar os registros médicos de seu paciente. Certifique-se de verificar se o seu sistema EHR e seu sistema de gerenciamento de prática podem se integrar um ao outro;

  • Outras soluções de software: Outras soluções de software possíveis incluem serviços como processamento de cartão de crédito e transcrição médica.

5. Impulsione seu marketing

Quando sua tecnologia estiver instalada, é hora de se concentrar no marketing do seu consultório. Você precisará informar aos pacientes em potencial que sua clínica está aberta e pronta para os negócios. Para essa missão você pode:

  1. Criar um site: Um dos aspectos mais importantes de seus esforços de marketing será a criação de um site para disponibilizar informações à comunidade;

  2. Publicidade digital: a publicidade digital inclui SEO, Google Ads, mídia social e marketing de conteúdo;

  3. Marketing direto e por e-mail: campanhas de e-mail podem ser formas eficazes de divulgar sua nova clínica

Por fim, mas não menos importante, não deixe de manter a gestão financeira do seu consultório em dia durante todo o processo. Também é recomendado contratar um especialista em finanças para tanto, já que muitas vezes os donos dos consultórios são os próprios médicos que já possuem outras funções dentro do estabelecimento.

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