A Razão Social de uma empresa nada mais é do que seu nome jurídico (aquele que você registra na Junta Comercial ou em cartório). Esse nome é usado em documentos oficiais, contratos, aberturas de contas em bancos e notas fiscais e também pode ser usado para a realização de um registro de marca.
Justamente por ser o nome que vai em documentos é que é preciso escolhê-lo com cuidado. Uma dica é contar com a ajuda de um bom contador, que pode te auxiliar sobre quais nomes funcionam e quais podem confundir seus clientes. Caso você já tenha escolhido o nome, um passo importante é realizar uma busca prévia no INPI para saber se ele está disponível para registro.
Vale lembrar também que a Razão Social sigla (como ME, EPP, E e LTDA) que revela qual o tipo da empresa. Saiba mais sobre as diferenças entre essas categorias.
Qual a diferença entre Razão Social e Nome Fantasia
Também conhecido como Nome de Fachada ou Marca Empresarial, o nome fantasia é aquele usado para divulgar uma empresa e, geralmente, é mais simples e curto que a razão social, já que isso facilita na memorização dos consumidores.
Ele serve principalmente para a divulgação e aproveitamento de sua marca, além de ser importante para a estratégia de marcas e de vendas. A empresa “Bauducco”, por exemplo, estampa seus produtos com seu Nome Fantasia, que soa muito melhor e mais simples do que “Pandurata Alimentos Ltda.”, que é sua Razão Social.
Como consultar a Razão Social pelo CNPJ
O próprio site da Receita Federal oferece um serviço chamado Consulta CNPJ. Na página, você digita o CNPJ que quer consultar e, em seguida, tem acesso à ficha cadastral da empresa, que contém diversas informações. Além da Razão Social, você descobre o porte, a natureza jurídica, data de abertura e até a situação cadastral da empresa.
Como funciona a Razão Social de MEI
Conhecida também por “Nome Empresarial”, a Razão Social para MEI é constituída pelo nome + número do CPF da pessoa, como por exemplo, “Mariana Ramos 12345678910”. Esse nome é definido pela Receita Federal e não pode ser alterado. A única forma de alterar essa nomenclatura é quando o MEI passa a se enquadrar como ME.
O ME se diferencia do MEI pelo seu valor de faturamento (até R$ 360 mil) e também pelo fato de que pode ter mais de um titular. No entanto, cabe ressaltar que é direito do MEI realizar alterações no Nome Fantasia sempre que necessário – a mudança pode ser feita no Portal do MEI (Portal do Empreendedor).
Aproveite e saiba como funciona e quais são os requisitos e os documentos necessários para abertura de MEI.