Como calcular o lucro de uma pizza?
Há muitas possibilidades de lucro em qualquer pizzaria. Mas antes de procurar aumentar sua receita, você precisa calcular sua margem de lucro. Basta seguir esta fórmula simples:
(Lucro Líquido * 100%) / Receita Total = Margem de Lucro
Vamos a um exemplo prático com números redondos para ficar mais claro:
Suponha que você tenha uma receita de R$ 100.000 no mês, que seus custos de mercadorias vendidas (CPV) sejam de 30% (ou R$ 30.000) e seus custos operacionais sejam de 55% (ou R$ 50.000). Nesse caso seu lucro líquido é a subtração da receita menos custos, que dá R$ 20.000.
Então: (R$ 20.000 x 100%) / R$ 100.000 = 20% de margem de lucro
Custo fixo da pizzaria delivery
Farinha e água são elementos baratos, mas uma boa pizza também inclui uma variedade de ingredientes frescos – como ervas, legumes e queijo. As pizzarias devem procurar manter seu CPV em torno de 20%, tornando a margem bruta de aproximadamente 80%. Só não esqueça que você também deve levar em consideração funcionários, serviços públicos, impostos e custos de tecnologia também!
Além dos custos de insumos, você também precisa contabilizar o custo com funcionários, impostos, infra-estrutura (luz e energia, por exemplo) e aluguel, caso seja o seu caso.
Ponto comercial vs. Dark Kitchen
Está pensando em ter uma pizzaria delivery e não sabe onde vai produzir? Além de pontos comerciais tradicionais, as dark kitchens se tornaram uma ótima opção.
A Dark Kitchen é uma nova tendência no segmento de food service. Também conhecida como “restaurante fantasma”, trata-se de um estabelecimento comercial de alimentação que oferece apenas comida para viagem. Ou seja, são espaços que não possuem praça de alimentação.
Já dá para perceber o quanto isso é interessante para quem deseja trabalhar apenas com delivery, né? Para o empreendedor, pode ser uma boa saída especialmente em termos financeiros, já que o espaço não precisa ser tão grande e nem de tantos equipamentos quanto um ponto comercial tradicional.
Muitos confundem a dark kitchen com drive thru, mas ao contrário deste último, as cozinhas fantasmas não permitem que os clientes comprem no local. O pedido é realmente feito somente por aplicativo, site ou telefone. Isso permite inclusive que diferentes restaurantes operem na mesma cozinha, em uma espécie de “coworking” alimentício.
Uso de aplicativos de delivery: Vale a pena?
Segundo uma pesquisa feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os hábitos alimentares dos brasileiros sofreram muitas mudanças durante os últimos anos. Por conta do isolamento social causado pela pandemia, muitos restaurantes tiveram que fechar as portas e as pessoas precisaram ficar em casa.
As pizzarias tiveram que acelerar o seu processo de digitalização para diminuir os impactos dessa mudança repentina. Isso provocou um aumento de 10 para 60% das pizzarias que passaram a operar apenas com delivery.
Já o setor de delivery isolado também se fortaleceu muito desde o início da pandemia. Só em 2018, o Brasil arrecadou R$ 205 bilhões no setor de food service. E os números estão em alta desde então. De acordo com especialistas, o segmento cresce a uma taxa de 6 a 8%.
Outro ponto interessante de adicionar é que o delivery se tornou comum para muitos restaurantes durante a crise do Covid-19, mas antes disso quem já utilizava muito esse modelo de negócio eram as pizzarias. Ou seja, antes mesmo da “modinha” do delivery as pizzarias já estavam no ramo, comprovando seu potencial.
Faturamento estimado de uma pizzaria delivery
Mas afinal, quanto fatura uma pizzaria delivery?
Especialistas estimam que o faturamento de uma pizzaria delivery pode oscilar entre R$ 60 mil a R$ 80 mil por mês. Mas isso, é claro, pode variar bastante de acordo com o projeto e momento de negócio de cada um. Dependendo do seu estilo de pizza, da sua estrutura, do público alvo, da localização e também das estratégias de marketing, esse valor pode ser muito superior ou inferior.
Especialmente no início, depois de investir capital para começar o negócio, pode ser que você demore mais para ver o lucro no faturamento.