Afinal, o que é ticket médio e por que é importante?
Basicamente, o ticket médio se refere ao valor médio das vendas em um determinado período, pode ser mensal, trimestral e até anual. Ele vai mostrar como foi o desempenho da empresa durante esse tempo determinado e serve como um KPI para avaliar o trabalho das equipes comerciais.
Dependendo do tipo da empresa, o ticket médio será maior ou menor. Entretanto, o foco precisa ser, muitas vezes, em aumentar este indicador. Mas antes de aumentá-lo, é muito importante que você saiba como descobrir esta informação.
Como calcular o ticket médio?
Para calcular o ticket médio mensal, é muito simples, basta dividir o faturamento do mês pelo número de vendas realizadas no período. Com essa conta você saberá, em média, quanto cada cliente está gastando com o seu negócio.
Essa informação pode ser combinada com uma estratégia de precificação, para você ver se os valores de cada venda estão corretos, trazendo o lucro esperado. Além disso, ele vai ajudar no futuro, já que dará uma base de números que poderão ser usados para futuras ações e, até mesmo, para aumentar o valor a cada período.
O que significa aumentar o ticket médio?
Aumentar o ticket médio tem um significado bem direto: os seus clientes estão gastando mais com a sua empresa. Entretanto, essa informação precisa ser avaliada de forma estratégica, dentro de um contexto, e sem se apegar diretamente aos valores.
Um exemplo disso é que uma loja de roupas pode ter um ticket médio alto, mas ele não pode ser comparado com lojas de outros segmentos, como o de eletrônicos. São contextos diferentes e, o que é alto para um, pode não ser para o outro.
Portanto, aumentar o ticket médio quer dizer que, acima de tudo, a sua empresa está indo bem nas vendas e, possivelmente, as contas estão em dia, já que o faturamento está entrando. Além disso, um ticket médio que aumenta com frequência indica que a sua equipe alavanca as transações a cada período medido.
5 dicas para aumentar o ticket médio
Depois de entender melhor sobre o ticket médio, vamos dar dicas que podem ajudar a sua empresa a aumentar esse indicador. Confira:
Ofereça serviços complementares
Sabe quando você compra um produto, precisa de algum acessório e o vender está lá para oferecer exatamente o que você está precisando? É isso mesmo. Tenha produtos ou serviços que se complementem. Se você vende móveis, ofereça a possibilidade de montagem. Isso vai fazer muita diferença ao longo do tempo.
Leia nosso texto sobre o Upsell
Ofereça frete grátis
Uma boa estratégia é oferecer frete grátis a partir de um determinado valor. Em muitos casos, o seu cliente vai sentir isso como um incentivo para fazer um gasto a mais, já que não terá que pagar pela entrega.
Crie cartão de presente
Cartões de presente são sempre uma ótima opção. Isso ajuda de duas formas: primeiro que alguém vai comprar isso e presentear outra pessoa, que vai precisar comprar na sua loja. O segundo ponto é que, normalmente, os presenteados sempre compram a mais do que o valor do cartão.
Dê descontos progressivos
Comprando uma peça, o desconto é de 10%. Duas, 20%, e assim por diante. Esse tipo de desconto contribui para uma compra por impulso, o que ajuda muito no aumento do seu ticket médio.
E tem uma novidade nesse meio, que é o cashback, o famoso dinheiro de volta. A cada compra que o seu cliente faz, ele ganha um percentual de volta para uma transação futura. Você contribui para que ele volte e ainda consegue ganhar em cima desse retorno.
Mantenha contato com o cliente
Esteja sempre em contato com o seu cliente. Mande ofertas, promoções, cupons de desconto. Trabalhe para que ele tenha sempre uma experiência ótima para voltar e comprar ainda mais.
O ticket médio é uma informação importante que você precisa saber sobre a sua empresa. Agora que você sabe como usá-lo e calculá-lo, aproveite as dicas para fazer com que esse valor aumente e faça o seu negócio prosperar.