Gestão Lean: o que é e como funciona?

Reduzir custos de produção é o desejo de praticamente qualquer empresário. Afinal, com essa diminuição, é possível produzir mais e, ao final, elevar os lucros. Essa é basicamente, a função da Gestão Lean. Saiba mais sobre esse formato, como funciona e as vantagens de implantar este método na sua empresa.

O que é Lean?

A Lean é um método de gestão, que busca trazer excelência operacional aos processos. Traduzido do inglês, a palavra lean significa enxuto, dessa forma, essa filosofia busca reduzir ao máximo a utilização de recursos e, se for preciso, eliminando até mesmo algumas etapas que estejam atrapalhando o desempenho.

Além disso, a filosofia Lean busca a melhora contínua dos processos, sempre de acordo com a necessidade e se adequando aos novos modos de produzir e à tecnologia mais eficiente do momento. Atualmente, o modelo em vigor é o da indústria 4.0, que utiliza esses dois elementos. Confira nosso texto sobre o empreendedorismo 4.0.

Para deixar um pouco mais claro e fácil de aplicar esse método, foram definidos oito tipos de desperdícios que devem ser evitados:

  • Espera: é o tempo de espera por equipamentos, informações, materiais etc;
  • Defeito: o defeito pode ser de qualquer tipo, já que ele gera prejuízos para a empresa, com reparo, retrabalho ou até mesmo a perda do cliente;
  • Transporte: o processo de logística e transporte que não agrega valor ao produto;
  • Movimentação: é toda a movimentação de pessoas que não agrega valor ao produto;
  • Excesso de estoque: mais material do que o necessário, independentemente do motivo, já que produto parado é capital sem estar sendo movimentado;
  • Excesso de produto final: produtos em excesso do que foi demandado, também reflete no desperdício de dinheiro;
  • Processamento ruim ou em excesso: etapas adicionais que não agregam valor ao produto, nem para o cliente;
  • Intelectual: Falta de capacitação e treinamento de colaboradores, materiais mal alocados, falta de sistemática de movimentação, estações mal dimensionadas (muito grande ou muito pequena) e equipamentos inadequados.

Esses tópicos acima podem ser observados de várias formas, que vão facilitar a estruturação do seu planejamento estratégico, utilizando a gestão Lean. A análise SWOT é eficiente para mostrar um contexto completo da empresa, enquanto que uma boa pesquisa de mercado consegue entender melhor o negócio e os clientes.

Qual a origem da Lean?

A gestão Lean surgiu logo após a 2ª Guerra Mundial. Após o Japão perder a guerra, o país estava completamente quebrado. A Toyota, recém-fundada, não tinha recursos para poder competir com as concorrentes. Por causa disso, foi preciso reinventar o modo de produção.

Esse processo não teria altos estoques, o que manteria um fluxo de caixa constante para atender as demandas. Dessa maneira, surgiu o sistema Toyota, que foi rebatizado com lean, por causa dos custos, tempo e produção enxutos.

Quais os princípios básicos da gestão Lean?

Para a implementação da Lean, é preciso seguir alguns princípios básicos. Aplicando essas ações, é possível fazer uma melhor gestão do tempo, do trabalho e da produção.

Valor

O valor é fundamental para qualquer produto ou serviço, afinal ele influencia todo o processo. É importante que o cliente perceba o valor da solução, por isso é importante sempre dialogar e mostrar a ele esse ponto.

Fluxo de Valor

Ao mostrar o valor ao cliente, é preciso criar um fluxo para a linha de produção, de forma que aumente a produtividade e elimine os desperdícios. 

Fluxo Contínuo

Nesta etapa, a principal ideia é entregar as necessidades do cliente sempre com rapidez, processando de forma rápida a solicitação e com pouco estoque. Afinal, concluir o que é mais solicitado ajuda a elevar também o seu fluxo de caixa. Por isso, é importante realizar pesquisas de mercado para entender esse desejo.

Produção Puxada

A Produção Puxada significa que a linha de produção será focada no desejo do cliente, no famoso carro-chefe. Dessa forma, o estoque reduz, já que é produzido somente o que está sendo consumido e, no final, aumenta o lucro da companhia.

Melhoria Contínua

Um dos princípios da Lean é sempre melhorar os processos. Ao longo do tempo, você precisará rever seu modelo de negócios, reestruturar seu planejamento estratégico, de forma a entender quais mudanças deverão ser feitas para otimizar o seu trabalho e garantir sempre a melhor produtividade.

Os 4 principais benefícios do Lean

Como qualquer método implantado, há vários benefícios que a sua empresa pode usufruir. Conheça as principais vantagens de adotar a Lean no seu negócio.

Mais qualidade no atendimento ao cliente

experiência do cliente é fundamental para o sucesso da empresa. Dessa forma, é preciso entender quais produtos ou serviços geram valor ao cliente para que eles sejam o foco do trabalho.

Otimização de recursos

Com a reestruturação da produção, você não gasta dinheiro em produtos que ficarão parados no seu estoque, além de focar naqueles que vendem e geram mais lucro para a sua empresa.

Aumento de produtividade

Com a redução de etapas e processos, o fluxo de trabalho fica simplificado, o que aumenta a produtividade. Além disso, com menos complexidade, o gestor pode traçar OKR’s para alcançar as suas metas e, ao longo do tempo, acompanhar o andamento dos trabalhos com pelos KPI’s.

Aumento nos lucros

Todos os benefícios da Lean levam a esse ponto: o aumento nos lucros. Já que são reduzidos os custos e desperdícios, além do aumento na produtividade. Com mais dinheiro em caixa, a empresa consegue inovar o seu trabalho e aprimorar ainda mais a sua Lean.

A Lean é uma filosofia muito interessante e que pode ser aplicada em qualquer tipo de empresa, afinal, todas as companhias buscam, sempre, diminuir os empecilhos e aumentar a produtividade. Para saber mais sobre esse método, acesse o site do Instituto Lean.

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