O que é Lean?
A Lean é um método de gestão, que busca trazer excelência operacional aos processos. Traduzido do inglês, a palavra lean significa enxuto, dessa forma, essa filosofia busca reduzir ao máximo a utilização de recursos e, se for preciso, eliminando até mesmo algumas etapas que estejam atrapalhando o desempenho.
Além disso, a filosofia Lean busca a melhora contínua dos processos, sempre de acordo com a necessidade e se adequando aos novos modos de produzir e à tecnologia mais eficiente do momento. Atualmente, o modelo em vigor é o da indústria 4.0, que utiliza esses dois elementos. Confira nosso texto sobre o empreendedorismo 4.0.
Para deixar um pouco mais claro e fácil de aplicar esse método, foram definidos oito tipos de desperdícios que devem ser evitados:
- Espera: é o tempo de espera por equipamentos, informações, materiais etc;
- Defeito: o defeito pode ser de qualquer tipo, já que ele gera prejuízos para a empresa, com reparo, retrabalho ou até mesmo a perda do cliente;
- Transporte: o processo de logística e transporte que não agrega valor ao produto;
- Movimentação: é toda a movimentação de pessoas que não agrega valor ao produto;
- Excesso de estoque: mais material do que o necessário, independentemente do motivo, já que produto parado é capital sem estar sendo movimentado;
- Excesso de produto final: produtos em excesso do que foi demandado, também reflete no desperdício de dinheiro;
- Processamento ruim ou em excesso: etapas adicionais que não agregam valor ao produto, nem para o cliente;
- Intelectual: Falta de capacitação e treinamento de colaboradores, materiais mal alocados, falta de sistemática de movimentação, estações mal dimensionadas (muito grande ou muito pequena) e equipamentos inadequados.
Esses tópicos acima podem ser observados de várias formas, que vão facilitar a estruturação do seu planejamento estratégico, utilizando a gestão Lean. A análise SWOT é eficiente para mostrar um contexto completo da empresa, enquanto que uma boa pesquisa de mercado consegue entender melhor o negócio e os clientes.
Qual a origem da Lean?
A gestão Lean surgiu logo após a 2ª Guerra Mundial. Após o Japão perder a guerra, o país estava completamente quebrado. A Toyota, recém-fundada, não tinha recursos para poder competir com as concorrentes. Por causa disso, foi preciso reinventar o modo de produção.
Esse processo não teria altos estoques, o que manteria um fluxo de caixa constante para atender as demandas. Dessa maneira, surgiu o sistema Toyota, que foi rebatizado com lean, por causa dos custos, tempo e produção enxutos.
Quais os princípios básicos da gestão Lean?
Para a implementação da Lean, é preciso seguir alguns princípios básicos. Aplicando essas ações, é possível fazer uma melhor gestão do tempo, do trabalho e da produção.
Valor
O valor é fundamental para qualquer produto ou serviço, afinal ele influencia todo o processo. É importante que o cliente perceba o valor da solução, por isso é importante sempre dialogar e mostrar a ele esse ponto.
Fluxo de Valor
Ao mostrar o valor ao cliente, é preciso criar um fluxo para a linha de produção, de forma que aumente a produtividade e elimine os desperdícios.
Fluxo Contínuo
Nesta etapa, a principal ideia é entregar as necessidades do cliente sempre com rapidez, processando de forma rápida a solicitação e com pouco estoque. Afinal, concluir o que é mais solicitado ajuda a elevar também o seu fluxo de caixa. Por isso, é importante realizar pesquisas de mercado para entender esse desejo.
Produção Puxada
A Produção Puxada significa que a linha de produção será focada no desejo do cliente, no famoso carro-chefe. Dessa forma, o estoque reduz, já que é produzido somente o que está sendo consumido e, no final, aumenta o lucro da companhia.
Melhoria Contínua
Um dos princípios da Lean é sempre melhorar os processos. Ao longo do tempo, você precisará rever seu modelo de negócios, reestruturar seu planejamento estratégico, de forma a entender quais mudanças deverão ser feitas para otimizar o seu trabalho e garantir sempre a melhor produtividade.
Os 4 principais benefícios do Lean
Como qualquer método implantado, há vários benefícios que a sua empresa pode usufruir. Conheça as principais vantagens de adotar a Lean no seu negócio.
Mais qualidade no atendimento ao cliente
A experiência do cliente é fundamental para o sucesso da empresa. Dessa forma, é preciso entender quais produtos ou serviços geram valor ao cliente para que eles sejam o foco do trabalho.
Otimização de recursos
Com a reestruturação da produção, você não gasta dinheiro em produtos que ficarão parados no seu estoque, além de focar naqueles que vendem e geram mais lucro para a sua empresa.
Aumento de produtividade
Com a redução de etapas e processos, o fluxo de trabalho fica simplificado, o que aumenta a produtividade. Além disso, com menos complexidade, o gestor pode traçar OKR’s para alcançar as suas metas e, ao longo do tempo, acompanhar o andamento dos trabalhos com pelos KPI’s.
Aumento nos lucros
Todos os benefícios da Lean levam a esse ponto: o aumento nos lucros. Já que são reduzidos os custos e desperdícios, além do aumento na produtividade. Com mais dinheiro em caixa, a empresa consegue inovar o seu trabalho e aprimorar ainda mais a sua Lean.
A Lean é uma filosofia muito interessante e que pode ser aplicada em qualquer tipo de empresa, afinal, todas as companhias buscam, sempre, diminuir os empecilhos e aumentar a produtividade. Para saber mais sobre esse método, acesse o site do Instituto Lean.