Google meu negócio: como usá-lo a favor da sua empresa

Tão importante quanto proteger sua marca na internet é investir na presença digital dela. Isso porque a cada 10 pessoas, 8 utilizam o Google para buscar informações sobre empresas e 95% das pessoas acessaram o buscador para comparar marcas antes de decidir qual delas entrar em contato primeiro.

Enquanto empresário, você pode – e deve! – usar esses dados para criar estratégias de vendas. O Google Meu Negócio, por exemplo, é uma das ferramentas que podem ajudar seus clientes (e potenciais clientes também) a encontrarem facilmente informações sobre a sua empresa. Entenda abaixo por que e saiba como usá-lo.

O que é e para que serve o Google Meu Negócio

Lançado em 2014, o Google Meu Negócio é uma ferramenta criada para impulsionar vendas locais oferecendo informações sobre determinadas empresas nos resultados de busca e também no Google Maps. Além de ser gratuito, ele também serve para criar ofertas no seu perfil de negócios e mostrar os diferenciais da sua empresa para os clientes.

De acordo com dados do buscador, as marcas que se destacam no Google têm 13 vezes mais chances de serem escolhidas. Com o Google Meu Negócio, os consumidores têm acesso a informações como localização, telefone, horário de funcionamento, horário de pico, site, fotos e até mesmo eventos que acontecerão no local.

Por que utilizar o Google Meu Negócio

Vamos supor que você seja proprietário de uma clínica odontológica em um bairro X da capital do seu Estado. Quando um cliente buscar por “dentista” na internet, o seu negócio será encontrado? Caso você tenha o cadastrado no Google Meu Negócio, com certeza sim, pois ele ajuda a sua empresa a aparecer nos resultados.

Além disso, a ferramenta permite que haja um diálogo direto entre empresas e clientes, já que é possível interagir com comentários e respostas às perguntas criadas pelos usuários na página da sua empresa. Um dado para levar em consideração é que lugares que adicionam fotos às fichas recebem 42% mais solicitações de rotas no Maps.

Você também conseguirá saber o número de pessoas que ligaram para a sua empresa através do telefone exibido no resultado de busca e também receberá mensalmente um relatório por e-mail contendo dados relevantes para as suas vendas, o que pode gerar vários insights. E tudo isso de forma gratuita! 

Como colocar seu negócio no Google: veja os passos

1º passo: Vá até a página inicial do Meu Negócio e clique em “comece agora”.

2º passo: Encontre ou cadastre a sua empresa e, em seguida, preencha o formulário com o nome, país, endereço, código postal e categoria da empresa. Informe também se atende os clientes somente em seu endereço ou se oferece entrega.

3º passo: Confirme as informações na próxima página, leia e aceite os termos de serviço e, depois, clique em continuar.

4º passo: Insira o número do seu celular, pois o Google enviará um SMS para confirmação de criação de conta.

5º passo: Digite o código enviado para o seu celular.

6º passo: Pronto! Você será direcionado para a página recém-criada da sua empresa no Google+. Mas, não acaba aqui.

7º passo: Gerencie e edite sua página. Não basta apenas criar um cadastro para a sua empresa, é preciso que ele seja informativo e atrativo. Lembre-se também que é importantíssimo manter seu perfil constantemente atualizado para evitar experiências frustrantes aos clientes.

Agora que você já sabe como usar o Google Meu Negócio, aproveite e confira também dicas para começar a vender online.

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