Qual é o maior desafio das empresas no cenário atual? Confira o top 5

Empreender é recompensador, mas não é fácil. Você que é empreendedor sabe disso melhor do que ninguém. Os desafios que as empresas enfrentam são quase intermináveis e diários. E isso não vai mudar em 2023, em meio à continuação de uma pandemia e dos seus reflexos e mudanças no mercado corporativo. No entanto, isso não significa que você não possa se preparar para os desafios que surgirão. Independentemente da área de atuação da sua empresa, a melhor forma de enfrentar todos os desafios é antecipá-los e encontrar estratégias para controlá-los. A seguir você confere quais são os desafios mais comuns para pequenas e médias empresas atualmente.

1. Desafios financeiros

Para ter uma pequena empresa de sucesso, você precisa ganhar dinheiro. Embora seja um conceito simples, existem muitos fatores que determinam quanto dinheiro sua empresa ganha ou ganhará em um ano fiscal. É por isso que os desafios financeiros estão entre os principais que os pequenos negócios enfrentam.

No momento, muitos especialistas financeiros temem que entraremos em breve em uma recessão. Mas isso, sozinho, não deve ser motivo para desencorajar ninguém. Apesar dos proprietários de pequenas empresas não poderem prever o que acontecerá com a economia, há sinais a serem observados e planos que podem ser feitos para se preparar.

Como enfrentar esse desafio:

  • Fique de olho nas tendências econômicas: Como dono de uma pequena empresa, é importante acompanhar o que está acontecendo na economia, pois isso afetará você de alguma forma;

  • Foque nos seus clientes: A melhor maneira de garantir que seu negócio seja bem-sucedido em meio à incerteza econômica é desenvolver clientes fiéis. Certifique-se de identificar as principais necessidades do cliente e atender a essas necessidades por meio de seus produtos e serviços;

  • Gerencie cuidadosamente seu fluxo de caixa: Quando se trata do orçamento da sua pequena empresa, é provável que haja oportunidades de mudar ou reduzir. Identifique as áreas em que você pode economizar, como fornecedores ou corte de assinaturas desnecessárias.

2. Gestão de tempo

Uma pesquisa descobriu que 43% dos proprietários de empresas relataram “estar sempre trabalhando” como seu maior desafio. Os dados também apontam que 33% dos donos de pequenos negócios trabalham mais de 50 horas por semana e 25% trabalham mais de 60 horas por semana. 

Quando você possui um negócio, as responsabilidades são muitas, especialmente se você for praticamente seu único funcionário.Mas existem algumas maneiras de reservar um tempo para si mesmo e respirar de vez em quando:

  • Delegue tudo o que puder: Pense nos aspectos da administração do seu negócio que você não ama ou nos quais não é especialista e encontre maneiras de delegar. Você não precisa necessariamente contratar alguém, busque terceirizá-los;

  • Crie equilíbrio entre trabalho e vida pessoal: A pesquisa citada acima também indicou que 40% dos empresários citaram “evitar o esgotamento” como seu principal desafio. Por isso, reserve algum tempo para fazer algo de que goste ou passar tempo com entes queridos;

  • Crie momentos de foco absoluto: Se você está sempre trabalhando com mil abas abertas no computador ou com o celular do lado, repense. Deixe o celular desligado por 1 ou 2h ininterruptas, por exemplo, para focar nas atividades que estão na sua frente. Criar esses momentos pode aumentar a produtividade.

3. Conquistar mais e novos clientes

Conseguir novos clientes é um desafio de marketing consistente para empresas grandes e pequenas. Na verdade, a HubSpot descobriu que quase 50% dos profissionais de marketing relataram gerar tráfego e leads como seu principal desafio de marketing.

Felizmente, existem muitas maneiras de enfrentar esse desafio. Aqui estão algumas ideias:

  • Executar publicidade de pesquisa: A publicidade de pesquisa é uma das melhores maneiras de fazer com que sua empresa seja descoberta por seus clientes mais prováveis. Uma boa campanha publicitária de pesquisa coloca você na frente de pessoas que pesquisam seus produtos e serviços em sua área, o que pode ajudá-lo a conquistar novos clientes.

  • Investir em um site eficaz: Praticamente todas as suas táticas de marketing levarão clientes em potencial ao seu site. É aí que eles podem dar o próximo passo para entrar em contato com você e se tornar um cliente. Sem um site bem projetado e fácil de usar, você provavelmente perderá muitos novos clientes em potencial. Invista em um site compatível com dispositivos móveis com várias maneiras de os clientes entrarem em contato com você, incluindo clique para ligar, bate-papo ao vivo e um formulário de contato. (E certifique-se de que seu site seja compatível com SEO!);

  • Crie um programa de indicação: Seus clientes existentes podem ser uma de suas melhores opções para obter novos clientes. Ao lançar um programa de indicação, você pode incentivar clientes fiéis e satisfeitos a enviar seus amigos e familiares para você, ao mesmo tempo que trabalha a retenção dessas pessoas. 

4. Contratar bons profissionais

Essa dor é super comum entre empreendedores que estão na fase de expandir seus negócios, especialmente quando são as primeiras contratações. Aqui estão algumas maneiras de superar esse desafio:

  • Faça marketing de recrutamento: Estratégias de marketing de recrutamento, como cultivar avaliações de funcionários, criar uma página de carreiras em seu site e veicular anúncios para vagas em aberto, podem ajudá-lo a se destacar e encontrar o talento certo, mesmo em um mercado restrito;

  • Peça referências de funcionários, caso seja possível: Se você já possui funcionários, eles serão sua melhor fonte de novos talentos. Crie um programa de indicação de funcionários em que os funcionários atuais sejam recompensados por trazer novas contratações;

5. Burocracias

Os impostos e burocracias podem ser estressantes para pequenos empreendedores. O recomendado é contar com a ajuda de profissionais da área da contabilidade, mas mesmo quando se tem essa orientação, é possível seguir algumas dicas:

  • Mantenha-se organizado: Isso significa organizar despesas comerciais, faturas, folha de pagamento, etc. É muita coisa para manter em dia, mas se você criar esse hábito a situação não virará uma bola de neve;

  • Separe despesas pessoais e empresariais: Um dos maiores erros que os proprietários de pequenas empresas cometem quando se trata de declarar impostos é não separar as despesas pessoais das despesas comerciais. Isso geralmente é feito por engano, e é por isso que manter-se organizado e manter o controle de suas despesas pessoais e registros fiscais pode ajudá-lo quando se trata de declarar impostos para sua pequena empresa;

Terceirizar, se possível: Com a mudança das leis tributárias e muitas peças em movimento, esse é um daqueles desafios que podem ser melhor enfrentados com a ajuda de um profissional. Você pode optar por trabalhar com um contador para ajudar apenas na declaração de impostos ou usar um software de contabilidade online para ajudar na declaração.

Entenda mais sobre registro de marca no nosso Instagram

Conteúdos todos os dias para você estar atualizado com as principais novidades.

Rolar para cima