Customer success (CS): saiba o que é sucesso do cliente, suas métricas e principais benefícios

Você já ouviu falar em "Customer success”? Inicialmente, o nome pode assustar ou parecer bastante complexo, mas, neste artigo, nosso objetivo é explicar o que é o termo, assim como suas métricas e benefícios para o seu negócio. Se você não sabe o que é o termo ou deseja obter mais informações sobre essa área de relacionamento e sua importância para o desenvolvimento do seu negócio, prossiga a leitura deste artigo!

Customer success: o que é?

Primeiramente, é preciso compreender que o Customer Success, que também significa “sucesso do cliente”, consiste em uma estratégia que teve origem em empresas voltadas aos serviços e ofertas de Software.

Basicamente, a ação foi criada com o objetivo de fazer com que o relacionamento com os clientes fosse melhorado de modo a tê-los em sua carteira por um tempo maior, ou seja, para obter mais receita e renovar contratos, fidelizando os usuários.

A partir disso, surge uma nova modalidade do marketing que tenta lidar com alterações na forma de lidar com o cliente, mesmo que em um processo posterior à venda, mantendo contatos mais frequentes para auxiliar no uso dos produtos, por exemplo. 

De modo geral, a ideia gira em torno de ações de contato com os consumidores para manter a satisfação e, consequentemente, ampliar o crescimento da empresa e a sua força no mercado.

Ou seja, é essencial que a empresa pense em como os produtos/serviços fazem com que o cliente tenha sucesso dentro do seu próprio negócio e conforme objetivos, evidenciando estes aspectos e alinhando ambos os processos, de modo a ampliar seu próprio empreendimento. Vamos entender mais sobre o tema?

Como pensar no sucesso do cliente? 

Para que o cliente compre ou continue em processo de compra, assim como desenvolva um bom relacionamento pelo seu negócio, é importante aplicar estratégias de Inbound Marketing.

Essa estratégia também recebe o nome de marketing de atração, ou seja, ações que são voltadas para conquistar o seu cliente desde o primeiro contato, independentemente do ambiente em que esse contato é feito, pensando em como manter esse encantamento mesmo após a compra.

Basicamente, com essa estratégia, sua empresa consegue ofertar um conteúdo que tenha relevância para o seu público-alvo, promovendo uma atração mesmo quando o cliente ainda não sabe o que comprar. 

Com isso, é possível oferecer informações precisas e que atraem o público para o seu nicho de mercado, fazendo com que a pessoa esteja pronta para o processo de compra e prossiga no relacionamento, mantendo contratos e os renovando.

Para que o conteúdo seja relevante para o seu público, é fundamental que sua empresa invista em marketing de conteúdo

Essa estratégia visa escolher as melhores palavras-chaves, integradas com técnicas de SEO (otimização de mecanismos de busca) e faz com que o conteúdo seja do interesse do cliente, agregando mais informações, assim como os contatos frequentes deverão fazer para sanar dúvidas e agregar novas experiências junto ao produto.

Além disso, o conteúdo do marketing, ações estratégicas e nutrição por contatos deve ser pensado de acordo com o público-alvo, assim como em sua fase no funil de vendas. 

Para atrair ainda mais a visibilidade do seu cliente e conquistá-lo, antes da efetivação de vendas, é possível realizar o investimento em campanhas no Google, assim como nas redes sociais, por exemplo, o Twitter ADS, Facebook ou Instagram Ads. 

Dessa forma, sua empresa consegue garantir um aumento na visibilidade da marca, sendo mais conhecida pelos clientes e criando relevância no mercado, sendo que o atendimento personalizado pode ser um fator de destaque para ser usado nas campanhas e evidenciar o diferencial da empresa.

Agregue os benefícios do Customer Success para sua empresa

Agora que você já compreendeu o conceito do customer success, é fundamental visualizar os benefícios que o investimento nesse tipo de ação pode causar.

Inclusive, aproveitamos para explicar que existem profissionais da área da comunicação que possuem uma especialização nessa área e que podem ajudar no planejamento de ações para sua empresa, implementando uma área de atendimento mais personalizada e focada em resultados tanto para os clientes quanto para a empresa.

Sobre alguns benefícios que sua empresa pode adquirir ao implementar essas estratégias, podemos ressaltar:

  • Redução de afastamento do cliente em relação ao negócio;
  • Melhora da satisfação do cliente;
  • Maior alcance da sua marca;
  • Mais confiança do cliente em relação ao seu negócio;
  • Maior possibilidade de reter os clientes para sua empresa.

Para que isso seja alcançado, esse é um processo que requer constância da empresa em relação ao seu contato e interação com o público-alvo, devendo criar um calendário claro para realizar ligações, enviar e-mails ou encaminhar conteúdos, por exemplo.

Essa constância melhora a receita da empresa, além de promover um processo educativo com os clientes, fazendo-os compreender o valor dos serviços prestados.

Além disso, o cliente também pode ser direcionado para os produtos e serviços da sua empresa de forma assertiva, visto que há mais propriedade sobre quais elementos melhorarão a performance e há confiança na relação cliente-empresa.

Afinal, o próprio cliente tem mais conhecimento sobre o negócio, produtos e desejo da empresa contratada em auxiliar em seu crescimento, já que previamente a empresa investiu em orientação e uma relação de valor, bem como em ações de marketing.

Diante das vantagens que o customer success pode agregar para o seu negócio, não perca tempo e crie um planejamento em relação a isso.

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