Quanto custa abrir uma padaria?
O valor investido para montar uma padaria pode variar de acordo com o tamanho e o local onde ela será instalada. Em geral, estipula-se um gasto de cerca de R$30.000 a R$100.000 para a abertura de uma padaria tradicional.
E não é apenas a locação ou compra do ponto que formam os gastos iniciais para a abertura desse tipo de negócio. A maior parte do investimento é destinada para a compra de equipamentos como mesas de preparação, fornos, misturadores de massas, geladeiras, fogões, rack de arrefecimento, entre outras ferramentas para o processo de panificação.
Também será necessário calcular o valor para matérias-primas, salários dos funcionários, investimentos em marketing, pesquisas de mercado e outros gastos que surgem antes mesmo da empresa começar a gerar seu próprio capital.
A elaboração de um plano de negócios bastante detalhado é indispensável nesse momento.
Como montar uma padaria de sucesso?
Abrir uma padaria de sucesso pode ser um grande desafio, mas um bom planejamento pode ajudar o empreendedor a contornar possíveis riscos, fazendo inclusive que ele “surfe” na recuperação econômica desse setor. Para garantir que a sua padaria vai se destacar no mercado de panificação, é preciso cumprir algumas etapas. Confira abaixo quais são!
Escolha uma boa localização
Se você realmente quer ter uma padaria movimentada, é fundamental que seu negócio esteja em um local com alta densidade populacional e, de preferência, com pouca concorrência para atrair os clientes do entorno.
Um ótimo ponto de partida para essa decisão é a definição do seu público-alvo: ele está em um bairro residencial ou comercial? Ele prefere coisas simples ou mais “gourmets”?
Entenda qual será o “estilo” da sua padaria
Depois de entender qual é seu público-alvo, outro fator para levar em consideração é o estilo da sua padaria e se você pretende investir em um bom salão, se vai querer colocar apenas alguns balcões ou se vai limitar o seu espaço à venda de pães e outros produtos apenas para retirada.
Lembre-se também que a escolha do cardápio também é fundamental para fidelizar a clientela.
Invista em bons profissionais e em bons equipamentos
O sucesso da sua padaria com certeza também depende da sua equipe. Uma dica é focar na compra de bons equipamentos e na contratação de bons profissionais, pois isso não apenas melhora a qualidade dos seus produtos e atendimentos, como também torna um possível custo de adaptação menor.
Trabalhe o marketing da sua empresa
Por mais que o seu negócio esteja super bem localizado e tenha os melhores funcionários, é importante trabalhar a divulgação da sua empresa ainda será indispensável para o sucesso do seu negócio.
Por isso, não deixe de investir em ações de marketing dentro e fora da internet e, claro, em profissionais especializados nesse ramo.
Aposte sem medo na tecnologia
A tecnologia se tornou indispensável em diversos aspectos. No caso de padarias, uma dica é investir em um cadastro do iFood para ampliar a clientela.
Já na parte de operações da empresa é indicado investir no uso de sistemas de gestão e atendimento, o que pode cortar gastos e ainda permite mais agilidade no atendimento de demandas.
Não esqueça da legalização da sua padaria
Trabalhar dentro das regras é fundamental para o crescimento de qualquer negócio e, no caso de padarias, a preocupação com a segurança e saneamento deve ser ainda maior. Por isso, certifique-se de solicitar o alvará da prefeitura para o funcionamento da sua padaria. Também é importante ficar atento à parte elétrica para evitar possíveis incêndios.
Documentos para abrir uma padaria
Assim como em qualquer processo burocrático, há uma série de documentos que precisam ser providenciados para abrir formalmente uma empresa. Confira abaixo quais são:
-
RG e CPF;
-
Comprovante de endereço;
-
Certidão de nascimento ou casamento;
-
IPTU ou documento com inscrição imobiliária da padaria;
-
Inscrição Estadual;
-
Contrato Social;
-
Registro na Junta Comercial;
-
Alvará de funcionamento;
-
Licença do Corpo de Bombeiros;
-
Licença da Vigilância Sanitária;
-
Registro na Previdência Social.
Garanta a proteção contra cópias da sua padaria
Além de ser um diferencial competitivo, o registro no INPI é a única forma de garantir o uso exclusivo do nome e do logotipo da sua empresa dentro de seu segmento. Esse Instituto é o responsável por executar as normas da Lei 9.279/96, a Lei da Propriedade Industrial.
O registro de marca costuma levar meses e uma dica para acelerar o processo é contar com a ajuda especializada de uma empresa experiente em registro de marcas, como a Move On, que cuida da parte burocrática e já conhece os requisitos do INPI.
E se você já está certo da sua decisão de abrir uma padaria em 2024, clique e saiba quais são os passos para abrir um CNPJ, custos envolvidos e também quais são os requisitos e documentos necessários.